Notícias: Divulgação Científica
3.182 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 03/05/2012 10:07:22
Frustrações cotidianas, sofrimentos e excentricidades estão sendo redefinidos como doenças psiquiátricas. Este tipo de diagnóstico pode levar ao aumento do uso de medicamentos. A medicamentalização do comportamento humano é o tema do Sala de Convidados da próxima sexta-feira (4/5). O programa será exibido, ao vivo, às 11 da manhã. O público pode participar enviando perguntas e sugestões através do site do Canal Saúde (www.canal.fiocruz.br) e do telefone 0800-7018122.
Notícia
Publicado em: 03/05/2012 09:56:37
O Instituto de Saúde (IS) promoverá, no dia 7 de maio, o seminário de lançamento do livro As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Desenvolvimento de Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), organizado pela pesquisadora Maria Angela Bianconcini Trindade. O evento contará com a presença da dra. Luiza Heimann, diretora do IS, do professor e doutor Haino Burmester, coordenador de Saúde da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP) e do professor e doutror Carlos Vogt, coordenador da Universidade Virtual da Universidade de São Paulo (Univesp), além dos autores e coautores do livro.
Notícia
Publicado em: 02/05/2012 14:57:05
Medicalização excessiva, problemas no acesso e falta de humanização ainda caracterizam o modelo de assistência à mãe e ao bebê no país, mas a edição de maio da revista Radis on-line, disponível no Portal ENSP, mostra que é possível reverter esse quadro no Brasil. A publicação ouviu diversos especialistas para apresentar um amplo panorama da assistência neonatal brasileira, passando por temas-chave como a alta cobertura e baixa eficiência nos exames pré-natais, do aumento das cirurgias cesarianas de forma desnecessária e da importância da Rede Cegonha. Confira outros destaques desta edição.
Notícia
Publicado em: 30/04/2012 10:49:22
Na quinta-feira (26/4), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, solicitou à sua área técnica um estudo detalhado do impacto do novo Código Florestal, aprovado na véspera pela Câmara dos Deputados. A informação é do secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, que participou pela manhã de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Meio Ambiente da Casa. A ideia é avaliar o novo texto no conjunto de leis da área ambiental.
Notícia
Publicado em: 27/04/2012 16:25:53
No Brasil, como em muitos países, a população está envelhecendo rapidamente. Esta tendência leva ao aumento na incidência de mortalidade de idosos devido a fraturas decorrentes de quedas. Segundo dados apontados pelo estudo Mortalidade em um ano de idosos após hospitalização por fratura decorrente de queda: comparação com idosos pareados da população, a mortalidade acumulada em um ano foi de 25,2% e 4% para idosos com e sem fratura grave, respectivamente. A pesquisa, publicada no volume 28, número 4 da revista Cadernos de Saúde Pública, destaca que as fraturas decorrentes de queda entre idosos são um grave problema de Saúde Pública e têm sido associadas com maior risco de morte. O estudo é assinado pelo pesquisador da ENSP Evandro Silva Freire Coutinho em parceira com as pesquisadoras do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Katia Vergetti Bloch e Claudia Medina Coeli.
Notícia
Publicado em: 27/04/2012 14:41:17
Desde 2004 a ENSP marca presença em redes sociais. Na época, tratava-se de mais um canal de comunicação para a Escola, onde era possível ter acesso, principalmente, a estudantes da pós-graduação. Hoje, os fatos apontam em outra direção: o Facebook, maior rede social do mundo, recebe mais visitas do que o Google, maior site de busca do mundo. Portanto, para as instituições públicas, estar nas redes sociais é mais do que abrir um importante canal de diálogo com a sociedade: é também trabalhar com transparência na prestação de contas e de informações para o cidadão.
Notícia
Publicado em: 27/04/2012 12:28:40
Em uma obra publicada em 2008, a jurista Ada Pellegrini Grinover observou a força que vem ganhando o movimento legislativo para ampliar a legitimidade dos mais variados representantes da sociedade para propor ações coletivas, ou seja, para buscar o Judiciário por direitos que são de todos. No Brasil, em 2007, o Ministério da Justiça recebeu o anteprojeto do Código Brasileiro de Processos Coletivos, cuja redação, aliás, ficou a cargo da professora da Universidade de São Paulo (USP). Mas, enquanto as novas regras não chegam, multiplicam-se as discussões sobre quem pode ou não ajuizar esse tipo de ação – e em que condições –, principalmente quando se trata de questões tão complexas como as políticas públicas de saúde.
