Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 12/08/2016 16:25:49
O SUS está ameaçado! A proposta de constitucionalização de teto para despesas públicas (PEC 241/2016), em tramitação no Senado, afetará profundamente o Sistema Único de Saúde, já cronicamente subfinanciado, eliminando perspectivas de avanços na sua proposta de universalidade e na melhoria da qualidade da atenção. Os gastos federais com saúde e também com educação, hoje vinculados a percentuais mínimos da receita da União, deixariam de variar conforme essa receita. A proposta visa definir um teto para os gastos públicos com base no ano de 2016, marcado por recessão e gastos sociais baixíssimos, e retirar a obrigatoriedade de aplicação de um mínimo do orçamento público em saúde, setor com recursos hoje insuficientes para a cobertura dos 200 milhões de brasileiros. Para proporcionar à sociedade um conjunto de informações e argumentos que elucidem o real impacto dessa proposta para o futuro do SUS, a ENSP/Fiocruz receberá, no dia 16/6, o debate Estado de sítio fiscal no SUS, da série Futuros do Brasil, promovido pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), em parceria com Cebes, que discutirá questões centrais para o país e a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões.
Notícia
Publicado em: 12/08/2016 14:37:25
O Conselho Federal de Medicina (CFM), na Resolução 2.144/2016, decidiu que o médico só pode realizar o parto cesáreo, a pedido da grávida, a partir da 39ª semana de gestação. Com base na resolução, a revista Época produziu reportagem a respeito da seguridade de se fixar um prazo mínimo para cesariana. Na opinião da pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal, coordenadora do Nascer no Brasil, o mais correto é esperar o trabalho de parto da mulher, a não ser que haja risco para saúde da mãe e do bebê. Ela também afirmou que é preciso diminuir as intervenções desnecessárias no parto. Confira a reportagem e a entrevista pingue pongue com a pesquisadora.
Notícia
Publicado em: 12/08/2016 12:12:10
O curso de Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente e o curso de Multiplicador da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação 2016, ambos com inscrições abertas, publicaram aditivo de comunicação sobre candidatos com direito a desconto no valor da inscrição. Segundo o texto, novos critérios de desconto e isenção foram aprovados no sentido de facilitar o acesso de pessoas de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino e funcionários públicos federais, estaduais ou municipais. Para usufruir do benefício, o candidato deverá apresentar documento comprovante de acordo com sua categoria ou critério estabelecido para deferimento da solicitação.   
Notícia
Publicado em: 12/08/2016 11:31:43
Alunos, pesquisadores e diretores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca presentes no CD Ampliado da ENSP manifestaram preocupação quanto a necessidade de mobilizar as instituições públicas e a sociedade para fazer frente às propostas neoliberais do atual governo interino. 
Notícia
Publicado em: 11/08/2016 16:26:56
Esforço físico, dor e repetição; dedicação extrema, pressão psicológica, frustração. O cotidiano de um atleta de alto rendimento está longe de se resumir às glórias do lugar mais alto do pódio. O caminho entre a descoberta e o prazer da prática esportiva e a conquista de medalhas e troféus é para poucos e exige uma rotina exaustiva de treinamentos, lesões e tratamentos, que nem sempre garantem recompensa para quem nele se aventura. A carreira de um atleta é quase sempre curta, desgasta corpo e mente e, para a grande maioria, deixa de herança apenas lembranças e problemas de saúde. No mês que antecedeu os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, Radis conversou com atletas e profissionais de educação física para descobrir qual a repercussão de tamanha “entrega” para a saúde destes profissionais e como eles se protegem dos “efeitos colaterais” do mundo das competições e da cultura da superação.  
Notícia
Publicado em: 11/08/2016 13:34:32
A defesa pelo financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou força na terça-feira (9/8) durante audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil. Uma carta assinada por 54 instituições e entidades de representatividade nacional pede a autoridades a priorização orçamentária federal para a saúde pública. De acordo com o documento, que será encaminhado ao presidente interino Michel Temer e aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros, o objetivo do pedido de prioridade é garantir o preceito constitucional da universalidade, gratuidade e integralidade das ações e serviços de saúde, por meio do SUS.
Notícia
Publicado em: 11/08/2016 11:38:29
Tendo como inspiração o seminário promovido recentemente pela Ensp Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: avanços, limites e possibilidades, a Fiocruz Brasília realizou,  em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o encontro O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: conquistas e perspectivas. A necessidade de visitar as conquistas e ao mesmo tempo refletir o processo que permeia o sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil foi destacada por todos os participantes do Seminário. O encontro teve como palestrantes e debatedores Rita Barradas Barata, diretora de Avaliação e Acompanhamento da Capes; Guilherme Werneck, coordenador geral da área de Saúde Coletiva da Capes; Naomar Almeida, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia; Mauricio Barreto, pesquisador da Fiocruz Bahia e Isaac Roitman, coordenador do Núcleo do Futuro da UnB. 
