Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 16:45:50
As Américas comemoram 25 anos sem casos de poliovírus selvagem na região. O último caso foi detectado em 23 de agosto de 1991, no Peru. Os esforços dos países, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), para vacinar as crianças e manter altas coberturas de vacinação, assim como uma vigilância epidemiológica contínua para detectar o vírus de forma precoce, têm sido medidas importantes para eliminar a doença e manter a região livre da poliomielite. “Graças ao grande empenho e trabalho dos países do continente americano, de seus trabalhadores de saúde, doadores e cooperantes, a poliomielite é, agora, um temor do passado para os pais da nossa região”, afirmou o chefe do Programa Ampliado de Imunizações da Opas/OMS, Cuauhtémoc Ruiz Matus. “Continuar vacinando é fundamental para que a pólio desapareça de todo o mundo, algo em que estamos trabalhando há trinta anos”, complementou.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 15:48:46
Este ano fez três décadas que o projeto do SUS foi desenhado na 8ª Conferência Nacional de Saúde. O contexto era outro: o país saía de um longo período de ditadura civil-militar, havia uma intensa e organizada mobilização pela democracia e, no campo da saúde, o movimento pela Reforma Sanitária vivia seu momento de maior força. Passados 30 anos (e reconhecendo que o SUS atravessa hoje sua crise mais alarmante), esta é uma boa hora para recuperar os temas daquela Conferência e analisar onde conseguimos avançar — e onde falhamos. A discussão que elegemos evidenciar em primeiro lugar diz respeito ao controle social, ideia que praticamente foi inaugurada naquele encontro em 1986. Apesar de ter ‘8ª’ no nome, ela foi uma conferência inédita: pela primeira vez, os debates e decisões foram movidos por participação popular. Até então, as conferências eram protagonizadas por técnicos da área da saúde. Porém, naquele ano, foram convocados delegados de entidades que representavam os mais diversos interesses da população. Mas, como lembra o professor Cornelis van Stralen, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), não foi só isso: “Havia cerca de mil delegados, mas ‘apareceram’ outras três mil pessoas vindas de sindicatos, movimentos sociais e associações diversas, que não haviam sido convocadas como delegadas mas também reivindicaram participar. E participaram. A partir de uma negociação interna, essas pessoas também se reuniram em grupos de trabalho e suas discussões foram contempladas no relatório final”, lembra.
Notícia
Publicado em: 21/10/2016 15:30:07
Nos dias 24 e 25 de outubro, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Programa Institucional de Apoio a Pesquisas e Políticas Públicas sobre Álcool, Crack e outras Drogas (PACD) da Fiocruz promoverá o Seminário Internacional Álcool, Saúde e Sociedade. O encontro abordará os aspectos epidemiológicos, históricos e culturais do consumo de álcool, assim como as políticas públicas no Brasil e na América Latina. Realizado no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), o evento também tem como propósito discutir questões relacionadas às estratégias de marketing utilizadas pela indústria do álcool e a regulação do consumo, traçando um paralelo com a experiência de regulação do tabaco. Dentre os principais palestrantes estrangeiros, está o professor da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut Thomas Babor e a assessora sênior para álcool da Opas/OMS Maristela Monteiro. O encontro contará ainda com especialistas nacionais, com trabalhos ou estudos relacionados ao álcool e a outras drogas.
Notícia
Publicado em: 20/10/2016 15:08:34
O Fórum da Reforma Sanitária se manifestou sobre a PEC 241, considerando a firme proposta expressada pelas entidades que constituem o movimento, de concentrar esforços para restabelecer a relação entre direitos sociais e democracia; para recolocar a universidade da saúde como questão democrática e reconstituir a solidariedade social em torno do projeto da Seguridade Social e do SUS. “Chegou o momento para expressarmos publicamente através deste manifesto de repúdio ao governo e aos deputados que aprovaram em primeiro turno a PEC 241”, ressaltou Cornelis Van Stralen, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). 
