Busca do site
menu

Palestras e formatura encerram aniversário da ENSP

ícone facebook
Publicado em:04/09/2014

Quatro eventos marcam o último dia das comemorações de aniversário dos 60 anos da ENSP. A sexta-feira (5/9) começa com uma roda de conversa com alunos e ex-diretores da instituição, às 9h30, no salão internacional. Na parte da tarde, sempre às 14 horas, haverá os debates Desafios da gestão pública numa instituição de ensino, pesquisa e inovação em saúde pública e Conflitos ambientais e populações atingidas pela mineração e siderurgia: os casos de Açailândia (MA) e Santa Cruz (RJ), no salão internacional e na sala 410, respectivamente. E fechando as atividades, a tradicional formatura dos alunos de mestrado e doutorado da ENSP, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Ao longo do dia, dois vídeos serão exibidos. Pela manhã o documentário ENSP: uma história de cidadania e, a tarde, A peleja do povo contra o dragão de ferro: Carajás 30 anos. As atividades dos 60 anos da Escola serão transmitidas pela internet, através do endereço http://webconf2.rnp.br/fiocruz_gabinete.
 

Palestras e formatura encerram aniversário da ENSP

Programação

Dia 5/9 - quinta-feira
Salão internacional

9h30 - 12h30
Roda de conversa com alunos e ex-diretores: A história da ENSP contada em verso e prosa, promovida pelo Fórum dos estudantes da Escola.

O debate será precedido pelo lançamento do documentário produzido pelo Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) ENSP: uma história de cidadania, que apresenta uma breve história da instituição e traz o depoimento de oito ex-diretores da casa.

Duração: 26 min.

14h – 17 horas
Palestra: Desafios da gestão pública numa instituição de ensino, pesquisa e inovação em saúde pública

Expositor: Wagner Siqueira – presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ)

Dia 5/9 - quinta-feira
Prédio da ENSP – sala 410

14h – 17 horas
Sessão de cinema: A peleja do povo contra o dragão de ferro: Carajás 30 anos. Dirigido pelo cineasta Murilo Santos, o documentário traz os depoimentos de moradores das comunidades localizadas ao longo da Estrada de Ferro Carajás, revelando os impactos da ferrovia e da mineração em suas vidas, na infância, na educação, na saúde, no direito de ir e vir, e em todas as esferas do viver.

Duração: 30 min.

Mesa redonda: Conflitos ambientais e populações atingidas pela mineração e siderurgia: os casos de Açailândia (MA) e Santa Cruz (RJ)

Coordenação: Marco Menezes - coordenador de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais da ENSP
Participantes:
Antonio Soffientini - Justiça nos Trilhos
Karina Kato - Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs)
Marcelo Firpo – pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP)

Dia 5/9 - quinta-feira
Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Formatura dos alunos de doutorado, mestrados acadêmico e profissional do programa de Saúde Pública; doutorado e mestrado acadêmico do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente; doutorado e mestrado acadêmico do programa de Epidemiologia em Saúde Pública; e doutorado e mestrado do programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

Paraninfa: Tatiana Wargas de Faria Baptista
Patronesse: Rosalina Koifman
Orador: Domingos José Vaz do Cabo

Confira a listagem completa dos alunos que estão se formando no arquivo em anexo (lado direito da página).

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemorou seus 60 anos promovendo uma série de atividades para relembrar sua trajetória com o tema Saúde, educação, ciência e cidadania: nossa luta de todo dia, entre os dias 3 e 5 de setembro. A programação completa, com horários e participantes convidados pode ser conferida no site especial dos 60 anos da ENSP em www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/60anos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.


Seções Relacionadas:
60 anos ENSP

Nenhum comentário para: Palestras e formatura encerram aniversário da ENSP