Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.800 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 16/10/2014 13:02:14
Se você assistiu ao filme Tropa de Elite, faça um exercício de memória: cite, de cabeça, três ou quatro características do personagem principal da trama, o Capitão Nascimento. Muito provavelmente, você lembrou do policial durão, incorruptível, violento, dado a tiradas sarcásticas. Frágil, debilitado, confuso não parecem combinar com o personagem que veio a se tornar um dos mais populares do cinema nacional. Mas se voltarmos a lembrar com atenção da trama, todas essas características estão lá: o Nascimento que grita com a mulher ao chegar em casa, sente dificuldade para expressar suas angústias diante do psiquiatra e quer sair do front. Se nem o cinema foi capaz de sensibilizar o senso comum com relação ao homem de carne e osso que vive sobre a farda, o que dizer da vida real? Heróis para alguns e vilão para outros é a dimensão humana do policial que acaba negligenciada, para o mal dele e da sociedade a quem se destinam seus serviços. Explorando as condições de trabalho destes profissionais, a pesquisadora do Claves/ENSP Patrícia Constantino fez palestra, em 14/10, em curso oferecido pelo Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 16/10/2014 11:41:11
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital conjunto nº 60/2014, referente à edição 2013 do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que seleciona as melhores teses e dissertações defendidas em 2013 nos grupos "Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia"; "Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos"; "Redução de Gases do efeito estufa (GEE)"; e "Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza". 
Notícia
Publicado em: 16/10/2014 11:39:30
O primeiro dia (14/10) de debates da Conferência Internacional Ecos da 9th International Research Conference - Normal é natural: da pesquisa à ação debateu a formação obstétrica no Brasil, em mesa que contou com a participação do obstetra do Instituto Fernandes Figueira da Fiocruz Marcos Bastos Dias. O palestrante, que falou a respeito da sua própria formação, explicou a forma como a tecnologia passou a dominar os procedimentos médicos. "Fui formado num paradigma em que a instituição era poderosa. A ciência e tecnologia eram nossos deuses e ditavam comportamento. Foi preciso reinventar a minha formação. Caso contrário, estaria ancorado. Hoje sabemos que há necessidade de um olhar integral sobre a saúde da mulher".
Notícia
Publicado em: 16/10/2014 10:55:50
"Em maternidades onde os partos são assistidos por enfermeiros ou obstetrizes, a taxa de cesariana é 78% menor quando comparada aos hospitais onde não há presença deste profissional no momento do parto". Estes dados, que foram apresentados pela pesquisadora da ENSP Silvana Granado na Conferência Internacional Ecos da 9th International Research Conference - Normal é natural: da pesquisa à ação, pertencem à pesquisa da Fiocruz Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento. O estudo aponta ainda que, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer que os enfermeiros obstétricos e obstetrizes desempenham mais adequadamente e com menor custo a assistência aos partos normais, apenas 16% deles são assistidos por esses profissionais, sendo em sua maioria realizados pelo SUS.
Notícia
Publicado em: 15/10/2014 15:31:38
Continuam abertas, até o dia 3 de novembro, as inscrições para o mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose. O novo curso, desenvolvido a partir do consórcio entre ENSP, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM) e Fiocruz, visa formar gestores e profissionais de saúde para o fomento de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico no que diz respeito à vigilância e controle da tuberculose, além de outras micobacterioses de interesse sanitário. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 15/10/2014 13:10:51
Um tema pouco abordado pela saúde coletiva brasileira, a saúde mental materna será o foco do seminário promovido pela ENSP no dia 17 de outubro. O encontro, marcado para 9 horas, no auditório do INCQS/Fiocruz, reunirá pesquisadores da Escola, da Uerj e da City University, de Londres. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por e-mail.
Notícia
Publicado em: 15/10/2014 11:44:51
O pesquisador da ENSP Paulo Amarante vai abrir o III Seminário de Ciências Humanas e Sociais no Campo de Saúde: O Corpo Humano nos Ideais Higienista, Eugenista e Alienista. O evento será realizado no dia 11 de novembro, na Unesp de Rio Claro. A proposta do encontro é discutir o papel que a ciência exerce quando, servindo ao poder, contribui para homogeneizar os corpos e mentes criando uma sociedade excludente e intolerante.
