Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/06/2013 12:41:00
No dia 14/6, apresentação da dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Validade dimensional da escala ‘Resource Generator’ para avaliação do acesso ao capital social no Elsa–Brasil, por Ester Paiva Souto, na sala 2 do quarto andar da ENSP, a partir das 13h30.
Notícia
Publicado em: 05/06/2013 11:47:57
No dia 27 de maio, a ENSP passou a ter um novo diretor: Hermano Castro. O cargo foi transmitido, em solenidade realizada no auditório térreo da instituição, pelo ex-diretor Antônio Ivo de Carvalho. Por conta da posse, duas entidades da saúde coletiva brasileira enviaram mensagens desejando boa sorte ao novo diretor em sua gestão (2013-2017) à frente da Escola. Foram elas: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Confira as mensagens.
Notícia
Publicado em: 05/06/2013 11:01:24
O futuro do sistema de saúde brasileiro 25 anos depois da Constituição Cidadã será tema do debate a ser realizado no dia 10/6, às 9 horas, na Biblioteca de Ciências Médicas - Pavilhão Haity Moussatché/Fiocruz. O evento contará com a presença da deputada federal pelo PCdoB/RJ, Jandira Feghali; da professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ Lígia Bahia; e da editora de saúde do Portal Viomundo, Conceição Lemes. Não é necessário inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 17:15:29
O Brasil reduziu, mais uma vez, os índices de mortalidade infantil e melhorou quatro posições no ranking do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) de 2010 para 2011. A informação é do relatório Situação Mundial da Infância 2013, lançado pela organização internacional. Segundo o relatório, o Brasil diminuiu de 19 para 16 a taxa de mortes por mil crianças menores de 5 anos. Na edição de 2012, com dados de 2010, o Brasil ocupava a 103ª posição no ranking, em que a primeira posição é ocupada pela pior taxa de mortalidade. Agora, o país está no 107º lugar.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 16:34:51
Pesquisadores com Bolsa Produtividade Nível 2 (PQ2) do CNPq encaminharam, na segunda-feira (3/6), ao CNPq e ao MCT uma solicitação de extensão do direito à taxa de bancada concedido aos bolsistas Produtividade Nível 1 (PQ1) e aos bolsistas de doutorado e pós-doutorado do CNPq. O texto foi disponibilizado on-line para adesão de assinaturas.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 15:00:54
No ano em que completa dez anos de existência, a revista científica Trabalho, Educação e Saúde, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), lança seu segundo fascículo de 2013. A publicação discute a divisão sexual do trabalho no capitalismo e os usos e significados da expressão qualidade de vida em discursos contemporâneos de saúde. Além disso, debate a formação de profissionais de saúde, políticas de educação profissional, saúde mental e efeitos da educação em saúde ante o envelhecimento, partindo de um programa de educação popular em saúde.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 14:46:14
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, (Daps/ENSP) Isabela Soares Santos será a palestrante da sessão científica Evidência sobre o mix público-privado em países com cobertura duplicada: agravamento das iniquidades e da segmentação em sistemas nacionais de saúde, no dia 12 de junho, às 12 horas, na sala 718 da ENSP. A sessão, promovida pelo Daps, será aberta ao público.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 14:36:45
O poder de difusão e a velocidade de propagação das informações nas mídias sociais têm despertado o interesse de empresas e organizações em realizar ações de comunicação em plataformas como Twitter e Facebook. Um dos desafios com os quais se deparam ao tomar essa decisão, no entanto, é prever o impacto que as campanhas terão nessas mídias sociais, uma vez que elas apresentam um efeito altamente 'viral' - as informações se propagam nelas muito rapidamente e é difícil estimar a repercussão que terão.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 14:18:08