Notícia
Publicado em: 27/04/2012 12:19:23
Por 274 votos a favor e 184 contrários, o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) sobre o novo Código Florestal foi aprovado no Plenário da Câmara na quarta-feira (25/4). O texto segue para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. O Plenário da Câmara aprovou o parecer do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) para o novo Código Florestal (PL 1876/99). O texto aprovado não traz a maior parte das mudanças feitas pelo Senado que vinham sendo defendidas pelo governo e por ambientalistas.
Notícia
Publicado em: 27/04/2012 11:00:23
Quando falamos em Investigação e Desenvolvimento (I&D) as apostas dos países se medem muitas vezes com a régua do Produto Interno Bruto (PIB). A percentagem de investimento que um país dedica à investigação vem geralmente associada a retorno de médio e longo prazo para a economia e para o crescimento econômico. Quanto mais um país aposta em I&D, mais probabilidade tem de vir a colher frutos de grande valor acrescentado. Mas o retorno dos investimentos em I&D depende de outro fator determinante: a partilha e a abertura dos resultados da investigação. Se os resultados da investigação ficarem fechados nas gavetas e intranets das instituições também o potencial de inovação fica fechado, o que reduz a margem de retorno, quer para as entidades que financiam a investigação, públicas e privadas, quer para o próprio país.
Notícia
Publicado em: 24/04/2012 13:36:24
Às vésperas de o Código Florestal ser colocado em votação na Câmara dos Deputados, cientistas alertam sobre os graves problemas que o relatório substitutivo do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), divulgado na quinta-feira (19), pode trazer para o Brasil. É consenso de membros do grupo de trabalho (GT) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que estuda o Código Florestal, ouvidos pelo Jornal da Ciência, de que o texto de Piau tem cunho político e não contempla embasamentos técnico-científicos. O relatório está previsto para ir à votação na terça-feira (24/4) na Câmara. Na prática, o parecer do relator do Código Florestal modifica o texto aprovado pelo Senado Federal em dezembro.
Notícia
Publicado em: 20/04/2012 12:30:05
Estão abertas as inscrições para o simpósio 40 Anos do Curso de Enfermagem: Em Busca da Excelência no Cuidar, que será realizado simultaneamente à 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, de 17 a 18 de maio, no Centro de Eventos do Crystal Palace Hotel, em Londrina. A promoção é do colegiado do curso de Enfermagem, em parceria com o Itedes, a Fundação Araucária, o Hospital Universitário, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o Banco do Brasil, o Uniprime e a Unimed, como parte das comemorações dos quarenta anos do curso de Enfermagem da UEL. A programação completa, bem como os detalhes para as inscrições, podem ser conferidos no site http://www.uel.br/ccs/enfermagem.
Notícia
Publicado em: 19/04/2012 10:59:53
Com as ações de divulgação científica ganhando cada vez mais peso no meio acadêmico, a relação entre jornalistas e pesquisadores parece mudar para melhor. Mas é preciso ter em mente que cientistas eminentes não são autoridades em todos os assuntos. O alerta foi feito pelo biólogo Thomas Lewinsohn, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante sua participação no seminário Ciência na Mídia, realizado pela Fapesp no dia 16 de abril.
Notícia
Publicado em: 18/04/2012 09:40:23
Já está disponível, no site da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a versão eletrônica do 18º número da revista Rio Pesquisa. A edição traz como destaque um estudo que busca frear o aumento do efeito estuva e preservar o meio ambiente.
Notícia
Publicado em: 17/04/2012 14:52:34
Com o objetivo de disseminar as ações educativas sobre tuberculose em áreas prioritárias do Rio de Janeiro, incluindo os bairros de Jacarepaguá, Cidade de Deus, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, onde ainda persiste uma alta incidência da doença, a educadora em saúde do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Lúcia de Fátima Cadilhe de Oliveira Costa abordou as práticas educacionais realizadas desde 2010 na Cidade de Deus em palestra realizada nesse departamento da ENSP, em Jacarepaguá. Na ocasião, Lúcia também falou sobre o estudo que avaliará o impacto dessas ações. A tuberculose (TB) é um problema de saúde prioritário no Brasil, que, juntamente com outros 21 países em desenvolvimento, soma 80% dos casos mundiais da doença.
Notícia
Publicado em: 16/04/2012 15:29:24
Nesta terça-feira (17/4), a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) Margareth Dalcolmo participará de audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que debaterá a saúde dos presos no sistema penitenciário do estado. A superpopulação carcerária, as péssimas condições de encarceramento, a insalubridade das instalações e a falta de recursos materiais e humanos na Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) são apontadas como causas da grave situação de saúde dos presos. A audiência está marcada para as 10h30 na sala 316 da Alerj.