Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.800 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 13/11/2014 16:14:18
Desde sua criação, em 1979, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) é uma parceira fundamental da ENSP na defesa por uma saúde equânime, universal e equitativa para a população brasileira. Através da realização anualmente de eventos científicos – Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva; Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde; Congresso Brasileiro de Epidemiologia; Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde; e Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente –, os pesquisadores e alunos da ENSP encontram espaço para apresentarem suas pesquisas e trabalhos nas respectivas áreas de conhecimento.
Notícia
Publicado em: 13/11/2014 15:43:44
'Um boletim levando informações de saúde para saúde'. É com este lema que o Informe ENSP chega a sua edição de número dois mil, desde que foi reformulado em 1996. Trazendo uma edição comemorativa nesta quinta-feira (13/11), a equipe responsável pela produção diária do informativo teve, como ideia, selecionar as principais matérias já publicadas neste período. Entretanto, fica difícil elencar, entre as mais de 15 mil reportagens, aquelas relevantes, uma vez que todas elas contribuem, de alguma maneira, para a difusão da saúde, da ciência e da tecnologia para o país. "Desta forma, optamos por escolher quatro seções que retratassem melhor todo esse conteúdo produzido: Aniversários ENSP, abertura dos anos letivos da Escola, entrevistas e participações ENSP nos congresso científicos da Abrasco", explica o editor-chefe do Informe ENSP, Antonio Fuchs.
Notícia
Publicado em: 12/11/2014 18:26:14
Nesta quinta-feira (13/11), o boletim Informe ENSP atinge a marca de duas mil edições pulicadas. O número expressivo se baseia na reformulação do antigo ENSP Notícias, em 2006, quando o sistema desenvolvido para a nova versão do informativo integrou o cadastro de notícias em uma única ferramenta, gerando, assim, a Edição nº 01 do Informe ENSP, em 16 de maio de 2006. Para celebrar esse momento, a edição 2 mil pretende resgatar alguns momentos de extrema importância para o campo da saúde pública, divulgados ao longo de todos esses anos pela ENSP. Confira, nesta quinta-feira, uma edição histórica e relembre momentos de grande significado para a instituição.
Notícia
Publicado em: 12/11/2014 16:59:35
Transtornos mentais, drogas, violências, desigualdades sociais: esses são alguns dos principais problemas aos quais os profissionais da atenção básica têm que lidar em seu cotidiano de trabalho. O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), pensando numa forma de alertar e orientar a sociedade e os profissionais a respeito desses agravos, produziu os Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Os exemplares, que abordam essas questões na perspectiva da saúde pública com base nas charges do cartunista Mayrink e trazem uma linguagem de fácil compreensão, agora estão reunidos numa edição-síntese, no formato de um livro, intitulado Os Males Humorados. A publicação está disponível para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/11/2014 10:15:45
No dia 13/11, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública A reforma atual da Organização Mundial da Saúde e os desafios da governança da saúde global, por Leandro Luiz Viegas, às 10h, na sala 406 da ENSP.  
Notícia
Publicado em: 11/11/2014 14:54:13
A poluição sonora é um efeito danoso provocado por sons, em determinado volume, que superam os níveis considerados normais e provocam desconforto aos seres humanos. Visando debater a relação entre a poluição sonora e a saúde coletiva, o próximo Centro de Estudos da ENSP terá a participação da coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, do chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Laena/Inmetro), Marco Antonio Nabuco de Araújo, além da pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo. Com o tema Poluição sonora: desafios para a saúde coletiva, a atividade está marcada para o dia 19 de novembro, a partir das 14 horas. O Ceensp é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 11/11/2014 14:06:33
O Ministério da Saúde lançou o novo Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação traz cuidados e caminhos para se alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).
Notícia
Publicado em: 11/11/2014 11:34:53
A pesquisa Nascer no Brasil, realizada pela Fiocruz e coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, continua sendo destaque nos veículos de imprensa do país e de agências internacionais. Desta vez, o canal alemão Deutsche Welle revelou o esfoço do governo brasileiro para reduzir o grande número de cesarianas nos hospitais privados. A pesquisa coordenada pela Escola também já havia sido divulgada na Rede BBC.    
