Busca do site
menu

Centro de Referência da ENSP completa 40 anos de luta contra a tuberculose e em prol do SUS

ícone facebook
Publicado em:19/03/2024

O Hélio Fraga, departamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) referência para o Sistema Único de Saúde no tratamento da tuberculose e outras micobacterioses, está comemorando, em 2024, quatro décadas de luta contra a tuberculose. Nestes 40 anos, o Centro tem contribuído, com uma abordagem multidisciplinar e humanista, não apenas com o tratamento e a prevenção da doença, mas, também, com pesquisas pioneiras e com a formação de profissionais altamente qualificados para o SUS.

Em entrevista ao 'Informe ENSP', o chefe do CRPHF, Paulo Victor Viana, fala sobre a atuação do Hélio Fraga nas áreas de pesquisa, ensino, cooperação e assistência, sobre o papel estratégico na distribuição nacional de medicamentos contra a doença, sobre o reconhecimento do serviço prestado à população, além dos projetos em andamento, e do foco em reduzir a doença até 2030, através de medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento eficaz para toda a população.

Para celebrar seus 40 anos, o Hélio Fraga realizará nesta quinta-feira, 21 de março, 3° Simpósio Dia Mundial da Tuberculose & Celebração dos 40 anos do CRPHF, um evento que reunirá autoridades de saúde e especialistas para discutir temas de elevada importância para o controle da tuberculose. "Neste evento, teremos como foco, desde os aspectos sociais da doença, até novas perspectivas de inovação para o enfrentamento do agravo. O Simpósio promete ser um marco na busca por soluções eficazes contra a tuberculose, enfatizando a importância da colaboração e do conhecimento em rede na superação dos desafios impostos pela doença. Este encontro é uma oportunidade ímpar para a atualização e troca de experiências, reforçando o papel fundamental do Centro no panorama da saúde pública brasileira", reforça o chefe do HF, Paulo Victor Viana. 


Confira, abaixo, a entrevista completa com o chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga.

Informe ENSP: O Centro de Referência Professor Hélio Fraga atua nas áreas de ensino, pesquisa, assistência e cooperação. Ao longo das últimas quatro décadas vem contribuindo para o controle da doença no país nas mais diversas frentes. Fale um pouco sobre a atuação nestas áreas, destacando o protagonismo do Hélio Fraga.

Paulo Victor Viana: Desde sua fundação em 1984, antes mesmo da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Referência Professor Hélio Fraga assumiu a importante missão de liderar a luta contra a tuberculose, uma doença que, apesar dos avanços significativos, continua a desafiar a saúde pública no país. Durante quatro décadas, o Centro não apenas se destacou na luta contra a tuberculose no Brasil, mas também se firmou como uma instituição de referência, contribuindo decisivamente para a saúde pública do país. Com uma abordagem multidisciplinar e humanista, o centro tem contribuído não apenas com o tratamento e a prevenção da doença, mas também com pesquisas pioneiras e a formação de profissionais altamente qualificados para o SUS.

Desde então, o Hélio Fraga tem liderado com inovação e compromisso, desenvolvendo estratégias e tecnologias pioneiras, como a validação do primeiro esquema terapêutico para tuberculose resistente e a implementação de importantes sistemas de vigilância e controle. Cada projeto, cada pesquisa, cada curso de formação de profissionais é uma pedra fundamental na construção de um Brasil livre da tuberculose. A formação e capacitação de profissionais de saúde têm sido pilares fundamentais de sua missão. Cursos estratégicos, como o de Especialização em Pneumologia Sanitária, o Mestrado profissional em Epidemiologia e Controle da tuberculose e o Curso Nacional de Bacteriologia da Tuberculose, foram essenciais para qualificar profissionais em todo o país, fortalecendo assim o SUS e assegurando uma resposta eficaz à tuberculose.


O Laboratório de tuberculose e outras micobacterioses do CRPHF, reconhecido pelo Ministério da Saúde como laboratório de referência nacional desde 2003, desempenha um papel chave no suporte à rede de laboratórios de saúde pública e na validação de novos métodos diagnósticos. Este laboratório é um centro de excelência em pesquisa, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e formação de profissionais, reafirmando nosso compromisso com a qualidade e a inovação no combate à tuberculose.


Informe ENSP: A farmácia do Hélio Fraga participa da distribuição nacional de medicamentos para o controle da tuberculose, sendo uma referência. Atualmente atende  mais de 300 unidades de referência do país. O que isso representa no tratamento e controle da doença?

