Busca do site
menu

Notícias: APPEnsp

3.128 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 16/11/2016 14:13:46
Os trabalhadores dos postos de gasolina são uma das categorias profissionais mais expostas ao benzeno, substância presente nos combustíveis e considerada cancerígena. O risco de contaminação se dá em ações comuns no cotidiano dos frentistas, como secar a mão em uma estopa e guardá-la no bolso, encher o tanque dos carros acima do "click" (margem de segurança) ou permanecer sem máscara enquanto os reservatórios dos postos são abastecidos. O benzenismo será tema do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp) na próxima quarta-feira, 23 de novembro. Esse Ceensp será realizado exepcionalmente pela manhã, das 9h às 13h.  
Notícia
Publicado em: 16/11/2016 12:59:34
De acordo com uma nova pesquisa publicada na The Lancet, o número de pessoas no mundo com pressão arterial alta já chega a 1,13 bilhão, quase o dobro do número de casos registrados em 1975. Maior estudo sobre o assunto, a pesquisa envolveu a Organização Mundial da Saúde (OMS) e centenas de cientistas de todo o mundo, além de medidas incorporadas de pressão arterial de cerca de 20 milhões de pessoas. A pressão arterial elevada (ou alta) já não é uma doença de países ricos. Atualmente, os países mais afetados são os da África Subsaariana - os mesmos que continuam lutando contra a mortalidade infantil e materna, bem como HIV/Aids.
Notícia
Publicado em: 16/11/2016 12:47:38
No dia 18 de novembro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Estudo dos potenciais valores econômico-sanitários de intervenções para o tratamento da leishmaniose visceral no cenário epidemiológico brasileiro, por Daniel Savignon Marinho, a partir das 14 horas, na sala 413 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 11/11/2016 17:21:56
A próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, marcada para o dia 21 de novembro, receberá os pesquisadores mexicanos Guillermo Julián González-Pérez e Maria Guadalupe Vegas Lopez, da Universidade de Guadalajara, e as pesquisadoras do departamento de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) Kathie Njaine e Queiti Batista Oliveira para discutir um fenômeno internacional: a violência no namoro. Coordenado pela pesquisadora Edinilsa Ramos (Claves), o Ceensp abordará as semelhanças entre os dois países no que diz respeito às relações de namoro, ciúme e violência na adolescência. "As agressões entre jovens namorados são expressões da violência de gênero, e devemos estar atentos a isso. Falar sobre a violência entre parceiros íntimos adolescentes é fundamental na discussão sobre a prevenção da violência doméstica nas relações adultas", reforçou a pesquisadora Queiti Oliveira. O evento está marcado para o salão internacional da ENSP, às 14 horas, e é aberto ao público.
Notícia
Publicado em: 11/11/2016 16:18:18
A ENSP possui um canal no YouTube no qual disponibiliza vídeos produzidos pelo Núcleo Audiovisual da Escola. Além de reportagens sobre aulas e eventos realizados na Escola, o espaço também apresenta entrevistas, projetos, entre outras produções com um conteúdo voltado para o campo da saúde pública.
Notícia
Publicado em: 11/11/2016 15:09:03
A última edição da revista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) - ano IX, nº 36, setembro de 2016 - trouxe como destaque duas pesquisas da ENSP. A primeira fala sobre o primeiro laboratório do país voltado exclusivamente para avaliação do sono em populações expostas aos riscos químicos e físicos do trabalho. Ele é o Laboratório do Sono, vinculado ao Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). Já a segunda matéria aborda a criação do Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet. Confira a revista na íntegra, que traz ainda outras matérias sobre inovação e saúde.   
Notícia
Publicado em: 11/11/2016 13:46:05
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), através do seu Grupo de Trabalho Saúde e Ambiente, e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), lamentam o falecimento de Jean Pierre Leroy e expressam suas condolências para toda sua família. Pesquisadores, profissionais da saúde, ambientalistas e movimentos sociais são profundamente gratos por toda sua obra e legado. Nascido em 1939, francês naturalizado brasileiro, filósofo com mestrado em Educação, Jean Pierre foi um aguerrido ambientalista, lutador pelos direitos dos povos tradicionais, pela Amazônia e pela justiça ambiental. Em 2014, Jean Pierre Leroy foi o grande destaque da noite de abertura do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa), presidido pelo diretor da ENSP, Hermano Castro. Na ocasião ele defendeu a resistência aos processos de desterritorialização e desapropriação dos territórios tradicionais, que, em nossa sociedade, são respaldadas pelos interesses governamentais e pela política do crescimento econômico.
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 17:16:30
O combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya ganhou mais uma valiosa ferramenta com o lançamento do aplicativo Desafio Aedes pelo Ministério da Educação. Trata-se de um jogo que exige dos usuários o cumprimento de tarefas que previnem a proliferação do mosquito. Os estudantes vencedores do concurso Pesquisar e Conhecer: Para combater o Aedes aegypti testaram e aprovaram o aplicativo. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do MEC, o aplicativo estará disponível nas plataformas iOS e Android já no final de novembro. O jogo desafia os participantes a destruir virtualmente os focos do mosquito, seguindo critérios que já conhecemos na prática: a eliminação de água parada e a limpeza de locais com entulhos e lixo.
