Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.796 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 04/03/2015 12:45:54
No dia 12 de março, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública O Louco no Hospital Geral: imaginário sobre a loucura e desafios ao cuidado integral, por Marina Fernandes do Prado, na sala 411 da ENSP, a partir das 9h30.
Notícia
Publicado em: 04/03/2015 11:51:24
Há dez anos entrava em vigor a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), o primeiro tratado de saúde pública da história da humanidade, chefiado atualmente pela idealizadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/ENSP), Vera Luiza da Costa e Silva. O marco, celebrado na sexta-feira (27/2), trouxe benefícios e ajudou a reduzir os efeitos negativos do tabagismo nos 179 países que aderiram ao tratado, trazendo benefícios diretos para a saúde de seus cidadãos.
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 16:35:59
Em entrevista ao Portal R7, o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP Paulo Barrocas destacou que a falta de água pode contribuir significativamente para o aumento do números de doenças. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a falta de acesso à água de qualidade e o saneamento precário podem ser os responsáveis por 94% dos casos de diarreia no mundo. A cada dia 5.000 crianças em média morrem devido a doenças facilmente evitáveis, relacionadas com o saneamento precário e o consumo de água sem qualidade. Confira a entrevista na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 16:11:27
A nova edição do boletim Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP já está disponível on-line. A publicação destaca o aumento do número de casos de malária no Rio de Janeiro, os riscos da automedicação, a aprovação de registros de genéricos inéditos para coração e anestesia, entre outros assuntos. Confira.
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 13:47:21
A edição n° 150 de março de 2015 da Revista Radis, que está on-line, debate o que está por trás da desoneração fiscal. De acordo com a matéria de capa, a lógica utilizada pelo governo e pelo setor empresarial de menos impostos e contribuições, mais crescimento econômico, mais emprego e bem estar para a população, visando defender a política de renúncias e desonerações parece simples, mas esconde o real impacto da diminuição da arrecadação que financia a Seguridade Social: menos direitos sociais para todos os brasileiros. A estimativa da Receita Federal é que, em 2014, o governo abriu mão de recolher R$ 136,5 bilhões somente com as contribuições sociais. Somado aos impostos, este valor chega a cerca de 250 bilhões perdidos com desonerações e renúncias, informa a revista. 
Notícia
Publicado em: 03/03/2015 12:32:13
No dia 6 de março, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Os significados atribuídos pelos profissionais de saúde mental aos atos violentos e agressivos manifestados por paciente de um dispositivo de atenção psicossocial do estado do Rio de Janeiro, por Paula Santos Ferreira, na sala 704 do Claves (Expansão da Fiocruz), a partir das 10h30.
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 14:50:07
Dando continuidade à discussão de questões relativas a desigualdades sociais no âmbito da sexualidade e gênero, o encontro Seminário Diálogos entre a Academia e Movimentos Sociais abordará em seu segundo dia de debates, em (3/3), O papel dos Movimentos Sociais e as Políticas Públicas e também tratará da Violência Obstétrica e o projeto Nascer no Brasil. O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições devem ser realizadas no dia e local do evento.
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 14:14:03
O Governo do Estado de Mato Grosso e a Fundação Oswaldo Cruz firmaram um Termo de Cooperação Técnica com foco na saúde pública local, usando a expertise das unidades da Fiocruz nos campos da pesquisa, ensino, produção, assistência e inovação. O convênio foi assinado no último dia 24/2, em Cuiabá (MT), transformando-se numa aposta da Secretaria de Saúde para superar problemas crônicos e históricos do Estado. Todo o processo foi conduzido pelo pesquisador da ENSP/Fiocruz Ziadir Coutinho, até a assinatura reunindo o governador de MT, Pedro Taques, e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha.
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 12:19:22
Na terça-feira (3/3), às 10 horas, o ex-ministro da Saúde e atual diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), José Gomes Temporão, vai participar da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), com a palestra Os 25 anos do SUS: avanços e desafios.    
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 12:00:25
Em nota, pesquisador da ENSP Marcelo Firpo faz homenagem ao engenheiro, pesquisador, guerreiro e militante das causas ambientais e sociais, Oswaldo Sevá, que participou da fundação do Centro de Estudos da Saude do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). Sevá faleceu no dia 28 de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 02/03/2015 09:30:40
Duas dissertações de mestrado, uma do programa de Saúde Pública e outra de Epidemiologia em Saúde Pública e uma tese de doutorado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP na próxima quinta-feira, 5 de março. Confira os temas, trabalhos, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 27/02/2015 14:47:50
No sábado, 28 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Doenças Raras. São consideradas raras, doenças crônicas sérias, degenerativas e que normalmente colocam a vida em risco; doenças incapacitantes, que comprometem a qualidade de vida devido à falta de autonomia; doenças em que o nível de dor e de sofrimento do indivíduo e da sua família é elevado; e doenças para as quais não existe uma cura efetiva, mas os sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida e a esperança de vida. No sentido de esclarecer o assunto, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) e especialista no tema Claudio Cordovil escreveu artigo no qual pontua o tema, além de citar o panorama da regulação das doenças raras no mundo. Leia o texto na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 27/02/2015 14:24:29
Em solenidade realizada no dia 25 de fevereiro, o pesquisador da ENSP e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Paulo Amarante, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Campinas por sua vida dedicada em defesa do ‎Sistema Único de Saúde e pela atuação na luta antimanicomial no Brasil e pelo mundo. No mesmo dia, Amarante proferiu a aula inaugural para os recém-ingressantes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Ciências (FCM) da Unicamp. O evento marcou, também, a conclusão da primeira turma de residentes. A homenagem - Voto de Aplausos da Câmara de Vereadores de Campinas -, foi articulada pelo vereador Pedro Tourinho.
Notícia
Publicado em: 27/02/2015 12:30:02
No dia 3 de março, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Avaliação do processo de conciliação medicamentosa em pacientes pediátricos em um hospital especializado no estado do Rio de Janeiro e defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Fatores psicossociais e síndrome de Burnout entre trabalhadores de enfermagem intensivistas. Confira!
Notícia
Publicado em: 27/02/2015 10:28:14
O grande temor da população em relação à Doença do Vírus Ebola se acalmou, pois, no Brasil, não há risco premente de uma epidemia. Porém pesquisadores e profissionais de saúde continuam buscando soluções relacionadas às questões de vigilância epidemiológica desta doença. Para tanto, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) promoveu um seminário sobre o enfrentamento à doença causada por esse vírus. A pesquisadora da ENSP e coordenadora do Núcleo de Biossegurança da Escola, Telma Abdalla de Oliveira Cardoso, esteve presente no encontro realizado em Moçambique, na África, como uma das representantes brasileiras. Entre os principais pontos discutidos estavam a necessidade de reforçar a capacidade nacional de recursos humanos do setor saúde e de vigilância epidemiológica relacionadas à doenças infecto-parasitárias, e o fortalecimento dos sistemas de comunicação e informação efetivas para a orientação dos cidadãos.