Notícia
Publicado em: 20/10/2016 13:13:48
Quem cuida do cuidador? Considerados por quem pesquisa e pensa a saúde coletiva como um dos mais importantes elos entre a população e o Sistena Único de Saúde, os agentes comunitários de saúde (ACS) também enfrentam, em seu dia a dia, diversas situações que os colocam sob riscos. Número elevado de pacientes para cuidar, falta de interlocução com suas equipes e vínculos de trabalho precários foram alguns dos problemas levantados numa grande reflexão sobre a prática dos agentes comunitários de saúde, realizada em um seminário que encerrou a Semana do ACS, no dia 7 de outubro, na ENSP. Participaram do debate pesquisadores da Escola, agentes de saúde, ativistas, médicos, entre outros profissionais da área.
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 17:05:00
A formatura dos alunos das turmas de lato e stricto sensu já faz parte do calendário institucional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, pois, a cada celebração de aniversário, reúne alunos, professores, pesquisadores e familiares em uma solenidade que expressa o reconhecimento pela dedicação que a formação em saúde exige dos alunos. Significa, ainda, o recomeçar outra etapa não apenas para os alunos, como também para a própria instituição. No seu 62º aniversário, a ENSP promoveu a formatura das turmas dos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e dos Cursos de Especialização em Saúde Pública (turmas 2014 e 2015), Gestão da Atenção Básica (turma 2015) e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (turma 2015).
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 16:09:00
O Portal do Senado está com consulta pública aberta para que a população possa opinar sobre o Projeto de Lei do Senado nº 769, de 2015, do ex-Senador José Serra, que padroniza as embalagens de tabaco no país. Os interessados devem se cadastrar, confirmar através do e-mail, e votar. Somente uma votação será válida. Este ano no Brasil o mote escolhido para a campanha do Dia Mundial sem Tabaco foi a padronização das embalagens de cigarro. O intuito do slogan "Única embalagem para o mesmo mal" objetivou destacar o papel da embalagem padronizada como parte de uma abordagem abrangente e multisetorial para o controle do tabaco. De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (Cetab/ENSP), Valeska Figueiredo, a campanha alertou para a não utilização dos maços de cigarro como veículos de promoção e propaganda. "Estudos apontam a capacidade de crianças bem pequenas associarem as embalagens ao fumo, além de assegurarem que os maços são uma forma de propaganda. Países que adotaram essa medida comprovaram a total eficiência na queda da iniciação ao tabagismo", garantiu a coordenadora do Cetab/ENSP.
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 15:21:33
No dia 31 de outubro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Diagnóstico de entero parasitos em areia de praias por métodos de biologia molecular, por Ludimila Santos Amaral, a partir das 9h30, na sala 407 da sala da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 19/10/2016 11:44:39
O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) realizou, na quinta-feira (29/9), no auditório térreo da ENSP, a sessão técnico-científica Violência e Saúde na Estratégia de Saúde da Família. A atividade apresentou a pesquisa coordenada pelo Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Carelli (Claves/ENSP), produzida em dois serviços de saúde que atendem à região de Manguinhos. A pesquisadora e coordenadora científica do Claves/ENSP, Cecília Minayo, iniciou o debate a respeito dos dados do estudo apresentados por Fernanda Mendes, pesquisadora desse Departamento. O evento contou, ainda, com Eliane Vianna, chefe do CSEGSF, Simone Peres, da Coordenação de Área Programática da Saúde - CAP 3.1, Cíntia Gouveia, diretora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Nelson Carneiro, e Sandra Guedes, Conselheira Tutelar de Ramos, que atuaram como debatedoras. 
Notícia
Publicado em: 17/10/2016 13:12:34
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado do Prêmio Capes de Tese 2016. Entre os cinco trabalhos da Fiocruz que receberão Menção Honrosa, dois são da ENSP. As duas teses escolhidas da categoria Saúde Coletiva são de Maria Leticia Santos Cruz, do Programa de Saúde Pública da ENSP, selecionada pela tese Crianças e adolescentes vivendo com HIV em acompanhamento em serviços brasileiros: análise dos fatores de vulnerabilidade na Adesão ao tratamento antirretroviral, sob orientação de Simone Souza Monteiro, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e coorientação de Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiros Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). O outro trabalho escolhido na categoria foi de Aline Silva-Costa, do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública também da ENSP, com a tese Trabalho noturno e diabetes tipo 2: resultados da linha de base do estudo longitudinal de saúde do adulto Elsa-Brasil, sob orientação de Rosane Härter Griep. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, em Brasília, no dia 14 de dezembro.
