Notícias do Informe
14.797 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 24/02/2015 15:52:52
Faltam 5 meses para o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Saúde, Desenvolvimento e Democracia: o desafio do SUS universal - o Abrascão 2015. O 11º Congresso receberá resumos de trabalhos até o dia 23 de março de 2015 às 19h55 (horário de Brasília). O prazo não será prorrogado! Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso.
Notícia
Publicado em: 24/02/2015 14:30:48
Já está disponível mais uma edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A edição traz, em destaque, uma entrevista com a farmacêutica Maria Goretti Martins de Melo. Com experiências em coordenação de cursos de Pós-Graduação em disciplinas voltadas aos estudos da Saúde Coletiva, Sistemas da Qualidade, Vigilância Sanitária e Produção e Registro de Medicamentos, ela chama atenção para a necessidade de a VISA se reconhecer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O boletim destaca ainda os imvestimento da Organização Mundial da Saúde no combate a doenças tropicais negligenciadas e aponta para possiveis problemas na vacinação no Brasil e nos Estados Unidos, devido a surtos de sarampo. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 24/02/2015 14:19:10
A filósofa Marilena Chauí é a convidada para a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2015. A aula magna terá como tema Contra a Universidade Operacional e está marcada para o dia 18 de março, às 14 horas, no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Segundo a expositora, o assunto aborda o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização, ou seja, 'uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se medem em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as demais se dá por meio da competição'. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 24/02/2015 10:08:37
No dia 25 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado em Saúde Pública Regulação e qualidade assistencial: o programa QUALISS da ANS na perspectiva das operadoras de planos de saúde, por Raquel Medeiros Lisboa, na sala 413 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 24/02/2015 09:39:03
Uma proposta de articulação de setores da saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS) com objetivo de melhorar a casuística (estudo de caso) e a qualidade das informações sobre mortalidade nos dois principais sistemas de informação de saúde do agravo em acidente de trabalho: Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade). Essa é a finalidade da dissertação do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Frederico Ricardo de Souza Leão. Ela pretende auxiliar a orientação do fluxo de trabalho entre os setores de vigilância e atenção da rede SUS nos níveis municipal e estadual no estado do Tocantins. "Os acidentes de trabalho configuram o mais visível e impactante fenômeno de intervenção para as áreas de Saúde do Trabalhador a diversos segmentos públicos ou privados. Eles afetam socioeconomicamente a realidade em nível loco-regional, chegando até a interferir na realidade nacional e mundial."
Notícia
Publicado em: 23/02/2015 12:28:34
A Anvisa publicou chamada para receber contribuições da sociedade em seis consultas públicas que tratam da Farmacopeia do Mercosul. O prazo para encaminhar sugestões às consultas públicas é de trinta dias contados a partir do dia 18 de fevereiro de 2015. As propostas de normativas apresentadas nos textos das consultas pretendem harmonizar, entre outros temas, a monografia de vacinas para uso humano entre os estados partes do Mercosul. Os textos irão compor a Farmacopeia Mercosul e substituirão os que estão hoje vigente e constam da quinta edição da Farmacopeia Brasileira.
Notícia
Publicado em: 23/02/2015 10:19:58
Visando atender uma queixa da população de Manguinhos, no Rio de Janeiro, em relação à qualidade da água consumida nas mais de quinze comunidades que formam este complexo de favelas localizado no entorno da Fiocruz, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, em parceria com a iniciativa Teias-Escola Manguinhos, realizou uma grande análise na região. O coordenador da pesquisa e pesquisador do DSSA/ENSP, Paulo Barrocas, apontou que, de maneira geral, a qualidade da água analisada ao longo da pesquisa atendeu aos padrões de potabilidade da atual legislação brasileira (portaria MS/nº2914/2011). Somente foram encontrados problemas pontuais, em especial, no que se refere ao armazenamento intradomiciliar da água fornecida pela rede de abastecimento.
Notícia
Publicado em: 23/02/2015 09:21:21
Uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, ambos do Programa de Saúde Pública da ENSP, serão apresentadas na terça-feira (24/2). Confira, em anexo, os temas, alunos e orientadores dos trabalhos.