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 16:31:03
O lançamento no Brasil da série The Lancet sobre os avanços no desenvolvimento infantil aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, em Brasília. A nova edição reúne, de forma inédita, pesquisadores de diferentes áreas para comprovar a importância do cuidado integral e integrado na primeira infância. O The Lancet demonstrou que, no período desde a concepção até os 2-3 anos de vida, as crianças respondem mais rapidamente às intervenções do que em qualquer outra fase da vida. É um momento único para focar em ações voltadas ao desenvolvimento integral e integrado, que incluem: saúde, nutrição, afeto, ambiente seguro, proteção e oportunidades de aprendizagem.
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 16:10:11
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública proposta de regulação de boas práticas em células humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica. O texto da CP n. 270/2016 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (8/11). O prazo para encaminhar contribuições, críticas e sugestões é de 60 dias a partir do dia 15 do corrente mês. A proposta de RDC estabelece os requisitos técnico-sanitários mínimos para o funcionamento dos Centros de Processamento Celular. Essa nova denominação inclui os Laboratórios de processamento de medula óssea e sangue periférico, os bancos de sangue de cordão umbilical e placentário e os centros de tecnologia celular e define as especificidades para o fornecimento de produtos à base de células e aos produtos de terapias avançadas. O objetivo é garantir a qualidade e segurança dos produtos fornecidos para uso terapêutico e pesquisa clínica e minimizar os riscos aos pacientes.
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 15:57:07
Já são mais de 26 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no Brasil, o que corresponde a 13% da população. Para lidar com esse contingente crescente, o Brasil modernizou sua legislação e seus planos nacionais, de forma a incorporar as disposições previstas no Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, proposto no encontro em Madri de 2002, o qual busca assegurar que a estrutura institucional do país aborde as necessidades dos cidadãos idosos na perspectiva dos direitos humanos. Desses 26 milhões, a grande maioria é saudável, está ativa e em plena capacidade funcional. Inclusive, muitos mantêm suas famílias ou contribuem para tanto. Mas uma parte expressiva dos idosos brasileiros possui alguma ou múltiplas dependências físicas, mentais e sociais. Essas pessoas são as mais vulneráveis a doenças, violências, negligências e abandono. É particularmente sobre esse grupo que o volume 21, número 11 da revista Ciência e Saúde Coletiva se debruça, analisando suas fragilidades ao HIV/Aids, doenças renais, complicações metabólicas, baixa qualidade da dieta, obesidade, uso inapropriado de medicamentos dentre vários outros assuntos. 
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 15:47:34
Desde que o aumento de casos de microcefalia foi declarado pelo Ministério da Saúde como emergência nacional de saúde pública no Brasil, em 11/11/2015, o avanço do conhecimento científico permitiu confirmar que o vírus zika está associado não apenas a esse quadro, mas a diversas malformações que, atualmente, caracterizam a síndrome da zika congênita. Também se tornou clara a associação do patógeno com manifestações neurológicas em adultos, como a síndrome de Guillain Barré, e os mecanismos por meio dos quais a doença danifica os neurônios são cada vez mais compreendidos. Para responder essas e outras questões e reafirmar seu compromisso com o avanço das pesquisas em prol da saúde pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu, de 7 a 10 de novembro, em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento internacional Zika. O pesquisador da ENSP, Gustavo Matta, foi um dos palestrantes e apresentou uma rede de pesquisa na área. 
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 15:40:07
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - por meio do seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) - a Sanofi Pasteur e o Walter Reed Army Institute of Research (WRAIR) - Laboratório do Departamento de Defesa dos Estados Unidos - assinaram acordo de colaboração para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus zika. As três organizações de pesquisa têm um histórico de colaboração no desenvolvimento de vacinas contra flavivírus.
Notícia
Publicado em: 09/11/2016 17:28:31
Já está disponível no Portal Proqualis a página Melhoria de Qualidade, que tem busca dar acesso à informação confiável em língua portuguesa acerca da 'Ciência da Melhoria' para realizar mudanças bem-sucedidas no cuidado de saúde. “Destacamos como desafios para uma instituição de saúde implementar estratégias de melhoria: vontade para mudar o status quo para um que seja melhor e essa vontade deve vir principalmente da liderança da organização; desenvolver ideias que vão melhorar os processos e resultados e ter a capacidade de aplicar ferramentas e técnicas que permitam a execução destas ideias. Estes componentes vontade-ideias-execução compõem um modelo para execução de melhorias bastante discutido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI). É necessário utilizar um método estruturado para produzir o efeito desejado, de modo que os recursos investidos alcancem o seu objetivo e os profissionais envolvidos fiquem satisfeitos”, explicam os responsáveis pela página,  Camila Lajolo, médica, assessora técnica científica do Proqualis, gerente médica corporativa de qualidade e segurança do paciente da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) e Ademir J. Petenate, doutor em estatística, professor do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sócio da EDTI Projetos de Melhoria e Inovação e consultor do Institute for Healthcare Improvement (IHI).
Notícia
Publicado em: 09/11/2016 17:09:57
O desenvolvimento das atividades científicas na saúde pública do Brasil, as origens da Fiocruz na antiga Fazenda de Manguinhos e a evolução urbana do Rio de Janeiro - com grandes mudanças em sua paisagem - nos anos de 1903 a 1946 são resgatados na exposição Manguinhos revelado: um lugar de ciência. Concebida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade e centro de memória da Fundação, a mostra conduz o público à verdadeira jornada histórica em quatro módulos que reúnem fotografias, filmes e objetos museológicos. Os registros fotográficos são assinados por J. Pinto (contratado pelo próprio Oswaldo Cruz) e pertencem ao conjunto de negativos de vidro - composto por cerca de 8 mil itens digitalizados – do Arquivo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco como Patrimônio Documental da Humanidade desde 2012.