Paulo Victor Viana: A farmácia do Centro de Referência Professor Hélio Fraga desempenha um papel estratégico na distribuição nacional de medicamentos para o controle da tuberculose. Atualmente, atendemos 345 unidades de referência em todo o país. Isso significa que estamos garantindo acesso gratuito ao tratamento da tuberculose para todos os pacientes, o que é fundamental para interromper a transmissão da doença e reduzir sua incidência. Através dessa ação, estamos fortalecendo significativamente o controle da tuberculose resistente no Brasil.

Informe ENSP: O Centro de Referência passou pelo processo de Acreditação. Atualmente, seu ambulatório possui o Selo Nível I Acreditado. Como esse processo contribui para o serviço prestado pelo Hélio Fraga e o que isso representa para os pacientes atendidos?

Paulo Victor Viana: A conquista do Selo Nível I Acreditado pelo Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt, parte do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, é um marco importante para nós. Esse selo, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é um reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade e segurança dos serviços de saúde oferecidos à população. Isso representa um avanço significativo em nossa busca pela excelência no atendimento aos pacientes.

Informe ENSP: O Laboratório do Hélio Fraga é Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses não Tuberculosas, reforçando seu comprometimento com a saúde pública brasileira. Como isso contribui para o Sistema de Saúde do país?

Paulo Victor Viana: Desde 2003, o Laboratório de Tuberculose e outras micobacterioses do Hélio Fraga é credenciado em portaria pelo Ministério da Saúde como um laboratório de referência nacional em tuberculose. O Laboratório do Hélio Fraga é reconhecido como referência nacional de tuberculose e micobacterioses não tuberculosas, o que demonstra nosso comprometimento com a saúde pública brasileira. Esse status nos permite desempenhar um papel fundamental no suporte à rede de laboratórios de saúde em todo o país. Além disso, estamos constantemente envolvidos na validação de novos métodos diagnósticos, desenvolvimento de pesquisas relevantes e capacitação de profissionais do SUS, contribuindo assim para o fortalecimento do sistema de saúde como um todo. 

Informe ENSP: O Hélio Fraga está localizado no Rio de Janeiro, estado que concentra altas taxas da doença. De que maneira o Centro trabalha para atender a população do Rio e consequentemente reduzir os números da doença no Estado?  

Paulo Victor Viana: O município e estado do Rio de Janeiro concentra as maiores cargas da doença e maior número de óbitos pela tuberculose, o Hélio Fraga historicamente atua de maneira a enfrentar a doença na cidade do Rio de Janeiro bem como também atuando em outros municípios do estado. O ambulatório do Hélio Fraga oferece assistência especializada para pacientes com tuberculose resistente para todos aqueles que residem na zona oeste do Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense e do interior do estado. Além disso, o laboratório do Hélio Fraga também atua ofertando diagnósticos para estes pacientes e também para populações consideradas vulneráveis como a população privada de liberdade. Esta atuação demonstra o compromisso do Hélio Fraga com o SUS e ações para enfrentar este grave problema de saúde pública no Rio de Janeiro.

Informe ENSP: Porque o Rio de Janeiro é um estado tão vulnerável a tuberculose e como e HF vem trabalhando para erradicar a doença até 2030?

Paulo Victor Viana: O Rio de Janeiro é vulnerável à tuberculose devido a suas características históricas e sociais, marcadas pela intensa desigualdade social. O Hélio Fraga tem trabalhado incansavelmente para aumentar os diagnósticos e ampliar o tratamento da tuberculose resistente, especialmente nas áreas mais vulneráveis do estado. Estamos focados em reduzir a incidência da doença até 2030 através de medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamento eficaz para toda a população.


Informe ENSP: Atualmente, quais projetos estão em andamento

Paulo Victor Viana: Entre os projetos em andamento, gostaria de destacar o projeto Seq&treat, que visa validar o diagnóstico da tuberculose resistente por meio de sequenciamento genético de nova geração. Isso representará um avanço significativo no manejo da doença. Além disso, o projeto do ambulatório itinerante do Hélio Fraga é uma iniciativa importante para levar atendimento especializado a pacientes com tuberculose resistente em áreas remotas, garantindo melhores chances de sucesso terapêutico e reduzindo a interrupção do tratamento. Esses projetos exemplificam nosso compromisso contínuo com a inovação e a melhoria do cuidado com a tuberculose no Brasil.

Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Centro de Referência da ENSP completa 40 anos de luta contra a tuberculose e em prol do SUS