Fórum de estudantes debate movimento sanitário
Com o objetivo de promover o debate entre os discentes da ENSP sobre assuntos pertinentes ao Movimento Sanitário Brasileiro, será realizado na terça-feira (29/5), pelo Fórum de Estudantes da ENSP, o primeiro encontro do projeto 'Conversando Sobre...'. Um dos objetivos é organizar um grupo de estudos permanente formado por alunos da Escola e interessados. Com o tema 'Conversando sobre as organizações sociais e fundações estatais de direito privado', o encontro contará com a participação da especialista em Saúde Coletiva e atuante do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde do Rio de Janeiro (Cebes), Vanice Silva, que atuará como facilitadora do debate. A atividade está marcada para as 14 horas, na sala 32 do Cesteh/ENSP, e é aberta ao público.
No evento, Vanice Silva, mestre em Saúde Pública pela ENSP, apresentará os resultados da pesquisa, fruto da sua dissertação de mestrado As organizações sociais (OS) e as fundações estatais de direito privado (FEDP) no Sistema Único de Saúde: a relação público-privado e os mecanismos de controle, orientada pelas pesquisadoras Sheila Maria Lemos e Márcia Teixeira. Vanice abordará em sua exposição os modelos de gestão em saúde, como as organizações sociais e as fundações estatais de direito privado, e suas implicações para o sistema público de saúde brasileiro.
De acordo com o Fórum de Estudantes da ENSP, que organizou o evento, o projeto Conversando Sobre... busca fazer com que os alunos da Escola debatam assuntos atuais, pertinentes ao Movimento Sanitário Brasileiro, que, no passado, culminou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje, promovemos os debates no sentido de fortalecer esse sistema público de saúde. Estamos propondo práticas pedagógicas para além das salas de aula e espaços já oferecidos pela instituição”, explicaram os integrantes do Fórum de Estudantes da ENSP.
Para esse primeiro encontro foi realizada uma parceria com o núcleo Cebes, um movimento histórico de extrema importância no debate de saúde. Segundo os integrantes do Fórum, tal iniciativa foi tomada devido à importância de articulação com outros movimentos e entidades ativos, envolvidos nas discussões sobre a Reforma Sanitária Brasileira. “Acreditamos que o debate feito de forma articulada com movimentos que pautam a luta contínua pelo fortalecimento do SUS é extremamente importante para a formação dos alunos que ingressam na ENSP. A formação na pós-graduação em saúde deve prescindir o ambiente acadêmico e proporcionar ao discente uma visão política mais ampla do contexto em que ele irá se inserir profissionalmente. Projetos como este, inclusive com a colaboração institucional, podem apoiar bastante nesse sentido”, apontaram.
Essa atividade será a segunda organizada por alguns dos integrantes do Fórum de Estudantes da ENSP, entre eles David Soeiro, Desirée Simões e Melissa de Oliveira. Os alunos citaram que as reuniões do Fórum acontecem mensalmente, nos espaços da ENSP e em ambientes externos à Fiocruz, e todos os interessados podem acompanhar os informes das reuniões através de um grupo do Google (forumensp@googlegroups.com) e por e-mail (forumdeestudantesensp@gmail.com), e participar de forma mais dinâmica dos debates no grupo do Facebook (https://www.facebook.com/groups/forumensp/).
O primeiro evento realizado pelo Fórum ocorreu ano passado. Com o tema 'Conversando sobre políticas públicas e pós-graduação em saúde', teve como objetivo geral discutir como tem ocorrido a formação dos alunos de pós-graduação da ENSP para a saúde pública e as perspectivas para o campo, em sintonia com os temas norteadores da 14ª Conferência Nacional de Saúde. A partir dessa iniciativa foi deliberada a criação do Fórum de Estudantes da ENSP.
Segundo um dos alunos, “esse segundo evento surge de uma proposta diferenciada que ultrapassa os objetivos de um encontro pontual. O seu diferencial é a intenção de formação de um grupo de estudos permanente que coloque em comunicação os estudantes da ENSP, estudantes de outras instituições que porventura se interessem pelos temas colocados em pauta e profissionais atuantes nas mais diversas esferas do setor público de saúde”.
Sobre o Fórum de Estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública:
Busca proporcionar aos discentes da ENSP espaços de diálogo sobre as discussões e lutas do movimento de Reforma Sanitária Brasileira e incentivar uma participação mais direta nos movimentos sociais e setoriais no campo da saúde, fazendo o resgate de uma participação política mais ativa dos pós-graduandos, como já ocorreu na ENSP há alguns anos; além de ser um espaço de articulação de lideranças dentro da Escola para pautar questões que sejam de interesse comum dos diversos programas de pós-graduação. De forma mais ampla, configura-se como um movimento que visa lutar pela melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira.

Divulgação Científica