Notícia
Publicado em: 15/10/2014 11:11:38
Durante a abertura da Conferência Internacional Ecos da 9th International Research Conference - Normal é natural: da pesquisa à ação, na terça-feira (14/10), no Rio de Janeiro, a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, anunciou que a ANS tomará medidas para incentivar a redução de cesarianas para pacientes com planos de saúde. O comunicado, que foi aplaudido de pé por médicos, pesquisadores, gestores, enfermeiros, parteiras, alunos e conferencistas presentes no evento, tem o intuito de diminuir o que o ministério classificou como 'epidemia' de cesáreas no país, conforme indicou a pesquisa da Fiocruz Nascer no Brasil, em maio deste ano. "O que temos que fazer é muito simples: basta olharmos para as evidências científicas, para as pesquisas. Elas nos mostram que quanto maior for a interferência no parto, mais ele será prejudicado", alertou a britânica Lesley Page, presidente do Royal College of Midwives, no Reino Unido.
Notícia
Publicado em: 14/10/2014 16:55:41
Como a questão ambiental está imbricada com as questões social e de saúde? Este é o tema trazido pela nova edição da Revista Ciência & Saúde Coletiva, vol. 19, nº 10, que está disponível on-line para acesso. A publicação apresenta a contribuição de pesquisadores de todas as regiões do país e trata dos mais diferentes grupos afetados pelos desmandos ambientais; analisa os problemas de poluição das águas, do ar, do solo e as intoxicações e contaminações por agrotóxicos. A revista problematiza ainda a ação humana que degrada o planeta e as doenças e agravos que decorrem das intervenções desastradas que visam apenas lucro e poder. Ciência & Saúde Coletiva deste mês conta com artigos de diversos pesquisadores da ENSP e seu tema foi escolhido em função da realização do II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), organizado pelo Grupo Temático sobre Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Confira.
Notícia
Publicado em: 14/10/2014 16:18:13
Entre os dias 20 e 21 de outubro, será realizado no salão internacional da ENSP o seminário As relações entre saúde e desenvolvimento no Brasil. Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Inovação em Saúde da Fiocruz (GIS) a atividade reunirá pesquisadores de distintas áreas disciplinares com a perspectiva de avançar no entendimento sistêmico sobre o campo da inovação na saúde. O seminário, que é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia, busca superar lacunas no conhecimento para fortalecer o entendimento de como a ciência pode fortificar a cidadania, para isso contará com a apresentação de uma série de estudos desenvolvidos no âmbito do projeto Saúde e Desenvolvimento, coordenado pelo pesquisador da ENSP José Maldonado e pela pesquisadora do GIS Laís Silveira Costa. As atividades terão início às 8h30 em ambos os dias.
Notícia
Publicado em: 14/10/2014 09:37:20
Tufões, tempestades e terremotos vêm deixando milhares de mortos e feridos, além de incontáveis desabrigados pelo mundo. O panorama é que a situação piore por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Os pesquisadores Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) e Norma Valencio (UFSCar) debateram essa questão no Centro de Estudos da ENSP, disponível em vídeo.
Notícia
Publicado em: 13/10/2014 15:35:36
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) mobiliza a população em torno de temas e atividades de popularização da ciência, destacando sua importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. As atividades da semana começam na terça-feira, 14/10, e vão até o dia 19 de outubro. Este ano o tema central é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. A ENSP, claro, não poderia ficar de fora e seus pesquisadores estarão presentes na programação.
Notícia
Publicado em: 13/10/2014 12:20:31
Teve início, nesta segunda-feira (13/10), o Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS. A iniciativa - uma parceria da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, com a  ENSP, o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) -, ocorre, nesta etapa, de forma simultânea em oito estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, São Paulo e Tocantins.
Notícia
Publicado em: 13/10/2014 12:14:22
As mudanças climáticas vêm acontecendo cada vez mais frequentemente e contribuem para o aumento dos desastres e dos eventos climáticos extremos. No intuito de explorar essa questão, a Escola reuniu os pesquisadores Christovam Barcellos, do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz, e Norma Valencio, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres da Universidade Federal de São Carlos, para o Centro de Estudos da ENSP no dia 8 de outubro. Os pesquisadores abordaram dois aspectos diferentes sobre o tema. Enquanto Norma apresentou o conceito de desastre na perspectiva sociológica, Christovam destacou a importância dos Sistemas de Informação e os impactos dos eventos climáticos extremos e dos desastres sobre a saúde.
Notícia
Publicado em: 13/10/2014 12:06:30
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa) da ENSP está disponível on-line. A publicação aborda as ações de controle do vírus Ebola pelo mundo e o primeiro caso suspeito no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR). Na ocasião, todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente na Fiocruz. Leia também a respeito das medidas mais rígidas apresentadas pelo governo dos Estados Unidos para o controle de viajantes internacionais a fim de impedir que o Ebola se espalhe no país. Outra nota cita o uso de medicamentos experimentais contra o vírus utiizados no Japão. Acesse o Boletim do Cecovisa/ENSP.