Notícia
Publicado em: 20/02/2015 11:50:34
O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, acaba de lançar uma nova ferramenta de comunicação e disseminação de informação: um boletim eletrônico, cujo objetivo é divulgas as ações, pesquisas, encontros científicos e outros realizados pelo Programa.
Notícia
Publicado em: 20/02/2015 11:04:45
O Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promoverá, no dia 24 de fevereiro uma sessão científica dividida em duas exposições que vão traçar exemplos da luta contra a tuberculose no Brasil. O primeiro tema será Centro de Referência Professor Hélio Fraga: do sonho à realidade, apresentado pelo médico infectologista e ex-chefe da unidade, Miguel Aiub Hijjar. A segunda exposição, Histórico da doutora Lenice Dias Campos, será feita pela médica pneumopediatra Heloisa Maria Silva de Medeiros. A atividade, marcada para 14 horas, é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 20/02/2015 10:23:46
Estão abertas, até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade, que visa destacar as iniciativas que buscam a melhoria ou a manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileiras, contribuindo para a implantação das metas de Aichi para a biodiversidade.
Notícia
Publicado em: 19/02/2015 11:11:41
A mais recente edição do boletim do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP traz como destaque as novas regras para a pesquisa clínica no país aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução, que deverá ser publicada até o final de fevereiro, fixa um prazo máximo para avaliação de propostas de estudos multicêntricos (estudos controlados e executados por diversas instituições). Confira.
Notícia
Publicado em: 19/02/2015 10:51:45
As comissões de Direito Ambiental (CDA) e de Bioética e Biodireito (CBB) da OAB/RJ receberam, na última semana, membros da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que recentemente se manifestaram criticamente à forma como a Coordenação-Geral da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou a produção de mosquitos geneticamente modificados para o combate ao Aedes Aegypti , inseto transmissor do vírus da dengue. Na reunião, os pesquisadores Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz); Lia Giraldo da Silva Augusto, professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Carlos dos Santos Silva, que é secretário executivo da Abrasco, relataram estar sofrendo pressão da empresa Oxitec, que produz os mosquitos, em razão de uma nota técnica que a associação teria soltado sobre a questão.
Notícia
Publicado em: 12/02/2015 14:36:03
Corria o Carnaval de 1988. Entre sambas-enredo, hits da axé-music e outros batuques, uma marchinha se destacava. Entoada pela inconfundível voz do Velho Guerreiro Chacrinha, “Bota a Camisinha”, de João Roberto Kelly e Leleco, se tornou um sucesso. O tema não poderia estar mais em voga. Naquele tempo, a Aids, presente no Brasil desde o início da década de 80, ganhava notoriedade, assustava. Por pressão da sociedade civil, no ano seguinte o preço do AZT, remédio usado no tratamento da doença, caiu em 20%. Foi também em 1989 que Cazuza se tornou a primeira celebridade a assumir publicamente a contaminação pelo HIV. O cantor morreria um ano depois. Quase trinta se passaram, a despeito de inúmeros avanços em tratamentos e pesquisas, a associação entre Carnaval, Aids e camisinha se faz mais necessária do que nunca. Números da pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) de 2013 mostram que 45% das pessoas não usaram preservativo nas suas relações sexuais. Com foco nos jovens, o Ministério da Saúde lançou a campanha de prevenção à Aids para o carnaval com diversas estratégias e ações.
Notícia
Publicado em: 12/02/2015 14:19:41
Com o fim do prazo para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para 2015, diversos países que estiveram reunidos na Conferência Rio+20 concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas para o desenvolvimento humano. Essas metas se transformaram nos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que levaram o mundo a pensar em uma Agenda de Desenvolvimento pós-2015 que continuasse acompanhando os esforços propostos pelos ODM. A saúde sempre esteve dentro dos Objetivos do Milênio e continua marcada na agenda do desenvolvimento sustentável. Com objetivo de analisar a presença da saúde como Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda pós-2015, pesquisadores da Fiocruz publicaram artigo que aponta para necessidade de reformas na governança nacional e global, além de uma maior participação da sociedade civil para o alcance das metas.