Diálogo nas diferenças: especialistas propõem soluções para a valorização da medicina Indígena diante do racismo
‘As experiências e reflexões sobre medicinas Indígenas e antirracismo no contexto do Brasil’ foram a pauta de mais um webinário realizado pela ENSP e o Centro para Ação Colaborativa em Governança Indígena em Saúde da Universidade Simon Fraser (SFU/Canadá). A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Ana Lucia Pontes.
O pesquisador Andre Baniwa, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), trouxe para o debate a experiência institucional no enfrentamento ao racismo contra Indígenas no Brasil.
Já o pesquisador João Paulo Barretto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), discorreu sobre o racismo na Ciência e a necessidade de diálogo nas diferenças.
O pesquisador Felipe Tuxa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), propôs soluções para a valorização e potencialização das práticas de saúde Indígenas diante do racismo contra essa população.
Por fim, a professora Jean Langdon, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trouxe reflexões sobre as equipes de saúde e sua relação com os Indígenas.
O encontro teve como debatedora Diádney Helena de Almeida, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A atividade integra a série de webinários que serão promovidos pela parceria entre a ENSP e a Universidade Simon Fraser. O material ficará disponível no canal da Escola no Youtube e nos sites da VídeoSaúde e do BC NEIHR. Também será disponibilizado em acesso aberto no Repositório de Saúde Indígena da Fiocruz, cujo site está em reformulação e será relançado ainda esse ano.
CONHEÇA OS TEMAS DEBATIDOS NOS ÚLTIMOS WEBINÁRIOS PROMOVIDOS PELA PARCERIA:
Nenhum comentário para: Diálogo nas diferenças: especialistas propõem soluções para a valorização da medicina Indígena diante do racismo
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



