Notícias do Informe
14.775 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 02/06/2015 14:20:19
Na vida real, o principal objetivo da medicina contemporânea é de fato o paciente? Esse é apenas um dos questionamentos apresentados no livro A medicina financeira, a ética estilhaçada, de Luiz Vianna Sobrinho, publicação que norteará o Seminário Que medicina é essa? Saúde para quem? promovido pela ENSP. Ao longo de três mesas-redondas e nove expositores convidados, pretende-se debater a quem realmente serve a nossa medicina e quais são os interesses que, de fato, determinam as decisões na área da saúde; além de analisar o conflito surgido com a implantação repentina do programa Mais Médicos, entre o Governo Federal e as entidades de representação da classe médica, que só reforça a ideia de que o paciente talvez não seja verdadeiramente o foco da questão. As atividades estão marcadas para os dias 12, 19 e 26 de junho, sempre as 10 horas, na Esola. O evento é aberto a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia. Confira, em anexo, a programação completa.
Notícia
Publicado em: 02/06/2015 14:05:54
A edição n° 153 de junho de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, traz como matéria principal o projeto bem sucedido proposto pela Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (Foirn), no Amazonas, apoiado por instituições diversas e coordenado pela Fiocruz, para promover e elevar a escolaridade de agentes comunitários indígenas de saúde. Além disso, qualificar a atenção básica, respeitando as especificidades culturais e territoriais. Segundo a reportagem, “139 agentes concluíram o curso técnico, após longos afastamentos das famílias e deslocamentos até os polos de formação. Em aulas, treinamentos e discussões, estão presentes as políticas e procedimentos do SUS e também a rica tradição de cuidados de cada etnia”.
Notícia
Publicado em: 02/06/2015 10:44:59
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto , na Fiocruz - Brasília, será realizado o I Colóquio de Análise de Redes Aplicada e Prospecção Tecnológica, realizado pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz/Brasília e pela Universidade de Brasília, com discussão sobre análise de redes e prospecção tecnológica em diversas áreas, como: saúde, segurança, informação, território, políticas públicas, negócios, inteligência do futuro, gestão, sociedade, entre outras. As inscrições terminam em 30/06.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 16:14:57
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) deu início ao processo que vai eleger sua nova diretoria. Até o dia 15/6, acontecerão as incrições de chapas para concorrerem à Diretoria e de instituições para o Conselho Deliberativo. Nestas duas semanas do prazo para o registro de candidaturas, devem ser apresentados a chapa e seus candidatos mediante requerimento para a Diretoria e para o Conselho Deliberativo, dirigido pelo candidato ao Secretário Executivo da Abrasco. O processo de votação será por voto secreto, e realizado por correspondência ou pela votação direta em urna durante o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecerá no período de 28 a 30 de Julho de 2015, em Goiânia.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 14:41:30
Direito às Diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania. Este é o tema do 2º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), de 4 a 6 de junho, em João Pessoa (PB). O objetivo central do evento é problematizar as violações de Direitos Humanos das diferentes formas de viver as cidades. A sociedade assiste diariamente ao crescimento de violências e de crimes contra segmentos vulneráveis ou que se contrapõem aos padrões normativos da sociedade contemporânea. Tais fenômenos se tornam mais graves quando são reforçados por instituições que deveriam proteger e promover o respeito às diversidades. Além de uma extensa programação científica, o encontro promoverá 80 rodas de conversa, gerando um importante espaço de reflexão e pactuação de ações que visem mobilizar diversos atores sociais para questionar e lutar contra os discursos de ódio e de intolerância e a crescente monopolização das cidades em favor do lucro e da exclusão social. A ENSP estará presente ao fórum, com seus pesquisadores e alunos, participando ativamente nos três dias de debates. A Abrasme tem como presidente o pesquisador da Escola Paulo Amarante.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 10:42:18
O Ministério da Saúde abriu chamamento público para projetos em 23 linhas de pesquisa em temas estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é fortalecer o SUS e contribuir para a melhoria das condições de saúde da população brasileira. Entre os temas propostos estão o impacto do Programa Mais Médicos em áreas vulneráveis, as principais causas de morte materna entre os povos indígenas, a investigação sobre a situação vacinal nas capitais brasileiras, o impacto da implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e avaliação da qualidade da atenção hospitalar no país. Ao todo, o Ministério irá disponibilizar R$ 23,5 milhões para o desenvolvimento das pesquisas.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 10:27:46
No dia 2 de junho, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Hotelaria hospitalar como ferramenta de gestão do cuidado, por Olinda Fabiani Cardoso Gil, na sala 718 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 10:09:44
A terapia com medicamentos pós-exposição ao HIV terá novas recomendações para atendimento. O Ministério da Saúde colocou em consulta pública o Protocolo de Profilaxia Antirretroviral Pós-Exposição de Risco para Infecção pelo HIV. O documento ficará à disposição dos profissionais de saúde e público em geral para sugestões por um mês. A proposta foi apresentada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec), que aprovou o texto e o disponibilizou para a contribuição da sociedade.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 09:57:37
O colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, noticiou, na edição de domingo (31/5), pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) que relata evolução na mortalidade por doença de Alzheimer. Segundo o estudo, para o conjunto das capitais do país, o grupo etário de pessoas com 80 anos ou mais apresentou, no período de 2000 a 2009, aumento da mortalidade de 15,5% entre as mulheres e 14% entre os homens. Já na faixa de 60 a 79 anos, o crescimento foi de 8,4% e 7,7%, respectivamente. O estudo, desenvolvido pela pesquisadora Jane Blanco Teixeira, foi publicado no Cadernos de Saúde Pública.
