Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.800 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:56:51
A Escola Nacional de Saúde Pública recebeu o deputado estadual Carlos Minc para uma reunião com o intuito de apresentar pesquisas da ENSP na área ambiental, que possam subsidiar projetos de lei e até mesmo políticas públicas. Entre os assuntos discutidos estiveram a exposição de trabalhadores ao benzeno e ao amianto, a questão dos grandes empreendimentos e a qualidade das areias das praias, praças e creches. Para o deputado, a parceria com a Escola é fundamental para a construção de políticas efetivas.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:49:50
Com o tema Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro, a 15ª Conferência Nacional de Saúde teve sua data remarcada. Será entre os dias 1º e 4 de dezembro, em Brasília. O regimento com a nova data, temário, instâncias de decisão e de organização, foi publicado no Diário oficial da União no dia 11 de março. Acesse, em anexo, o documento na íntegra.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:46:56
Pioneirismo, coragem, vanguarda e humanidade. Essas são algumas das qualidades das mulheres que foram destacadas para receber o Prêmio Fiocruz – Mulheres de Ciência e Humanidades pela sua atuação científica em distintas áreas do conhecimento e seu papel na construção institucional. As homenageadas de 2015 foram a presidente da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS) Abrasco-Cebes, Anamaria Testa Tambellini e Sonia Gomes Andrade, do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia). Este prêmio é concedido pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fundação e foi entregue durante o II Seminário Mulheres Fazendo Ciência, no dia 26 de março.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 13:03:22
Os jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, na edição de domingo (29/3), publicaram reportagem na qual alertam para a liberação, no Brasil, de pesticidas condenados pela Organização Mundial da Saúde. Intituladas Os venenos nas mesas dos brasileiros, as matérias denunciam que a Agência Internacional de Pesquisas do Câncer, órgão da OMS, classificou cinco pesticidas como "provavelmente" ou "possivelmente" carcinogênicos. Desses, quatro são liberados no Brasil: glifosato, malation, diazinon e parationa metílica. “É preciso adotar o princípio da precaução. Conforme as pesquisas avançam, aparecem novas evidências contra os venenos”, disse o pesquisador da ENSP Luiz Cláudio Meirelles - fonte ouvida pela reportagem.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 11:52:25
A 500 dias do início dos Jogos Olímpicos, o Ministério da Saúde vem trabalhando para aprimorar a infraestrutura e organização dos serviços, para garantir assistência à saúde de todos os torcedores - brasileiros e estrangeiros - em parceria com o estado e município do Rio de Janeiro, que sedia a competição. Entre as atividades coordenadas pelo ministério, está a aquisição de ambulâncias para serem utilizadas em eventuais remoções de pacientes a hospitais de referência durante os jogos, reforçando as ações de atendimento às urgências e emergências integradas aos serviços de saúde locais. Após os jogos, essas ambulâncias serão utilizadas na renovação de frota do SAMU 192 no Rio de Janeiro e em outros municípios do país, servindo como legado para a saúde pública.
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 11:19:50
A atual edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP traz uma enquete sobre a Lei nº 13.097, que, em seu capítulo X, referente à Vigilância Sanitária, altera as normas vigentes no campo. A publicação destaca ainda o registro concedido pela Anvisa para novo medicamento oral para hepatite C e as mortes por dengue no Estado de São Paulo. Confira o boletim do Cecovisa na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 31/03/2015 10:02:35
No dia 2 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Seca, condições de vida e saúde no Nordeste brasileiro: o caso do município de Itapetim - Pernambuco, por Tais de Moura Ariza Alpino, na sala 404 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 27/03/2015 17:18:36
Após atingir as metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à tuberculose com três anos de antecedência, o Ministério da Saúde assumiu compromisso de reduzir em 95% os óbitos e em 90% o coeficiente de incidência da doença até 2035. Para o governo brasileiro, além de agir na implementação de testes rápidos, expandir a produção científica na área e incrementar ações de vigilância, é preciso priorizar as populações mais vulneráveis e estimular a articulação com organizações da sociedade civil. E foi com o objetivo de aprimorar esse último quesito e informar a população e os jovens sobre a tuberculose que o Centro de Referência Professor Hélio Fraga e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP direcionaram suas atividades durante a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose. A Escola, por intermédio do Observatório Tuberculose Brasil, também foi representada na sessão do Congresso Nacional que discutiu o tema.
Notícia
Publicado em: 27/03/2015 14:54:55
Pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP (DSSA) refletem sobre os desafios da gestão hídrica no país e comentam a importância de preservar esse recurso em meio às ações que cercaram o Dia Mundial da Água 2015.
Notícia
Publicado em: 27/03/2015 13:03:20
"A morte de um jovem por homicídio é sempre um evento trágico e doloroso para a família, independente da trajetória de vida do jovem, despertando sentimentos de raiva, angústia e, principalmente, de inconformismo diante de uma morte considerada prematura, violenta e 'fora do lugar'. As ressonâncias da perda atingem a dinâmica familiar, impactando os seus membros no âmbito físico, emocional, financeiro e social. A justiça, enquanto mecanismo regulador da convivência coletiva, falha em sua função". Esse é o diagnóstico apresentado pela aluna do mestrado em Saúde Pública da ENSP, Daniella Harth da Costa, em sua dissertação que configura-se como um subprojeto de uma pesquisa mãe intitulada Mortes Violentas de Jovens: um olhar compreensivo para uma tragédia humana e social, desenvolvida pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) entre os anos de 2014 e 2015.
Notícia
Publicado em: 26/03/2015 13:41:35
A Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLRFiocruz) informa que estão abertas as inscrições para a 23ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC). O formulário de inscrição está disponível no endereço http://www.pibic.fiocruz.br/raic2015 e o prazo termina em 24 de abril.
Notícia
Publicado em: 26/03/2015 13:29:13
Nesta quinta-feira (26/3), o jornal O Globo publicou artigo produzido pela pesquisadora Margareth Dalcolmo, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP/Fiocruz), sobre a situação da tuberculose no país. No texto, a consultora da OMS para o assunto destaca a contradição de um país que possui um bom Programa de Controle, remédios de boa qualidade, tratamento gratuito governamental, mas ainda convive com quatro mil pessoas morrendo por ano de tuberculose. “Não existem mau paciente, e sim serviço de saúde ineficiente”. Leia o artigo.
Notícia
Publicado em: 26/03/2015 11:01:57
No dia 31 de março, duas dissertações de mestrado acadêmico em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 26/03/2015 10:51:14
No dia 30 de março, três dissertações de mestrado e três teses de doutorado, todas do programa de Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 25/03/2015 17:20:37
Este foi o slogan utilizado pelo então governador Carlos Lacerda na época da construção da Estação de Tratamento de Água do Guandu, em 1955. O que não se imaginava era a chegada do último ano do século XX, uma vez que as previsões apostavam no fim do mundo em 1999. Hoje, quase duas décadas depois, o Rio de Janeiro vive nova crise hídrica. Agora, porém, ela é causada pela falta de gestão e planejamento municipal, já que a conjectura sugeria baixa provisão de chuvas no atual período. A afirmação foi feita pelo coordenador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo Magalhães, durante mais uma atividade do DSSA Debate, intitulada Cadê a água do Rio?. Ele falou ainda sobre a urgente necessidade de fortalecer o controle social na área do saneamento. "Temos que lutar por um serviço de abastecimento minimamente decente. O que nos oferecem é um sistema semelhantes ao de países muito inferiores ao nosso. Além de injusto, isso é nocivo à saúde pública. E nós somos os culpados, pois seguimos aceitando essa situação", assegurou.