Busca do site
menu

ENSP discute acordo de cooperação com Escola de Saúde Pública da Andaluzia

ícone facebook
Publicado em:08/05/2023
Por Danielle Monteiro

A ENSP e a Escola Andaluza de Saúde Pública (EASP), da Espanha, estão discutindo um acordo de cooperação para desenvolver ações nas áreas de formação e cooperação técnica com instituições de saúde. A ideia de formalizar a parceria surgiu durante visita da Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP) à instituição espanhola no dia 28 de abril.
“Além de reconhecida por sua atuação internacional, a EASP é muito conectada com o sistema de saúde da Andaluzia, que teve importantes avanços nas últimas décadas e guarda alguns paralelos com o SUS, inclusive nos seus desafios”, afirma o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde, Eduardo Melo.

Durante o encontro, foi apresentado o atual cenário dos sistemas de saúde do Brasil e da Espanha e identificados possíveis pontos de interesse comum para a agenda de cooperação. Entre as ações que devem envolver a futura parceria, está a Escola de Pacientes, iniciativa da EASP que fomenta a atuação de usuários e associações de usuários do sistema de saúde como formadores. “Eles são preparados para atuar junto a outros pacientes e organizações de usuários, compartilhando saberes, experiências sobre o processo de cuidado e seu percurso no sistema de saúde. É uma experiência de reconhecimento e multiplicação dos saberes dos usuários, sobretudo em um cenário no qual as pessoas sofrem cada vez mais de adoecimento crônico”, conta Melo. 

A colaboração também deve incluir ações na área de consultoria técnica para sistemas de saúde, unindo a experiência da ENSP em cooperações técnicas voltadas ao SUS e da EASP como Centro Colaborador em Atenção Primária da Organização Mundial da Saúde (OMS).  “A Escola Andaluza de Saúde Pública tem uma metodologia própria de cooperação técnica com instituições e organizações de saúde de outros países. Além disso, como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde, a instituição participa de programas e estratégias da OMS, além de oferecer suporte a diferentes países, o que também é uma experiência que nos interessa, já que na América Latina ainda não existe Centro Colaborador da OMS em Atenção Primária à Saúde”, explica Melo.

Segundo o vice-diretor, além das experiências com a Escola de Pacientes e consultoria para sistemas de saúde, o futuro acordo de cooperação deve englobar, ainda, outros temas relacionados às áreas de ensino e pesquisa de interesse de ambas as instituições. “Também incluiremos na parceria temáticas que se referem especialmente aos desafios dos sistemas de saúde do Brasil e da Espanha, com os quais as duas Escolas podem contribuir, como, por exemplo, questões relacionadas ao financiamento, inovações nas tecnologias de gestão e sustentabilidade”, adianta.

As Escolas pretendem também realizar eventos abordando iniciativas dos sistemas de saúde dos dois países, possibilitando a troca de experiências, reflexões e novas formulações. 
Ainda na ocasião, a EASP demonstrou interesse em integrar a Rede Ibero-Americana de Escolas de Saúde Pública (RESP-IA), coordenada pela ENSP. 





Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP discute acordo de cooperação com Escola de Saúde Pública da Andaluzia