Notícia
Publicado em: 17/10/2016 11:18:45
Nesta quarta-feira, 19 de outubro, o Centro Estudos Miguel Murat de Vansconcelos da ENSP debaterá Dignidade humana e os Direitos Humanos, a partir das 14 horas. O Ceensp marca o Bioethics Day, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e acontecerá através da parceria entre o Programa Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e a unidade do Rio de Janeiro da Chair in Bioethics da Unesco. Na ocasião haverá uma homenagem aos professores Fermin Roland Schramm, do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) e Olinto Pegoraro, (UFRJ e UERJ e PPGBIOS) pela fundamental contribuição no desenvolvimento da Bioética no Brasil e no mundo. Após a homenagem acontecerá a palestra Bioética e Saúde Pública, com a participação do pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), Pablo Fortes, que abordará a eticidade do tratamento compulsório em tuberculose, e da professora da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, que discutirá a questão da zika, direitos humanos e mulheres. Haverá ainda o lançamento do livro Zika: do sertão nordestino à ameaça global, de autoria de Débora e do PPGBIOS.
Notícia
Publicado em: 17/10/2016 11:08:29
O programa Bate Papo na Saúde, exibido pelo Canal Saúde da Fiocruz, dedicou uma edição especial ao Programa Mais Médicos, renovado recentemente, por mais três anos, pelo Governo Federal. A pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado, que coordenou a avaliação da primeira fase do PMM, foi uma das entrevistadas do programa exibido no começo de outubro de 2016. Ela comentou os principais resultados da pesquisa e o impacto do Mais Médicos em regiões que conviviam com a ausência de médicos. Confira.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:50:05
O Brasil será o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos. A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses.
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:27:04
Nos dias 18 e 19 de outubro, a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, em parceria com Departamento de Estudo de Violência e Saúde Jorge Cereli (Claves/ENSP/Fiocruz) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fioccruz) realizarão o encontro Cooperação e construção de conhecimento em territórios marcados pela violência: desafios e possibilidades. O encontro tem por objetivo estimular reflexões e organizar propostas da comunidade Fiocruz e sociedade civil referentes ao trabalho cooperativo e à construção de conhecimento em territórios militarizados da periferia urbana. O evento pretender também resgatar e aprofundar as discussões iniciadas no seminário Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios vulnerabilizados, realizado em 2015, na Fiocruz. Na atividade também serão discutidos os reflexos da violência no campo da saúde e da educação, à luz de diferentes especialidades. Os interessados poderão se inscrever no local do evento, que acontecerá no auditório da Diretoria de Administração de Campus (Dirac).   
Notícia
Publicado em: 14/10/2016 14:04:46
Nos últimos anos o consumo de crack apresentou crescimento considerável no Brasil. Algumas regiões, principalmente os grandes centros urbanos - nos quais existe maior visibilidade do uso da droga - vem buscando alternativas no intuito de minimizar danos e riscos do uso prejudicial da substância. Diante dos altos índices de consumo do crack no país a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) encomendou a Pesquisa Nacional sobre o Crack, desenvolvida pela Fiocruz, com apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da instituição e coordenada pelo pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O estudo revelou que o Brasil possui 370 mil usuários regulares de crack nas capitais, sendo aproximadamente 80% deles homens, negros, de baixa escolaridade e renda, com média de idade de 30 anos. Posteriormente a Senad encomendou outra pesquisa, dessa vez no intuito de investigar a relação entre o uso do crack e processos de exclusão e desclassificação social em diferentes esferas e dimensões. Coordenada pelo sociólogo Jessé Souza, professor titular do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a pesquisa aponta que a relação entre exclusão social e uso de crack é fundamental para desenhar políticas e formar linhas de cuidado para pessoas que tenham problemas com drogas. Complementares, as pesquisas apontam o forte estigma e exclusão social dos usuários. Com o objetivo de apresentar e debater os resultados da pesquisa que analisa o crack e a exclusão social, passando por diversos pontos abordados na Pesquisa Nacional sobre o Crack, no dia 21 de outubro, será realizado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) o seminário Crack e Exclusão Social, a partir das 9 horas.