Aula inaugural do Programa de Bioética da ENSP recebe José Luis Fiori nesta sexta-feira (1º/9)

Segundo o coordenador do PPGBIOS, Sergio Rego, vivemos um tempo em que os tradicionais conceitos de guerra e paz estão permanentemente sendo resignificados. Segundo ele, a formalidade da decretação da guerra entre Estados parece ser coisa do passado, enquanto o conceito de guerra assimétrica e guerra econômica, entre outros, são cada vez mais importantes.
“Seja qual for o tipo e intensidade do conflito, a comunicação é parte fundamental e a definição de guerra justa parece cada vez mais assumir importância no processo de comunicação, na busca por justificar a guerra. Da mesma maneira, o uso da linguagem retórica e da desumanização dos inimigos são parte essencial para a promoção do desengajamento moral e a conquista da simpatia do público”, explicou o coordenador.
De acordo com Sergio, a discussão que está proposta é relevante e particularmente significativa em tempos de guerras não declaradas e estimuladas pelos mais diversos interesses e motivos. “O professor José Luis Fiori tem se dedicado ao tema nos últimos anos em atividades de pesquisa e docência na pós-graduação e será uma oportunidade fantástica de ouvir e discutir suas ideias”, destacou.
Sobre Jose Luis Fiori
Cientista político e professor, José Luis Fiori graduou-se em Sociologia e fez mestrado em Economia, pela Universidade do Chile, entre 1965 e 1973. Foi aluno de alguns dos principais autores da economia política estruturalista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Doutorou-se em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e hoje é livre-docente e professor titular de Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário para: Aula inaugural do Programa de Bioética da ENSP recebe José Luis Fiori nesta sexta-feira (1º/9)
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.