ENSP marca presença em evento sobre qualificação das ouvidorias do SUS no Ceará
Por Gustavo Nunes
A professora Rosa Maria palestrando no evento.
A professora Rosa Maria Pinheiro Souza, analista sênior em Gestão em Saúde da ENSP/Fiocruz, participou do 12º Fórum Cearense de Ouvidores do SUS, intitulado “Educação Permanente em Saúde e Qualificação nas Ouvidorias: Caminhos para Eficácia e Inteligência no Atendimento", realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Fortaleza (CE).
Sua conferência — que abriu a programação técnica do segundo dia — abordou o tema da Educação Permanente em Saúde como estratégia para a qualificação das Ouvidorias do SUS. Além de destacar a importância da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) com vistas a qualificar a atuação de ouvidoras e ouvidores do SUS, fortalecer a participação social e contribuir para a melhoria do cuidado.
O evento, coordenado pela ouvidora-geral da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), Marcia Maria Mororó Monteiro, reuniu trabalhadores das ouvidorias do SUS que atuam nos níveis municipal, estadual e federal. Esteve presente ao encontro a ouvidora-geral do SUS/MS, Sra. Maria Eufrásia de Oliveira Lima, além de outros representantes da OuvSUS, promovendo o intercâmbio de experiências e o compartilhamento de boas práticas.
A ENSP/Fiocruz, em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS/MS, segue contribuindo ativamente para o fortalecimento das Ouvidorias do SUS, valorizando a gestão participativa e o controle social no âmbito do SUS.



