O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Testagem para covid-19 na ENSP: Vdal apresenta balanço

ícone facebook
Publicado em:23/12/2020

Desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia de coronavírus, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), passou a oferecer a seus trabalhadores, acesso à testagem RT-PCR. Esse é o exame padrão para diagnóstico da covid-19. A testagem teve início no dia 23 de março de 2020, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias (CSEGSF), voltada, inicialmente, aos trabalhadorestrabalhadores da assistência. Em abril, passou a ser oferecida pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e aberta aos trabalhadores, estudantes e bolsistas em regime de trabalho presencial ou rodízio que eram sintomáticos respiratórios.

A partir de maio, os critérios para testagem passaram a contemplar contactantes no trabalho assintomáticos e sintomático para qualquer tipo de sintoma, mesmo que leve. Em maio iniciou-se a testagem no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), seguindo os mesmos critérios apresentados anteriormente. Ao final de junho, para tornar mais sensível a vigilância da covid-19 entre os trabalhadores da Escola, o critério de contato domiciliar foi incluído. Ou seja, o trabalhador, aluno ou bolsista com contato domiciliar positivo pôde realizar o teste nos postos de coleta da ENSP.

Um total de 790 testes foram realizados nos postos de coleta da ENSP no período de 23 de março a 18 de dezembro de 2020, sendo 603 (76,3%) realizados pelo Cesteh, 129 pelo CRPHF (16,3%) e 58 (7,34%) pelo CSEGSF. Além disso, outros 58 testes em trabalhadores da ENSP foram realizados pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST) vinculado à Coordenação de Gestão de Pessoas da Fiocruz. Dos testes realizados, 587(74,3%) resultados foram negativos e 192 (24,3%) positivos, dois resultados inconclusivos e 9 aguardando resultado.

Positivos testados na ENSP

Agrupando os trabalhadores por vínculo – servidor, terceirizado, estudante, bolsista, residente e aluno –, dos 192 positivos, 107 (55,7%) foram de trabalhadores terceirizados; 39 (20,3%) de servidores; 13 (6,77%) residentes; e 21 (10,9%) bolsistas. Dois testes com resultado positivo foram de alunos e 10 na categoria ‘ignorado’.

Sintomáticos x Assintomáticos

Dentre os trabalhadores sintomáticos (n=506), 156 (30,8%) tiveram resultado positivo e 340 (67,2%)negativo. Já os pacientes assintomáticos (n=284), 247 (87%) testaram negativos e 36 (12,7%) positivos. 

A testagem mês a mês na ENSP

Em março foram testados quatro pacientes; em abril 40; em maio 103; em junho 66, em julho 71; em agosto 66; em setembro 69; em outubro 92; em novembro 163; e em dezembro – até o dia 17 – 114 trabalhadores. No primeiro semestre, no mês de maio teve maior procura dos trabalhadores pela testagem para covid-19 que pode ser atribuída ao início da oferta de testagem na ENSP no mês anterior assim como a ampliação dos critérios para testagem.  No segundo semestre, os meses de outubro, novembro e dezembro apresentaram maior procura, sinalizando o aumento da circulação do vírus na cidade após um período de aparente estabilidade.

Segundo Gisele Oliveira, analista da Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, garantir a oferta de testagem para trabalhadores, bolsistas e alunos na Escola foi um grande desafio em um ano atípico em que diversas mudanças nos processos de trabalho foram necessárias. "O empenho e a coordenação descentralizada e articulada do processo de testagem nas unidades assistenciais da ENSP foram essenciais para que o serviço de qualidade pudesse ser ofertado, garantindo a qualidade do processo", ressaltou. Ela destacou, ainda, o compromisso de todos os profissionais dos Centros envolvidos na oferta da testagem ao longo deste ano e a colaboração da equipe do ambulatório do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) que tem apoiado o processo da coleta junto ao Cesteh.


Seções Relacionadas:
Coronavírus Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Testagem para covid-19 na ENSP: Vdal apresenta balanço
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.