Notícias do Informe
14.794 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 04/09/2017 15:40:33
A revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP(volume 33 número 8),disponível on-line, aborda em seu editorial a importância de uma revista científica. As editoras da publicação, Marilia Sá Carvalho, Cláudia Medina Coeli e Luciana Dias de Lima consideram que ela poderá ter sentidos diversos para diferentes atores. "Em geral, os leitores esperam que a revista publique artigos de qualidade, que contribuam para o avanço do conhecimento e que tenham relevância social. Já os autores, buscam na revista um veículo para a divulgação dos resultados de suas pesquisas e ideias de forma ampla, permitindo tanto o debate acadêmico entre pares como a tomada de decisão qualificada pelos formuladores de políticas."Outro ator importante é a instituição mantenedora", aponta o editorial. Dependendo da sua natureza, os objetivos variam. "Editoras comerciais incorporam necessariamente o lucro entre os seus objetivos. A principal forma utilizada para expandir o lucro, uma vez que autores e revisores trabalham gratuitamente, é aumentar as vendas de assinaturas e/ou a cobrança para a publicação de artigos, por meio da ampliação de seu prestígio entre leitores e pesquisadores."
Notícia
Publicado em: 04/09/2017 14:26:01
Alunos e coordenadores do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária, desenvolvido pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública (CRPHF/ENSP/Fiocruz), se reuniram na manhã de sexta-feira, 1º de setembro, para encerrar a etapa presencial do curso, que tem por objetivo capacitar profissionais de saúde de nível superior a analisar criticamente, planejar, promover ações e gerenciar programas de controle, desenvolver vigilância epidemiológica, no âmbito da tuberculose. O curso propõe ainda discutir propostas de aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da tuberculose; discutir a tuberculose na sua dimensão de grave problema de saúde com base em critérios epidemiológicos; discutir as práticas de vigilância epidemiológica implementadas para o controle da doença; discutir as políticas públicas implementadas para o controle da tuberculose; discutir as práticas de monitoramento e avaliação das ações de controle da doença.
Notícia
Publicado em: 04/09/2017 14:21:53
No segundo dia de comemorações do aniversário de 63 anos, nesta terça-feira (5/9), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) inaugurará o Laboratório do Sono, primeira iniciativa do país destinada exclusivamente a estudar como a privação do sono impacta a saúde do trabalhador. O descerramento da placa ocorrerá às 9 horas. Logo após, haverá a palestra Sono na sociedade moderna, a ser proferida pelo diretor do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (Incor), Geraldo Lorenzi Filho, no salão internacional. As atividades prosseguem com a exibição do filme Citizenfour, às 10h, e a realização de duas mesas a partir das 14 horas: Reforma Trabalhista e seus impactos na proteção social e Experiências em Assistência Farmacêutica no Brasil e na América do Sul - esta última também será uma atividade do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp). Todas as atividades são abertas ao público e serão gravadas pelo Núcleo Audiovisual da ENSP. Confira a programação detalhada nos convites abaixo.
Notícia
Publicado em: 01/09/2017 16:15:19
As inscrições para o processo seletivo 2018 dos programas stricto sensu (mestrado e doutorado) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública) estão disponíveis na Plataforma SigaSS e no Portal de Ensino da ENSP. O prazo foi prorrogado até 25 de setembro. Todos os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação exigida, por correio eletrônico. As inscrições poderão ser realizadas na Plataforma SIGA até às 15h do dia 25/9/2017. O prazo máximo para envio da inscrição com documentação completa pelo correio eletrônico é até às 23:59h (horário de Brasília). Leia os editais.
Notícia
Publicado em: 01/09/2017 15:17:13
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, anunciará, no âmbito das comemorações do aniversário de 63 anos, a instituição do seu Conselho Consultivo, um espaço de interlocução de ensino com a sociedade brasileira - e previsto em Regimento Interno. O Conselho da ENSP é constituído de 13 membros, dirigentes da área de saúde das três esferas de governo e representantes dos campos da ciência, tecnologia e gestão, e presidido pelo diretor Hermano Castro. O anúncio ocorrerá antes da palestra "O Brasil precisa de uma revolução", a ser proferida por Guilherme Boulos, na abertura das atividades comemorativas do aniversário da ENSP, na segunda-feira (4/9), às 9 horas.
Notícia
Publicado em: 01/09/2017 15:10:53
Na segunda-feira, 4 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) iniciará as atividades comemorativas de 63 anos de luta pela universalização da saúde pública no país. Com o tema, Democracia e Saúde. Saúde é Democracia, a ENSP debaterá o cenário nacional trinta anos após a Constituinte. No primeiro dia (4/9), às 9 horas, no auditório térreo, a cerimônia abertura terá presença do diretor Hermano Castro, da diretora do Sindicato dos Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN), Justa Helena, e de um representante da presidência da Fiocruz. Logo depois, a Escola anunciará a composição do Conselho Consultivo, seguida da palestra O Brasil precisa de uma revolução, a ser proferida pelo membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos. Às 14 horas, as comemorações continuam com a palestra do teólogo e escritor Leonardo Boff, que falará sobre A crise brasileira como desafio e perspectivas de futuro. Acompanhe a transmissão em tempo real pelo link http://webconf2.rnp.br/ensp3.