A revista Radis do mês de junho, número 129, já está disponível on-line. Em sua matéria de capa, a Radis traz um debate sobre os espaços urbanos e as consequências do atual modelo de desenvolvimento do país. A reportagem, que teve a participação dos pesquisadores da ENSP Paulo Sabroza e Marcelo Firpo, aponta que o desenvolvimento pode ser um processo integrador quando as populações são incorporadas nos projetos. Porém, aponta a matéria, pode não ser isso o que ocorre. O texto aponta que a maior parte dos projetos imobiliários, industriais e viários nas cidades brasileiras tem foco em interesses externos às comunidades; eles alteram o processo de ocupação e uso do solo expulsando as populações mais vulneráveis. A publicação apresenta ainda uma matéria sobre o movimento contra o projeto Novo Recife, que prevê a construção de um complexo habitacional, empresarial e hoteleiro. Esse movimento usa a internet como meio de mobilização social para promover o diálogo na busca de soluções.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 13:34:50
Dados de pesquisa realizada pelo Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília (Prodisa) mostram números de proposições do Congresso Nacional que falam sobre a saúde. Das 7.076 propostas de lei que tramitam no Congresso Nacional entre 2011 e 2012, 1.531 abordam a saúde, o que corresponde a 9,96% do total. Os dados fazem parte da pesquisa Observatório da Saúde no Legislativo: as proposições em saúde no âmbito do Congresso Nacional (2011-2012), realizada pelo pesquisador bolsista do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília (Prodisa), Ivan Pricken de Bem.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 13:29:54
Foi lançada, na internet, uma petição solicitando o fim do uso de um fator de impacto como métrica central na avaliação de mérito de pesquisadores, projetos e instituições. Conhecida como Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA, na sigla em inglês), o mérito de um trabalho (e do cientista que o realizou) deve ser avaliado com base na qualidade do próprio trabalho, e não da revista na qual ele foi publicado.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 12:33:53
Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2013 trará uma novidade para a ENSP: a campanha Largue o copinho de mão - Beba na caneca. Realizada pela Comissão de Gestão Sustentável (CGS/ENSP), com apoio da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI), ela será o marco inicial das ações de sensibilização e disseminação dos valores socioambientais, com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos sólidos, o gasto com a compra de copos descartáveis e, assim, provocar a mudança no padrão de consumo. O lançamento será na quinta-feira (6/6), às 9 horas, no auditório térreo, com presença do diretor da ENSP, Hermano Castro.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 09:06:18
No dia 10 de junho, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente Câncer de mama em mulheres jovens: incidência, mortalidade e associação com os polimorfismos dos genes NQ01, CYP17 e CYP19, por Sabrina da Silva Santos, na sala 524 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 03/06/2013 14:17:19
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Claudia Pereira, durante a sessão científica Estudo comparativo de cinco medidas genéricas de qualidade de vida baseada em preferência e seus usos em avaliações de tecnologias em saúde, na quarta-feira (29/5), apresentou os resultados da sua tese de doutorado. O estudo analisou a relação entre variáveis sociodemográficas, econômicas e qualidade de vida referentes à saúde nos Estados Unidos, comparando cinco medidas de avaliação com base em preferências. Segundo ela, o interesse pela medição da qualidade de vida relacionada à saúde do indivíduo tem aumentado nos últimos anos, principalmente em virtude das mudanças no perfil de morbimortalidade do nosso país e maior prevalência das doenças crônicas não transmissíveis.
Notícia
Publicado em: 03/06/2013 14:13:21
"A academia não dorme e tampouco o livro agoniza. No cenário brasileiro, embora a avaliação de órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sejam referência no ambiente acadêmico, a universidade e os institutos de ensino e pesquisa, entre eles os devotados à saúde e toda a sua produção, devem assumir uma compreensão própria do assunto, estimulando e valorizando a produção de livros e capítulos de livro." A opinião é de João Carlos Canossa Pereira Mendes, editor executivo da Editora Fiocruz, que defendeu, no dia 28/5, na ENSP, a dissertação de mestrado em Saúde Pública intitulada A saúde que se lê: uma reflexão a partir da trajetória da Editora Fiocruz.