Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.854 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/01/2014 10:43:07
Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos na 8ª edição do Congresso da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), podem enviá-los até o dia 30 de janeiro de 2014, já podem preencher formulário disponível no site http://www.abipti.org.br/congresso2014. O regulamento também está disponível no mesmo endereço.
Notícia
Publicado em: 06/01/2014 10:37:46
As inscrições para o 11º Congresso Internacional da Rede Unida já estão abertas. Girar Vida, Políticas e Existências: a delicadeza da Educação e do Trabalho no cotidiano do SUS é o tema desta edição que reunirá cerca de dez mil participantes no Centro de Convenções do Ceará (Fortaleza), entre 10 e 13/04/2014. Como nas edições anteriores, o congresso segue o conceito de condomínio da saúde ao reunir fóruns internacionais, seminários, encontros, mostras, manifestações artísticas e culturais no mesmo espaço, aproximando diferentes atores da saúde de todas as regiões do país e do exterior, nos quatro dias de programação.
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 12:46:25
Reconhecido na Escola Nacional de Saúde Pública como um espaço de discussão entre alunos e pesquisadores a respeito dos temas que norteiam não só o campo da saúde pública, mas todos os aspectos que envolvem a política do país, a formação profissional, as inovações tecnológicas e muitos assuntos das diversas áreas do conhecimento, o Centro de Estudos da ENSP encerrou o ano de 2013 com 17 sessões. Os eventos discutiram o uso da nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, a participação da indústria, do mercado e dos determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis, os modelos de gestão da atenção básica no RJ, a atuação da Escola no monitoramento de grandes empreendimentos, além de muitos outros.
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 12:45:09
O ano de 2013 foi intenso para a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Na mesma data em que se comemorou os 25 anos de criação do Sistema Único de Saúde e em que foi lembrado os 10 anos sem o sanitarista Arouca, a ENSP vivenciou intensamente uma série de eventos, incluindo um processo eleitoral que culminou com a eleição, em maio, do novo Diretor da Escola, Hermano Castro. Podemos ressaltar, ainda, os excelentes resultados na Avaliação Trienal da Capes (2010-2012) em seus programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública, que foram conceituados com a nota 6. Outro ponto de destaque para a instituição foi aproximar suas produções científicas e acadêmicas junto à sociedade, fazendo com que os trabalhos aqui produzidos se traduzam em melhores das condições de saúde, trabalho e vida para a população brasileira, através da criação de três grandes Fóruns de Articulação (Movimentos Sociais, Saúde e Ambiente, e Informação, Comunicação e Tecnologia de Informação). Apesar de todas as novidades, uma notícia chocou tanto a comunidade ENSP quanto a da Fiocruz: a prisão, de forma arbitrária, do pesquisador Paulo Bruno, enquanto cobria as manifestações populares ocorridas no Rio de Janeiro, no mês de outubro. Tal episódio mostrou a força e a união da Escola na luta por sua libertação. "A ENSP foi, e segue, sendo uma das protagonistas da história de conquistas da saúde no país, contribuindo fortemente para a construção do SUS, maior patrimônio da Saúde Pública brasileira e este é o caminho que continuaremos trilhando nos próximos anos", afirma o diretor Hermano Castro. Estes e outros assuntos foram alguns dos pontos destacados pelo Portal da ENSP ao longo do ano e que o Informe ENSP traz como retrospectiva em seu último boletim de 2013.
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 12:08:07
A Escola Nacional de Saúde Pública vem estimulando a pesquisa ao longo dos seus 59 anos. Através de seus programas de Pós-Graduação a ENSP desenvolve diversas pesquisas que contemplam diferentes áreas da Saúde Pública, visando sempre a melhoria na qualidade da saúde da população brasileira. Ao longo de 2013, o Informe ENSP publicou cerca de 40 matérias sobre pesquisas desenvolvidas por alunos dos quatro programas de pós-graduação da Escola - Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Biótica, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Gastos com saúde, gestão do cuidado, câncer de mama, crack, fragilidade de idosos, tratamento de tuberculose em indígenas, vigilância epidemiológica, cobertura da Atenção Primária, interferência da indústria do tabaco, dengue, nanotecnologia e saúde e abastecimento de água potável no Brasil, foram alguns dos temas apresentados pelo ‘Informe' na seção 'Defesas ENSP'. Confira todas as matérias!