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 17:48:57
O programa Profissão Repórter que foi ao ar no dia 3 de agosto abordou a depressão pós-parto - problema que, segundo o estudo Factors associated with postpartum depressive symptomatology in Brazil: The Birth in Brazil National Research Study, coordenado pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, acomete uma em cada quatro mulheres no Brasil. O programa acompanhou o dia a dia das mães que desenvolveram o distúrbio e informou sobre a importâcia do diagnóstico precoce. Veja aqui o Profissão Repórter sobre Depressão Pós-parto.
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 15:33:41
Diante do cenário político atual, em que a cada semana se tem notícia de novos ataques a direitos conquistados da população brasileira, muitos deles com graves consequências ao Sistema Único de Saúde, a ENSP convoca, para esta quinta-feira, dia 11 de agosto, um Conselho Deliberativo Ampliado. O evento será realizado às 10hs, no salão internacional da Escola, e tem por proposta debater a atual crise política e seus desdobramentos na saúde e na vida dos cidadãos brasileiros."Precisamos abrir este canal de diálogo para chegar a encaminhamentos que busquem barrar esse avanço acelerado de políticas que retiram direitos da população, principalmente daqueles que vivem em situação mais vulnerável", disse o diretor da ENSP, Hermano Castro. 
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 12:28:59
O Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), em parceria com outras instituições, homenageou os 11 trabalhadores que perderam a vida nas obras das Olimpíadas Rio 2016. Além de saudar as vítimas e prestar solidariedade às famílias, o evento também alertou a sociedade a respeito das mortes e acidentes graves ocorridos nas obras dos grandes eventos, como também exigir a criação de instrumentos que proporcionem condições de segurança e saúde aos trabalhadores por parte das autoridades. O ato contou com a participação de representantes do Cesteh e de centrais sindicais que contribuíram para a realização da homenagem. Na ocasião, a 'ENSP TV' conversou com familiares das vítimas e representantes da saúde do trabalhador acerca da importância de evitar riscos à saúde dos trabalhadores e, principalmente, sobre o que é preciso ser feito para que não hajam mais mortes nas obras dos grandes eventos.
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 12:13:33
A classificação de um medicamento como isento de prescrição médica, ou seja, que não precisa de receita, deverá atender a sete critérios definidos pela Anvisa. A Resolução da Diretoria Colegiada RDC 98/2016, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (3/8), fixa as exigências para que um medicamento seja registrado como Medicamento Isento de Prescrição (MIP) e possa ser vendido diretamente o consumidor.
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 11:59:27
A mortalidade de crianças menores de cinco anos no Brasil caiu 80%, passando de 66 para 12,9 para cada mil nascidos vivos entre 1990 e 2014. Um dos responsáveis por essa queda é o aleitamento materno. No Brasil, 41% das mães já mantêm a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida do bebê, dobro das taxas registradas nos Estados Unidos, Reino Unido e China. Além de promover saúde, o leite materno faz bem ao planeta, já que não precisa de outro recurso para ser ofertado às crianças. Essa é a mensagem da Semana Mundial da Amamentação deste ano, que traz importante reflexão dos diversos benefícios deste alimento natural, econômico e sustentável.
Notícia
Publicado em: 10/08/2016 11:08:32
Em virtude de seu compromisso com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz manifesta profunda preocupação com o corte médio de 20% das bolsas de iniciação científica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o período 2016/2017.
Notícia
Publicado em: 09/08/2016 17:40:51
O site Bolsa de Mulher publicou reportagem sobre a origem do Zika e analisou como se deu a chegada do vírus ao Brasil. De acordo com a reportagem, o zika chegou ao Brasil provavelmente no ano de 2013, entre os meses de maio e dezembro - período que coincide com um aumento do fluxo de pessoas de países com endemia de zika para o Brasil. A reportagem ouviu os pesquisadores da Fiocruz Eduardo Maranhão e Christovam Barcellos sobre a disseminação do vírus. Na opinião do pesquisador da ENSP, "o desenvolvimento de uma vacina eficaz, segura , barata e aplicada massivamente (em mais de 95% da população) reduzirá drástica e rapidamente o número de pessoas suscetíveis à infecção". Leia a reportagem.
Notícia
Publicado em: 09/08/2016 16:41:54
O SUS está ameaçado! A proposta de constitucionalização de teto para despesas públicas (PEC 241/2016), em tramitação no Senado, afetará profundamente o Sistema Único de Saúde, já cronicamente subfinanciado, eliminando perspectivas de avanços na sua proposta de universalidade e na melhoria da qualidade da atenção. Os gastos federais com saúde e também com educação, hoje vinculados a percentuais mínimos da receita da União, deixariam de variar conforme essa receita. A proposta visa definir um teto para os gastos públicos com base no ano de 2016, marcado por recessão e gastos sociais baixíssimos, e retirar a obrigatoriedade de aplicação de um mínimo do orçamento público em saúde, setor com recursos hoje insuficientes para a cobertura dos 200 milhões de brasileiros.