O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

ENSP participa de encontro nacional para fortalecer o protagonismo de mulheres com deficiência, em Brasília

ícone facebook
Publicado em:25/03/2025

Evento organizado pelo MDHC com o apoio da ENAP, do Fundo de População das Nações Unidas e da ENSP/Fiocruz, reunirá especialistas, ativistas e lideranças para debater inclusão, enfrentamento ao capacitismo e construção de políticas públicas

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), realizará o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência: Protagonismo sem Limite. O evento, que será realizado no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) nos dias 25 e 26 de março, em Brasília, e contará com a presença da ministra Macaé Evaristo. Objetivo do evento é promover o empoderamento, fortalecer redes de apoio, e debater o acesso a políticas públicas para mulheres com deficiência.

A programação aberta à imprensa contará com painéis sobre enfrentamento à violência, capacitismo, além de palestras sobre direitos e inclusão. O encontro conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da ENAP, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, o evento será uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença e o protagonismo das mulheres com deficiência na agenda pública. “Reunindo lideranças de todo o Brasil, o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência vai qualificar o debate sobre direitos a partir de uma abordagem interseccional. Reconhecer as diferentes vivências das mulheres com deficiência, considerando questões de gênero, raça, classe e outros marcadores sociais é fundamental para construir um país mais acessível, inclusivo e equitativo”, destaca.

Gestoras das instituições parceiras também estarão presentes no evento. Para a representante do UNFPA no Brasil e Diretora de País para o Uruguai e o Paraguai, Florbela Fernandes, o evento visa promover o debate e mudanças reais na vida de mulheres com deficiência. “O UNFPA tem o compromisso de atuar de maneira concreta para que mulheres com deficiência não sejam invisibilizadas nas estatísticas e para que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas, assegurando que nenhuma mulher seja deixada para trás. Este encontro é um espaço fundamental para ampliar esse debate e impulsionar mudanças reais, fortalecendo políticas públicas que promovam autonomia, participação, dignidade e o pleno exercício dos direitos humanos das mulheres com deficiência”, observa

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Enap. A abertura será realizada no dia 25 de março, às 8 horas. A programação se estenderá até às 18h. No dia 26, as atividades estão previstas para acontecer das 8h às 12h.

Confira a programação completa do evento:

- Dia 25/3

- Dia 26/3

SERVIÇO

Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência: Protagonismo sem Limite

Data: 25 e 26 de março (terça e quarta-feira)

Horário: A partir das 8h

Local: Auditório da Enap, situado na SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, em Brasília (DF).

Atendimento exclusivo à imprensa: imprensa@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MDHC (61) 2027-3538

(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa




Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Nenhum comentário para: ENSP participa de encontro nacional para fortalecer o protagonismo de mulheres com deficiência, em Brasília
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.