Busca do site
menu

Combate à Tuberculose: saiba mais sobre as ações do Hélio Fraga/ENSP no enfrentamento da doença

ícone facebook
Publicado em:24/03/2022
Por Tatiane Vargas

O dia 24 de março é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a data é muito importante para divulgar a existência e magnitude da doença, além de conscientizar a população sobre a importância de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente a tuberculose. Neste sentido, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, departamento da ENSP referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento da tuberculose e outras micobacterioses, se destaca há mais de três décadas. O Centro de Referência atua diariamente na luta contra a TB, em especial, nos compromissos de eliminação da doença até 2035. 

No dia mundial de combate à doença, a ENSP lança o Boletim Epidemiológico de Tuberculose Drogarresistente. Organizada pelo Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), a publicação traz um panorama epidemiológico da tuberculose drogarresistente (TBDR) no Brasil, chamando a atenção para os desafios no controle e enfrentamento à doença frente à pandemia de Covid-19.

Boletim Epidemiológico de Tuberculose Drogarresistente



+ Clique aqui e ouça a mensagem do diretor da ENSP, Marco Menezes, sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

Acreditação

Um passo fundamental para promover a qualidade e a segurança da assistência no Hélio Fraga foi a Acreditação do Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt, em janeiro de 2022. O processo de Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa, comprovadamente, atender aos padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente. 

Atualmente, o Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt, possui o Selo Nível I Acreditado, com validade de dois anos. O selo aponta que a organização de saúde cumpriu ou supera - em mais de 70% - os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais.

Segundo a Vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Fátima Rocha, a Acreditação repercute de forma positiva na imagem da unidade, com maior reconhecimento institucional, se integrando ao processo histórico de acreditação estabelecido na Fiocruz. O investimento na certificação traz como benefício maior valorização da Unidade na rede de saúde - entre seus usuários e trabalhadores -  garantindo maior fidedignidade na qualidade dos serviços. 

+ Saiba mais:


Hélio Fraga: Laboratório de Referência Nacional

Ao final de 2019 o Laboratório de Referência Nacional da Tuberculose e de Micobacterioses Angela Maria Werneck, recebeu pontuação máxima no edital de Habilitação dos Laboratórios de Referência Nacional e Regional para a tuberculose e micobacterioses não tuberculosas, no âmbito da Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O primeiro lugar lhe conferiu a certificação de Laboratório de Referência Nacional. O credenciamento do laboratório evidencia o envolvimento histórico da Fundação com o acompanhamento, diagnóstico e tratamento da tuberculose em toda a sua dimensão.


O Serviço de Farmácia do Hélio Fraga

A farmácia do Hélio Fraga atua na distribuição nacional de medicamentos para os casos de tuberculose drogarresistente e outras micobacterioses. Em parceria com a Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas do Ministério da Saúde (CGDR/MS) atende 345 unidades de referência do país, além de atender pacientes provenientes do Ambulatório de Pesquisa Germano Gerhardt (APGG). 

Ao final de 2021, a farmácia iniciou a distribuição nacional, em larga escala, como rotina incorporada pelo SUS, de um novo medicamento: a Bedaquilina. Um marco histórico para o SUS e para ENSP. Para os pacientes a distribuição do medicamento significa a garantia ao acesso de forma universal ao esquema de tratamento completo, de forma mais rápida e sem custos, respeitando os princípios básicos do SUS. 


Novas atualizações no tratamento da TB

Os pesquisadores Margareth Dalcolmo e Jorge Rocha, membros do Grupo de Trabalho de Tuberculose Resistente do Ministério da Saúde, participaram, em 2021, da apresentação da nova atualização no tratamento da doença com resistência aos principais medicamentos. O esquema promissor apresenta diferença na composição de novos medicamentos, alinhado à recente classificação da OMS. A atualização oferece aos pacientes a possibilidade de tratamento sem medicamento injetável, o que o torna mais tolerável, e com menos riscos de reações adversas sérias como alterações auditivas e renais. 

+ Saiba mais em: Pesquisadores da ENSP participaram da apresentação da nova atualização no tratamento da TBMDR.
+ Leia, também: Hélio Fraga/ENSP e Alerj traçam agenda de ações para o combate à tuberculose no RJ.


Ensino e Pesquisa

O Hélio Fraga exerce papel de referência terciária no cuidado à pessoa com tuberculose na rede de serviços de saúde do SUS, especialmente para o Estado do Rio de Janeiro. Além do cuidado, manejo e vigilância dos casos de resistência, o ensino e a pesquisa também trazem importantes contribuições acadêmicas e para o treinamento em serviço.

Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde e a ENSP, por meio do CRPHF, serão ofertados, em 2022, dois cursos de atualização profissional na modalidade Educação à Distância, com 320 vagas. Os cursos são destinados à profissionais da rede de serviços de saúde do SUS. Os temas dos cursos são: Farmacovigilância em tuberculose e Manejo e vigilância da tuberculose resistente. 

As inscrições para Curso de Manejo e Vigilância da Tuberculose Resistente já estão abertas. VEJA AQUI!




Seções Relacionadas:
Assistência Efemérides

Nenhum comentário para: Combate à Tuberculose: saiba mais sobre as ações do Hélio Fraga/ENSP no enfrentamento da doença