Notícia
Publicado em: 01/09/2017 12:35:39
Até o fim de 2017, segundo estudo do Banco Mundial, mais de 3,6 milhões de brasileiros estarão vivendo com menos de R$ 1 real por dia, juntando no mesmo cesto da pobreza-extrema histórias de vida de homens, mulheres e crianças marcadas pela carência absoluta e unidas pela vulnerabilidade de suas condições de vida. As formas como os conhecimentos da Saúde Coletiva devem promover ações para a mitigação dessa situação exige que se olhe estas mulheres, crianças e homens de frente, com novas concepções sobre as formas de trabalho e formação. Estes foram alguns dos conceitos transmitidos pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM/USP), José Ricardo Ayres, convidado do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP, organizado em parceria com a Revista Ciência & Saúde Coletiva, como atividade de divulgação do número temático Política pública e papel institucional do Ministério da Saúde no Brasil. A apresentação do Ceensp na íntegra está diponível no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 31/08/2017 16:46:18
A chamada pública para processo seletivo 2018 dos programas stricto sensu (mestrado e doutorado) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública) já está disponível na Plataforma SigaSS e no Portal de Ensino da ENSP. As inscrições estarão abertas no período de 1a 24 de setembro. Todos os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação exigida, por correio eletrônico. O prazo máximo para envio é 24/09/2017, às 23:59h (horário de Brasília). Leia os editais.
Notícia
Publicado em: 31/08/2017 13:12:51
Nesta sexta-feira, 1º de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), receberá o cientista político e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Luis Fiori, que apresentará a aula inaugural com o tema Guerra, paz e ética internacional: relatos de uma pesquisa. A atividade terá início às 9 horas, no salão internacional da ENSP, com a apresentação do PPGBIOS aos novos alunos, seguida da apresentação de Fiori. A atividade é aberta a todos e não necessita de inscrição prévia. O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva é desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense e (UFF) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Notícia
Publicado em: 29/08/2017 16:56:09
O 50º aniversário do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP/Fiocruz prossegue nesta quarta-feira, 30/8, com serviços de acesso à justiça, ampliação da cidadania e exposições e rodas de conversa sobre as atividades ofertadas pelo CSEGSF. As celebrações de aniversário e os atendimentos já agendados foram confirmados como atividade de greve e estão confirmados mesmo com a paralisação de 24 horas contra os retrocessos, o desmonte do serviço público e as Reformas do Governo programada para esta quarta-feira. Confira a programação completa.
Notícia
Publicado em: 29/08/2017 16:05:43
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), divulga o edital de seleção de candidatos às vagas de tutores do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola, na modalidade a distância. O objetivo é formar profissionais de ensino para a apropriação crítica de tecnologias educacionais digitais na prática docente, contribuindo para que atuem como mediadores da relação educação-saúde no espaço escolar, seja qual for a área do conhecimento alvo de sua prática pedagógica. São oferecidas 31 vagas, sendo 21 para atuação imediata e as 10 restantes para suplentes. As inscrições estão abertas até 15 de setembro de 2017 e devem ser feitas aqui.
Notícia
Publicado em: 29/08/2017 15:38:08
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) celebrará, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro, 63 anos de luta pela universalização da saúde pública no país. Com o tema, Democracia e Saúde. Saúde é Democracia, a Escola pretende debater o cenário nacional trinta anos depois da Constituinte. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, mesas-redondas e atividades culturais, a semana de aniversário ENSP é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. Confira o convite, em vídeo, do diretor da Escola, Hermano Castro, para as atividades comemorativas, que serão transmitidas on-line, através do link http://webconf2.rnp.br/ensp3.
Notícia
Publicado em: 29/08/2017 12:52:05
A cada hora e meia, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil, segundo o estudo Violência Contra a Mulher: Feminicídios, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2013. O feminicídio - tipo de homicídio praticado contra a mulher especificamente devido à condição de gênero - ocorre diariamente, atinge a todas as classes e é hoje um dos maiores problemas de saúde pública do país. Para discutir os desafios do cenário brasileiro e traçar perspectivas, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) e o Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP/Fiocruz), convidaram a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), para ministrar a palestra Feminicídio - Uma análise sociojurídica da violência contra a mulher. O evento, que integra mais uma atividade do Centro de Estudos Giuliano Suassuna, do Dihs, e da série 'Futuros do Brasil', será realizado em 18 de setembro, às 13h30, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 28/08/2017 16:36:48
Exposição a medicamentos sem eficácia comprovada, risco de submissão a tratamentos inadequados, suscetibilidade a efeitos colaterais e ao agravamento de quadros clínicos são possibilidades criadas pela preponderância do viés publicitário e mercadológico no cuidado com a saúde. Conforme aponta o médico e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Jorge Bermudez, trata-se de um mercado em ascensão. "No contexto das restrições econômicas que grassam não apenas no Brasil, mas em âmbito mundial, o faturamento do mercado varejista continua crescendo, mostrando ser uma das indústrias mais poderosas do mundo, impondo seus interesses e seus produtos. Entretanto, precisa lançar mão de estratégias nada ortodoxas para assegurar a fidelidade a suas marcas e assim aumentar o faturamento e o domínio de fatias de mercado", afirma Bermudez, no artigo Indústria farmacêutica: marketing desenfreado e mercado em ascensão, produzido para o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 28/08/2017 16:09:04
Confira a programação completa do aniversário de 63 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.