Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.800 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 16:10:56
Fruto de um esforço coletivo entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), foi oficialmente instalada a Agência de Acreditação Pedagógica dos Cursos Lato Sensu em Saúde Pública/Coletiva (AAP). A cerimônia aconteceu durante as comemorações dos 35 anos da Abrasco, na sede da OPAS/OMS, em Brasília. Segundo a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Rosa Souza, a instalação da Agência é um avanço para a qualidade dos processos formativos profissionais neste campo.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 15:19:53
A internacionalização da ciência vem sendo objeto de grandes debates no Brasil, e mais do que isto, de grande investimento, por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Segundo dados apresentados em artigo publicado na Nature, há uma grande ampliação da colaboração internacional na última década, principalmente em alguns países desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, a proporção de artigos com participação de autores de mais de um país aumentou de 20% para 50% entre 1981 e 2012. No Brasil, essa proporção oscilou em torno de 25% em todo o período, com o máximo na década de 90, quando alcançou pouco mais de 30%. A questão é: internacionalizar para quê, ou talvez, para quem? E em que direção? Esses são os questionamentos apresentados pelas editoras de Cadernos de Saúde Pública (CSP) no editorial do volume 30, número 8, que está disponível para leitura on-line.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 14:39:44
Por que os governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva consideraram importante formalizar o tratamento do tema da saúde na agenda da política externa brasileira? Essa questão conduziu a pesquisa da aluna de mestrado profissional em Saúde Pública da ENSP Tayná Marques Torres Barboza. De acordo com os dados do estudo, o país, nesse espaço, apresentou sua experiência no tratamento do HIV/Aids, contribuiu para a regulação internacional do tabaco, defendeu o acesso a medicamentos, apoiou melhorias nos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento e confirmou os esforços referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, aumentando sua influência no cenário internacional. "Na busca estratégica por credibilidade e autonomia, o país assumiria uma espécie de 'dever global', que seria realizado por meio de diversas parcerias internacionais e pela participação nas instituições globais", afirmou a aluna.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 13:43:48
Nos últimos 25 anos, o Brasil reduziu pela metade seu número de fumantes. Uma vitória imensa dos que lutam contra o tabaco. Mas a indústria do cigarro segue forte no mundo todo e reage com novas estratégias toda vez que surge uma política pública de combate ao fumo. Essa disputa e outros temas referentes ao tabagismo estiveram em debate no pograma Sala de Convidados, do Canal Saúde, da Fiocruz, que contou com a presença de Marcelo Moreno, pesquisador do Centro de Estudos Sobre o Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP). 
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 13:03:23
O Sala de Convidados debate os 20 anos de Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde no Brasil, na terça-feira (30/9), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. O programa vai avaliar o que foi realizado em pesquisas, investimentos, formação e no complexo industrial da saúde nos últimos 20 anos, desde a 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 12:21:16
Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaque o ebola. Autoridades anunciaram, em 22/9, que foram descobertos 70 corpos e 150 novos casos de ebola em Serra Leoa, durante o toque de recolher obrigatório de três dias para ajudar a conter a propagação do vírus, que terminou no domingo, 21 de setembro. A publicação convida também para o próximo Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (1º de outubro), que debaterá o tema Doença pelo Vírus Ebola (DVE): desafios para a saúde pública e para a bioética. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 11:53:13
No dia 2 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Atenção primária à saúde nos municípios da Bahia: uma análise da distribuição da oferta de serviços, por Angela de Oliveira Carneiro, na sala 512 da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 11:41:19
Cientistas brasileiros que querem realizar pesquisas e atividades de intercâmbio com instituições no Reino Unido têm novas oportunidades. As Academias Nacionais do Reino Unido – Royal Society, British Academy, Academy of Medical Sciences e Royal Academy of Engineering –, em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), oferecem auxílios no âmbito do Newton Fund, fundo do governo britânico de apoio à pesquisa em ciência e inovação.
