Em parceria com Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, ENSP forma profissionais em Boas Práticas Clínicas
Por Danielle Monteiro
As Boas Práticas Clínicas estão na pauta das ações de cooperação entre a ENSP e Moçambique. Em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS) do país africano, a Escola recentemente ofertou dois cursos na área, voltados a profissionais da instituição moçambicana. Foi promovida, ainda, uma palestra sobre Ética e Integridade em Pesquisa, direcionada a pesquisadores e discentes do Programa Educacional em Sistemas de Saúde (SIS-Saúde) Brasil/Moçambique, do qual a ENSP participa.
Promovidos em julho, os cursos de formação e de atualização para formadores em Boas Práticas Clínicas visaram aprimorar o conhecimento, assim como difundir e discutir pontos importantes e críticos na área, além de incentivar a troca de experiências para que os participantes atuem como multiplicadores do aprendizado. Participaram 29 profissionais.
A iniciativa foi desdobramento de uma formação na área ofertada em 2023 aos profissionais da instituição. A ideia foi oferecer uma nova edição do curso a novos alunos e atualizar aqueles que participaram da primeira.
Segundo Jennifer Braathen, pesquisadora da ENSP que ministrou as atividades, a ação é essencial para o fortalecimento da cooperação Sul-Sul em saúde entre a Fiocruz e instituições moçambicanas. “Também temos muito o que aprender com os profissionais de saúde e as práticas realizadas”, complementa.
Jennifer explica que, com a recente regulamentação das normas e princípios que definem o regime jurídico para a condução da investigação em seres humanos em Moçambique, a regulação da pesquisa passou a envolver outras instituições, entre elas, o Instituto Nacional de Saúde. Com isso, segundo a pesquisadora, o debate se tornou essencial para que as pesquisas contribuam com o enfrentamento dos temas essenciais de saúde do país africano, como malária e HIV.
A parceria deve render novos frutos, conforme adianta a pesquisadora: “Serão ofertados mais cursos de formação. Um deles será oferecido pela Coordenação de Qualidade de Boas Práticas Laboratoriais da Fiocruz. Além disso, estamos discutindo, junto ao Comitê Institucional de Bioética do INS, uma agenda com os orientadores brasileiros do SIS-Saúde, a fim de estabelecer um diálogo que incremente a potencialidade dos projetos de pesquisa”.
Nenhum comentário para: Em parceria com Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, ENSP forma profissionais em Boas Práticas Clínicas
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