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 11:46:20
Após a publicação de 234 edições em 2013 do boletim Informe ENSP, o setor de jornalismo da Escola Nacional de Saúde Pública entrará em recesso de final de ano até o dia 6 de janeiro de 2014. Neste período de paralisação (21/12/13 - 05/1/14) o trabalho de assessoria de imprensa será mantido. Ao todo, neste ano, foram 2.700 matérias publicadas, abordando os mais variados assuntos de interesse da saúde coletiva brasileira.
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 10:47:36
Ao longo de 2013, 45 entrevistas semanais foram publicadas no Informe ENSP. O espaço abordou temas de interesse geral da saúde pública, ouvindo especialistas da própria instituição e pesquisadores de outros centros a respeito dos assuntos que foram notícia no campo da saúde. 
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 10:43:53
A vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC) reuniu, no dia 18/12, os coordenadores dos programas de pós-graduação da instituição, com o intuito de comemorar os excelentes resultados obtidos na Avaliação Trienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Metade dos programas em stricto sensu da Fundação subiu de conceito. Dois programas da instituição - Biologia Celular e Molecular e Biologia Parasitária, ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - alcançaram a nota máxima (7), e outros cinco receberam nota 6: os programas de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec); de Ciências da Saúde, da Fiocruz Minas; e de Saúde Pública, de Epidemiologia em Saúde Pública e de Saúde Pública e Meio Ambiente, todos da  Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Formalmente vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Programa em Patologia Humana, que conta com participação importante da Fiocruz Bahia, manteve o conceito 6. O programa está em processo de reconhecimento formal da parceria pela Capes.
Notícia
Publicado em: 20/12/2013 09:59:44
No dia 23 de dezembro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Câncer de Mama em Mulheres jovens no Rio de Janeiro: estudo de fatores de risco e sobrevida, por Guillermo Patrício Ortega Jácome, na sala 404 da ENSP, a partir das 13 horas.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 13:18:08
Uma das atribuições da Política Nacional de Saúde do Trabalhador é promover a formação e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola Nacional de Saúde Pública, como parte integrante da iniciativa, vem atuando na qualificação dos profissionais do SUS, em diversas regiões do país, com a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGESAT/SVS). No fim de 2013, a Escola, por meio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), formará cerca de 350 especialistas na área, em 9 dos 16 municípios previstos no acordo do Estado de São Paulo. No início de 2014, a ENSP capacitará os profissionais dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da capital paulista.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:57:01
O campo da saúde pública e a formação do sanitarista foi o tema da palestra realizada no âmbito da formatura do curso mais tradicional da ENSP e que faz parte da sua grade curricular há 58 anos: a especialização em Saúde Pública. Na ocasião, 52 profissionais receberam o título de especialista em Saúde Pública e estão capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Para o professor do curso e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola, José Inácio Jardim Motta, é importante que os alunos compreendam que a saúde é também uma prática social. A palestra contou, ainda, com a participação da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, Tania Celeste Matos Nunes.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:39:49
As inscrições para o Concurso de Artigos Jurídicos sobre Direito à Assistência Social foram prorrogadas até o dia 23 de março de 2014. O certame resulta de parceira do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa), e tem por objetivo estimular a reflexão e o desenvolvimento da produção científica sobre o Direito à Assistência Social como área do conhecimento.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:25:18
Para comemorar os 25 anos da Constituição Cidadã e os 25 do Sistema Único de Saúde (SUS), o Portal da Inovação em Saúde entrevistou os ministros da saúde protagonistas na construção da política de saúde, considerada como a mais inclusiva do Estado Brasileiro. Adib Jatene, José Serra, Humberto Costa, Saraiva Felipe, Agenor Álvares e José Gomes Temporão fazem um balanço dos 25 anos do Sistema de Saúde brasileiro e elencam os desafios e perspectivas para o futuro.
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:11:19
Acaba de ser fundado o Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária (INPECC). O Instituto reúne três laboratórios e núcleos de pesquisa vinculados a três programas de pós graduação em comunicação de três universidades federais: o Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), do PPGCOM-UFRJ, o Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva (LAPECCOS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN. 
Notícia
Publicado em: 19/12/2013 10:03:20
Um novo teste rápido de aids realizado por fluido oral estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de março de 2014. O resultado sai em até 30 minutos. A portaria que normatiza a medida foi publicada nesta quarta-feira (18) pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O novo diagnóstico será ofertado para a população em todas as campanhas do Fique Sabendo, nos serviços do SUS que atendem as populações vulneráveis e nas farmácias da rede pública, a partir do segundo semestre do próximo ano. Testes com essa metodologia, que possuírem registro na Anvisa, também poderão ser vendidos em farmácias da rede privada.