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 16:37:06
A edição de novembro de 2014 (vol.19 n.11) da revista Ciência e Saúde Coletiva está disponível on-line. Com o tema Intersetorialidade e a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), esse número contém os resultados da mais importante pesquisa avaliativa até hoje realizada sobre a PNPS e sua articulação com outras políticas de saúde como a Estratégia Saúde da Família e com programas sociais. É feito um balanço da execução da PNPS no período de 2006, quando foi aprovada essa Política, até o momento presente (2014) nas cinco regiões do país. Desse estudo participaram todos os atores responsáveis pela sua implementação: governo, trabalhadores dos serviços de saúde, conselheiros de saúde, representantes dos movimentos sociais, pesquisadores e usuários. Os resultados foram sistematizados com auxílio de uma matriz de análise organizada em torno de objetivos, princípios, diretrizes, temas e ações. A seguir, estão os artigos desenvolvidos com a colaboração de pesquisadores da ENSP.
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 16:18:55
Nesta quarta-feira, 12 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública, por meio do Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da ENSP e da Vice-Direção de Pós-Graduação, realizará duas rodas de conversa. As atividades debaterão os seguintes temas: A Fiocruz e os desafios de 2015 e O que pensamos sobre os Determinantes Sociais da Saúde, respectivamente. A dinâmica participativa do encontro possibilita o diálogo sobre questões estratégicas, buscando diferentes olhares e perspectivas sobre determinado tema. As rodas de conversa terão início às 14 horas, são abertas aos interessados e não necessitam de inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 16:14:10
O curso de mestrado profissional em Trabalho, Saúde e Ambiente e Movimentos Sociais da ENSP convida para a aula aberta Classe e luta de classes no campo brasileiro hoje: as lutas e formas de organização dos trabalhadores e das classes dominantes. O encontro está marcado para o dia 11 de novembro, às 9h, na sala 112 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A aula é voltada para o alunos da Escola e outros interessados e será proferida por Leonilde Servolo de Medeiros, que é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais. A aula é aberta e para participar não é necessário inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 13:30:50
Uma nova vacina contra gripe no Brasil, a falta de investimentos em vacinas para o Ebola, a análise da água no Rio de Janeiro e a aprovação de genéricos inéditos no país são alguns dos destaques da nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. Disponível on-line, a publicação comenta ainda a realização do evento A Colaboração Ministério Público/Ministério da Saúde/ENSP no aperfeiçoamento da atuação dos membros do MP na Saúde. A atividade, que acontecerá no dia 27 de novembro, das 13h30 às 17h, no salão internacional, é aberta ao público e tem como objetivo divulgar a colaboração entre as três instituições e identificar as potencialidades e desafios da atuação do Ministério Público e das três esferas de gestão no direito à saúde. Confira essas e outras matérias na página eletrônica do Cecovisa.
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 12:19:44
Reportagens publicadas em diversos jornais, na semana de 3 a 7 de novembro, mostraram um estudo da ENSP sobre conflitos sociais e ambientais no Brasil, por meio do Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde. Marcelo Firpo, um dos responsáveis pela pesquisa, acredita que o modelo de densenvolvimento que estamos seguindo seria a principal causa dessas tensões. Para ele, não há crescimento econômico que justifique violência ou perda de qualidade de vida da população. Veja, abaixo, a íntegra da reportagem do jornal O Globo.  
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 11:56:51
Cerca de 5 mil pessoas visitaram a Fundação, no Rio de Janeiro, na 21ª edição do Fiocruz pra Você, que ocorreu no sábado (8/11). O evento, que integra a 35° Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), transformou a instituição em um dos principais postos de vacinação do Brasil: 2.550 foram vacinadas contra as doenças em Manguinhos. Este ano, a meta do MS era imunizar cerca de 13 milhões de crianças em todo o país.
Notícia
Publicado em: 10/11/2014 08:51:33
O estudo sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no estado do Rio de Janeiro (RJ) pautou a última sessão científica do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/Ensp), realizada no dia 5 de novembro. O trabalho, coordenado por Luciana Dias de Lima e conduzido por pesquisadores e alunos do grupo Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde da ENSP, teve como objetivo analisar a formulação e implementação da política relacionada às UPA, no período de 2007 a 2013, além de avaliar a organização e funcionamento das unidades, levando em consideração sua relação com outros serviços da rede de atenção às urgências no estado. De acordo com o estudo, a inexistência de vagas em hospitais foi considerada, para 95% dos entrevistados, como o motivo principal para a permanência dos pacientes por mais de 24 horas nas Unidades.