Busca do site
menu

ENSP lança série de podcasts sobre a saúde da população indígena Yanomami

ícone facebook
Publicado em:09/12/2021

O colapso na rede de atenção à saúde indígena, em especial da população Yanomami, pautou o noticiário brasileiro nas últimas semanas. Além dos danos provocados na organização social das terras indígenas pela presença do garimpo ilegal, os efeitos da exposição ao mercúrio na saúde das populações e a vulnerabilidade dos povos à Covid-19, a Fundação Nacional do Índio (Funai) proibiu a entrada de um grupo de pesquisa da Fiocruz, liderado pelo pesquisador da ENSP, Paulo Basta, no território Yanomami. A equipe multidisciplinar desenvolveria um diagnóstico situacional de saúde da população residente da maior terra indígena do país. Os Yanomamis vivem simultaneamente crise sanitária, ambiental e humanitária, com a violação de diversos direitos.

A Fiocruz, por meio do seu Conselho Deliberativo, e os servidores da instituição, manifestaram apoio e solidariedade ao povo Yanomami e também ao pesquisador do Departamento de Endemias da ENSP que, junto com sua equipe, se dedica a ações de saúde que possam garantir melhor qualidade de vida a sétima maior etnia indígena brasileira: os Yanomamis.

O ‘Informe ENSP’ conversou com Paulo Basta sobre todo o contexto de saúde da população indígena Yanomami e lança uma série com cinco podcasts sobre tema. Nos áudios, ele fala sobre o contexto histórico do caos sanitário na terra indígena, sobre a presença do garimpo na Amazônia e suas consequências à saúde, sobre o grave problema da exposição ao Mercúrio, sobre a atuação da Fiocruz, além da polêmica proibição da Funai

Confira aqui a série completa.

+ Acesse a playlist “Saúde da população Yanomami”, no canal da ENSP no Youtube, e ouça os podcasts



Seções Relacionadas:
Entrevistas Saúde Indígena

Nenhum comentário para: ENSP lança série de podcasts sobre a saúde da população indígena Yanomami