Busca do site
menu

ENSP 68 anos: tribuna livre, dia da amazônia e formatura agitam as comemorações nos dias 8 e 9/9

ícone facebook
Publicado em:31/08/2022

As atividades comemorativas do aniversário de 68 anos da ENSP estão a todo vapor, com o tema Que país construiremos? Retomada da agenda civilizatória e reconquista de direitos. A escolha do tema considera as Eleições 2022 como um marco para a reconstrução de uma sociedade mais sustentável, equânime justa e democrática, além do resgate de agendas direcionadas à redução das desigualdades em saúde, ao combate à fome e à violência. No dia 8 de setembro, pela manhã, uma Tribuna Livre - com a participação de  antigos diretores da Escola - enaltecerá a importância e o legado das conferências e dos eventos de Saúde Coletiva. Durante a tarde, acontecerá uma palestra em homenagem ao Dia da Amazônia, que abordará a determinação socioambiental da saúde, os conflitos e ameaças. Encerrando as comemorações, no dia 9 de setembro, haverá a tradicional formatura dos alunos de pós-graduação.

Tribuna Livre: 8 de setembro, às 9 horas

Com o tema Saúde é Democracia e Democracia é Saúde: legado, expectativas e desafios das conferências e dos eventos de Saúde Coletiva, a atividade busca enaltecer a importância e o legado das conferências e dos eventos da Saúde, tendo como norte a aproximação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, será debatido de 2 a 5 de julho de 2023. 

A Tribuna Livre terá a participação dos diretores das gestões anteriores da ENSP e também discutirá as diversas atividades preparatórias para a etapa nacional da 17ª CNS, por exemplo, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular da Saúde, bem como o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que ocorrerá em Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro de 2022. A Tribuna Livre será aberta à participação de todos os interessados e acontecerá na Tenda acústica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com transmissão, ao vivo, pelo Canal da ENSP no Youtube. 

Confira, abaixo, os participantes da Tribuna Livre:

Arlindo Fábio - Canal Saúde/ENSP/Fiocruz (diretor da ENSP de 1983 a 1985);
Hermano Castro - VPAAPS/Fiocruz (diretor da ENSP de 2013 a 2021);
Jaqueline Gomes de Jesus - Dihs/ENSP/Fiocruz;
Jorge Bermudez - NAF/ENSP/Fiocruz (diretor da ENSP de 2001 a 2004);
Lucia Cabral - Representante do Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap);
Lucia Souto - Dihs/ENSP/Fiocruz e presidente do Cebes;
Maria do Carmo Leal - Demqs/ENSP/Fiocruz (diretora da ENSP de 1993 a 1994);
Paulo Amarante - Laps/ENSP/Fiocruz;
Paulo Buss - Cris/Fiocruz (diretor da ENSP de 1989 a 1992 e de 1998 a 2000);
Paulo Garrido - Vice-presidente da Asfoc e Conselho Nacional de Saúde;
Rosana Onocko Campos - Presidente da Abrasco e professora da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) da Unicamp;
Coordenador: Marco Menezes - Diretor da ENSP/Fiocruz (diretor da ENSP de 2021 a 2025). 

Dia da Amazônia: determinação socioambiental da saúde, conflitos, ameaças e resistência 

Também no dia 8 de setembro, na parte da tarde, uma atividade exaltará o Dia da Amazônia, comemorado, anualmente, em todo o território nacional no dia 5 de setembro, estabelecido por intermédio da Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007. A palestra abordará a determinação socioambiental da saúde, os conflitos e ameaças, destacando os territórios e a saúde indígena, bem como o trabalho e o legado do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips em defesa da floresta e da representatividade dos povos indígenas.

O pesquisador da ENSP, Marcelo Firpo, coordenará a mesa, que contará com a participação do também pesquisador da ENSP, Paulo Basta; da antropóloga Beatriz Matos; e da diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Adele Schwartz Benzaken; e Jax Nildo, professor da Unifesspa. A mesa acontecerá na sala 410 do prédio da ENSP e será transmitida, ao vivo, pelo Canal da ENSP no Youtube. Haverá tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 



Formatura dos alunos de pós-graduação da ENSP

Encerrando as atividades comemorativas aos 68 anos da ENSP, na sexta-feira, 9 de setembro, será realizada a tradicional formatura dos alunos de pós-graduação stricto e lato sensu. Pela manhã, a partir das 9 horas, será a vez dos alunos de pós-graduação stricto sensu. A partir das 14 horas, acontecerá a cerimônia de formatura dos alunos dos cursos lato sensu. A formatura acontecerá na sala 410 do prédio da ENSP e será transmitida, ao vivo, pelo Canal da ENSP no Youtube. Haverá tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 


Ação solidária ENSP 68 anos:

A ENSP, em parceria com a Ação Social Solidariedade em Manguinhos, receberá, durante todo o período de comemorações de seu aniversário, doações de leite em pó ou em caixa UHT para fortalecer a luta por segurança alimentar. As doações devem ser depositadas na caixa coletora, disponível no hall dos elevadores (andar térreo do prédio da Escola).

Seja solidário: participe e divulgue esta ação!


Seções Relacionadas:
68 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP 68 anos: tribuna livre, dia da amazônia e formatura agitam as comemorações nos dias 8 e 9/9