Notícia
Publicado em: 01/06/2015 09:24:59
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP) já está disponível on-line. A publicação destaca o Projeto de Lei 4.148/08, em tramitação no Senado, que caso seja aprovado, alimentos como óleos, bolachas, margarinas, enlatados e até papinhas de bebê serão comercializados sem a identificação da presença de transgênicos em suas composições. Para receber as opiniões da sociedade sobre este e outros assuntos, o Senado Federal disponibilizou um espaço institucional em seu Portal, o e-Cidadania, que permite a participação online do cidadão brasileiro para que colaborar de forma mais direta e efetiva com o processo de atuação parlamentar e legislativa do Senado.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 16:22:04
Com o objetivo de padronizar e melhor instrumentalizar os fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o cumprimento da nova regulamentação de controle do tabaco, o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e a Coordenação de Educação à Distância (EAD/ENSP) lançaram a Comunidade de Práticas sobre Controle do Tabaco. Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes - mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo. "Os fiscais da Anvisa devem ter base para autuar esses ambientes e saber se estão de acordo com a legislação. O propósito é agregar conhecimentos e promover o compartilhamento de informações, experiências e formas de atuação", afirmou a coordenadora do Cetab/ENSP, Valeska Figueiredo.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 15:23:57
Andre Pereira Neto, pesquisador da ENSP, fala da recente pesquisa sobre a qualidade das informações disponíveis sobre tuberculose na internet, e aborda ainda perspectivas futuras de avaliação e as mudanças na relação médico-paciente.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 14:13:01
A dengue é considerada uma das doenças de maior incidência nas regiões intertropicais ao redor do planeta, um importante problema de saúde pública. A porta de entrada preferencial para atendimento da pessoa com suspeita de dengue é a Atenção Primária. Para analisar a adequação desses serviços localizados nos bairros da Área de Planejamento 33/RJ (bairros limites são Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Cascadura, Pavuna, Campinho, Guadalupe), foi desenvolvida uma dissertação de mestrado de Epidemiologia em Saúde Pública pela aluna Danielle Amaral de Freitas com orientação do pesquisador Reinaldo Souza dos Santos. No período estudado pela aluna (2011 a 2012), ocorreram 896 internações entre residentes da AP 33, ou seja, quase 2% dos pacientes notificados foram hospitalizados. "A maioria dos residentes da área foi notificada antes do 4° dia do início dos sintomas, sugerindo que essas pessoas com suspeita de dengue estão sendo acolhidas nos serviços de saúde em tempo oportuno, e poderiam receber orientações sobre sinais de alarme e riscos de agravamento do quadro antes do período crítico." O estudo aponta que a maioria não possui cobertura de Estratégia de Saúde da Família, o que permitiria melhor acesso aos serviços de saúde, bem como mais ações intersetoriais.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 13:59:08
No Estado da Bahia, a equipe de enfermagem é composta de 75% de técnicos e auxiliares e 25% de enfermeiros, com elevada concentração (73%) na capital. A conclusão é da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Conselho Regional da Bahia (Coren/BA). Apesar de 67% dos entrevistados terem apontado como extremamente desgastante o desempenho de sua rotina de trabalho, ela foi considerada satisfatória por 73,8% dos pacientes e familiares atendidos. O lançamento da pesquisa foi realizado no Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores, nesta sexta-feira.
Notícia
Publicado em: 29/05/2015 13:37:27
Terceirização, agrotóxicos, maioridade penal, o assassinato de um médico na Lagoa Rodrigo de Freitas, o corte de recursos da saúde. São tanto os temas que palpitam na vida política nacional, que se chega a perder o fôlego ao dizê-los assim, de uma só vez. Há quem possa achá-los monótonos ou espinhosos, mas ao se recusar debatê-los, emerge, como um fantasma, uma antiga máxima, atribuída a pelo menos um par de pensadores, como devem ser os bons axiomas: aquele que, por não gostar, se recusa a debater política, acaba governado pelos que gostam. Essa falta de pendor para o debate e busca de consenso não pareceu dar as caras, entretanto, na roda de conversa que, no dia 27/5, marcou o início das comemorações dos 30 anos do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).