Plano de Segurança do Paciente da ENSP 2024 fortalece práticas seguras nos serviços de saúde
A Vice Direção de Atenção à Saúde e Laboratórios de Saúde Pública (VDAL) divulga o novo Plano de Segurança do Paciente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – PSP/ENSP. Elaborado anualmente pelo Núcleo de Segurança do Paciente – NSP/ENSP, o principal objetivo deste Plano é o fortalecimento de práticas seguras nos serviços de saúde. Suas principais ações englobam o programa de monitoramento de barreiras dos serviços no âmbito dos protocolos de segurança internacionais; a melhoria da rotina de notificação e tratamento de incidentes; a elaboração do programa de formação em segurança do paciente; e a realização de pesquisas em segurança do paciente.
A VDAL, segundo o Regimento Interno da ENSP, é responsável por incentivar e promover atividades nas áreas assistenciais, em consonância com a missão da Escola e seu plano plurianual, bem como assegurar o caráter estratégico dos serviços da ENSP no âmbito das políticas nacionais de desenvolvimento social e do SUS. Para a VDAL, a divulgação do PSP/ENSP possibilita a transparência das atividades realizadas nas áreas assistenciais da Escola, trazendo sensibilização da Comunidade ENSP – desde a direção, aos setores de gestão e cuidado – buscando o comprometimento de todos os envolvidos nas ações previstas no documento.
O PSP/ENSP 2024 foi elaborado em conformidade com o Planejamento Institucional Participativo da ENSP. O documento embasa os Planos de Segurança do Paciente Locais, também elaborados anualmente, desenvolvidos pelas Comissões Internas de Segurança do Paciente (CISPs) dos Centros Assistenciais da Escola: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.
De acordo com Gisele Oliveira, coordenadora do NSP/ENSP e Cláudia Giannini, coordenadora adjunta, para facilitar a elaboração e o monitoramento do Plano de Segurança do Paciente da ENSP e dos Planos Locais é utilizada uma matriz 5W2H adaptada, uma ferramenta de gestão que auxilia na definição de tarefas para alcançar um determinado objetivo.
Reunião NSP, janeiro de 2024 - Pactuação do PSP.
Construção do Plano de Segurança do Paciente da ENSP
Em abril de 2013, foi instituído o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que fomenta a implementação de iniciativas voltadas à Segurança do Paciente. “Esse Programa tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. No mesmo ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, regulamentou as ações para a Segurança do Paciente em serviços de saúde. A partir desta RDC, tornou-se obrigatória a implantação de NSPs e a notificação de eventos adversos em Unidades de Saúde brasileiras. Assim, foi determinado que cada serviço deve elaborar seu Plano de Segurança do Paciente, contendo estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas por seus serviços de saúde”, explicou Cláudia.
Nesta perspectiva, foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente da ENSP (Portaria GD-ENSP 052/2017), com a finalidade de assessorar a Direção da Escola e estabelecer políticas e diretrizes de trabalho, centradas na promoção de uma cultura institucional voltada para a segurança do paciente, por meio de planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas e tecnologias, que visem garantir a qualidade dos processos na Instituição.
A coordenadora adjunta detalhou que, ainda nesta Portaria, “foram definidas as atribuições deste grupo, sendo uma delas, a elaboração, implantação, divulgação e atualização do Plano de Segurança do Paciente da unidade. Desta forma, a cada ciclo fechado anualmente, é realizada nova reunião para estabelecer quais ações serão realizadas na próxima etapa. Internamente, as CISPs realizam reuniões para priorizar suas atividades para elaboração de seus Planos de Segurança do Paciente Locais. A partir das ações pactuadas em reunião com NSP, dos Planos Locais, a VDAL constrói o Plano de Segurança do Paciente”.
Monitoramento de barreiras nos serviços de saúde da ENSP
O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável por instituir ações para a promoção da Segurança do Paciente. Entre estas práticas está o monitoramento de barreiras no âmbito dos protocolos de segurança internacionais. Essa estratégia estabelece uma busca ativa de incidentes com foco na qualidade e melhoria contínua dos processos. Como parte do fortalecimento das práticas seguras nos serviços de saúde, estão sendo realizadas atividades de monitoramento de barreiras nos Centros Assistenciais da ENSP.
Essas ações buscam mapear todos os procedimentos envolvidos, a fim de identificar não conformidades que possam perpassar pela Gestão e Profissionais da Assistência. Os protocolos de segurança avaliam desde a chegada dos usuários até a sua liberação. Segundo Cláudia, por meio deste processo, é possível avaliar e promover mecanismos de identificação de riscos e barreiras e, desta forma, contribuir para prevenção de incidentes nas práticas do cuidado.
Os monitoramentos de barreiras estão sendo realizados com a participação da Empresa MMP Consultoria e Treinamento LTDA e das integrantes do NSP/ENSP. A Empresa é responsável por realizar o diagnóstico das necessidades das áreas assistenciais e disponibilizar meios para análise e resolução de possíveis obstáculos e implementação de metodologias mais eficazes nos processos de atendimento ao usuário.
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga passou recentemente pela atividade de monitoramento de barreiras, contemplando sua área assistencial e a farmácia. No início deste mês (julho), ambas as áreas do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria e do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana foram submetidas ao monitoramento dos serviços no âmbito dos protocolos de segurança locais.
Equipe monitoramento CRPHF.
Equipe monitoramento CRPHF.
Monitoramento CSEGSF.
Equipe Monitoramento CSEGSF.
Equipe Monitoramento CSEGSF e Vice-diretora VDAL, Fatima Rocha.
Monitoramento CESTEH.
Equipe Monitoramento Cesteh.
Equipe Monitoramento Cesteh.
Seções Relacionadas:
Laboratórios e Ambulatórios
Laboratórios e Ambulatórios
Nenhum comentário para: Plano de Segurança do Paciente da ENSP 2024 fortalece práticas seguras nos serviços de saúde
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