Notícia
Publicado em: 29/09/2014 11:23:23
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) abriu consulta pública de 21 dias - publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 25 de setembro - para dois capítulos do Guia Brasileiro de Produção e Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. Aprovado por etapas, o guia em elaboração contempla tópicos destinados a aves, cães, gatos, lagomorfos (como coelhos e lebres) e roedores, entre outros grupos taxonômicos. Os capítulos sob consulta tratam de “primatas não humanos” e “estudos clínicos conduzidos a campo”. Sugestões de mudanças nos textos devem ser detalhadas e justificadas por meio do preenchimento de formulários disponíveis na página do conselho e, então, encaminhadas por e-mail.
Notícia
Publicado em: 26/09/2014 17:02:15
No dia 28 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) abrirá seus portões para a realização de provas de seleção para os programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. A ENSP espera receber cerca de 400 alunos, que tiveram suas inscrições homologadas. No domingo, ocorrerão as provas escrita e de língua inglesa, das 8h30 às 12h30 e de 14 as 17h, respectivamente. Os alunos poderão entrar em seus locais de prova com uma hora de antecedência ao horário marcado para a seleção, ou seja, às 7h30 e às 13h. As provas serão realizadas no prédio da ENSP e no prédio do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), anexo à Escola. O espaço de refeições da ENSP estará aberto para fins de comercialização de lanche no horário do almoço, das 11h às 13h45. Não haverá refeições no local.
Notícia
Publicado em: 26/09/2014 16:34:02
Isabela Santos, pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), coordenadora do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP/VPPLR/Fiocruz) e vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, fala do debate eleitoral com relação ao campo da saúde brasileira.
Notícia
Publicado em: 26/09/2014 11:31:41
A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa decidiu, na terça-feira (23/9), revogar a norma que autorizou o uso de 121 substâncias aromatizantes para produtos derivados do tabaco. Os aditivos foram permitidos pela Instrução Normativa nº 6, publicada em 27 de agosto de 2013. A Instrução vigorou por um ano. Durante este período, o Grupo de Trabalho sobre Aditivos em Tabaco discutiu o uso das substâncias e elaborou um relatório sobre os efeitos desses aromatizantes, especialmente quanto à atratividade dos produtos de tabaco. A equipe recomendou à Anvisa, dentre outras conclusões, a não autorização do seu emprego em cigarros e outros produtos. O relatório do GT será divulgado em breve, nos idiomas português e inglês.
Notícia
Publicado em: 26/09/2014 09:43:22
Morreu na noite de quarta-feira (24/9), em São Paulo, vítima de pneumonia, o parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos maiores especialistas do mundo em malária. Ele era pesquisador honorário da Fiocruz e foi o fundador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro), que se transformou na Fiocruz Rondônia. Segundo o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, “Hildebrando foi um ser humano excepcional, que reuniu excelência internacional como sanitarista em trabalhos de campo, pensador da cultura e militante político, além de ter demonstrado enorme capacidade de criação e de desenvolvimento de uma instituição de ponta em ciência e tecnologia, em Rondônia, com os recursos regionais disponíveis. O trabalho de Hildebrando é um dos mais valiosos legados para a saúde pública brasileira”.
Notícia
Publicado em: 25/09/2014 16:29:54
Através do olhar dos trabalhadores, a coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo, descreveu a história e as transformações da Empresa Vale do Rio Doce e de Itabira, cidade mineira em que a companhia nasceu. O livro De ferro e flexíveis: marcas do estado empresário e da privatização na subjetividade operária, publicado há quase uma década, acaba de ganhar edição em espanhol pela Buenos Aires: Lugar Editorial. A obra evidencia as condições de vida da classe trabalhadora no Brasil, analisando a Vale, no período de 1942 a 1997, por ocasião da sua privatização. 
Notícia
Publicado em: 25/09/2014 14:20:49
O Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) realizará, no dia 1º de outubro, uma sessão científica para debater a Vigilância Sanitária nos eventos de massa. A atividade contará com a participação da pesquisadora da Escola Vera Pepe. Não é necessária inscrição prévia e todos os interessados podem participar. A sessão será realizada das 12h30 às 14h, na sala 718 do prédio da ENSP.