Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.794 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 11:37:07
Na segunda-feira (29/5), o médico pneumologista Hermano Castro tomou posse para mais quatro anos como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A cerimônia ocorreu durante as celebrações de 117 anos da Fiocruz na Tenda da Ciência. "A Fiocruz completa, mais uma vez, seu ciclo de democracia interna, e isso é muito importante, pois trata-se de um momento no qual o país atravessa uma crise institucional e democrática, no contexto de um governo ilegítimo; e, mais ainda, nesse período, com as denúncias que tornam inviável a continuação desse governo. Faz-se relevante essa confirmação democrática, de eleições diretas, na qual a comunidade elege seu presidente e os diretores de suas unidades. É a demonstração de uma prática democrática que deveria ser repetida a todo tempo e está em nossa Constituição. No momento em que o país atravessa enorme crise institucional, a Fiocruz dá um exemplo nesse campo, que deveria ser repetido, principalmente diante do clamor da sociedade por eleições diretas. A posse coletiva dos diretores das unidades que compõem a Fundação é um momento no qual cada diretor se reveste de uma autoridade outorgada pela comunidade, renovando com isso os compromissos com a saúde pública, com o Sistema Único de Saúde, com a inovação tecnológica, mas, em especial, os compromissos democráticos com a população e a sociedade brasileira", destacou o diretor da ENSP.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 11:31:58
A Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratórios (VDAL) concluiu, na quinta-feira, 18 de maio, o curso de Planejamento Tático de Portfólio (PTP), em parceria com o Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ/ENSP). O curso teve como objetivos a capacitação dos participantes na metodologia de PTP para o desenvolvimento do planejamento nos seus respectivos ambulatórios e laboratórios; assim como, a construção do planejamento da Vice-Direção de Ambulatórios e Laboratórios. 
Notícia
Publicado em: 30/05/2017 14:52:15
Estudar os efeitos genotóxicos decorrentes da exposição crônica a benzeno oriundos ambientalmente e ocupacionalmente dos vapores de gasolina foi o objetivo da pesquisa da aluna do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, Isabele Campos Costa Amaral, sob orientação das pesquisadoras Ariane Leites Larentis, Paula de Novaes Sarcinelli e Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos. Foi feita a comparação de uma população formada por trabalhadores expostos ocupacionalmente ao benzeno em baixas doses oriundos de postos revendedores de combustíveis da zona oeste do Rio de Janeiro, localizados na Área de Planejamento AP 5.3 do município do RJ, que compreende os bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba, e uma população exposta ambientalmente ao benzeno, sendo formada por trabalhadores das portarias terceirizados da Diretoria de Administração do Campus da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 30/05/2017 11:51:02
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com chamada aberta para o Programa de Estágio Internacional para as Residências Médica e Multiprofissional em Saúde da Família 2017. Criada a partir do acordo de cooperação com a Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP) e o Instituto Nacional de Higiene Epidemiologia e Microbiologia (INHEM), importantes centros formadores em Saúde Pública na América Latina, a oferta de estágio visa fornecer conhecimento das características do sistema de saúde cubano, assim como vivenciar a realidade dos programas e serviços de Atenção Básica e epidemiologia em Cuba. As inscrições devem ser realizadas pelo do e-mail da Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP (ensp.aci@gmail.com) até o dia 09 de junho de 2017.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 17:33:06
Foi aprovado na última quarta-feira (24), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o relatório final do projeto de lei 6.437/16, que altera o texto da Lei 11.350/2006 - que regulamenta a atividade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) - para dispor de temas como as atribuições, formação, jornada e condições de trabalho dos ACS e ACE. O projeto, que segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça - para então ser encaminhado para o Senado -, foi aprovado por unanimidade na comissão, que realizou audiências públicas em 21 estados do Brasil para debater a proposta.  
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 15:24:20
As violências sofridas por quem vive nos territórios de exclusão, muito além dos confrontos armados, estende-se por campos inimagináveis para quem vive do lado privilegiado dos muros. Na favela, até o direito a morrer dentro de casa ou ser enterrado com nome e sobrenome é cerceado. Eis a triste conclusão que se tira dos relatos apresentados durante o quarto dia do XII Ciclo de Debates Conversando Sobre a Estratégia de Saúde da Família. Com o tema Violência nos territórios de alta vulnerabilidade: o lugar da saúde, a discussão contou com a participação de Rafael Morganti e Valeska Antunes, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que atuam em unidades em áreas marcadas pela violência e ausência do estado.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 14:09:15
No dia 30 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública A agricultura urbana brasileira frente aos desafios do cenário do saneamento urbano brasileiro, por Anna Beatriz Torres, a partir das 10 horas, na sala 403 do prédio da ENSP. Confira.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 13:58:46
A revista Cadernos de Saúde Pública (volume 33 número 4),disponível on-line, destaca a crise no financiamento da pesquisa e pós-graduação no Brasil. Os pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Egberto Gaspar de Moura e Kenneth Rochel de Camargo Junior assinam o editorial, onde informam que, de 2007 a 2014, o Rio de Janeiro e quase todos os estados brasileiros experimentaram um ciclo raro de financiamento contínuo à pesquisa e pós-graduação.
Notícia
Publicado em: 29/05/2017 12:40:07
O XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família discutiu temáticas importantes da política macroeconômica, da política de saúde e da própria Estratégia de Saúde da Família abordando seus conceitos, práticas, desafios e potências. Reunidos durante cinco dias, professores, alunos, trabalhadores e residentes desfrutaram de diversas experiências da produção de conhecimento de forma compartilhada. O último dia de atividades trouxe a redução de danos, conceito que surgiu na década de 1990, quando diversos países latino-americanos passaram a desenvolver programas de troca de seringas entre pessoas que faziam uso de drogas injetáveis, como parte de suas respostas frente à epidemia de HIV/Aids. Para discutir a questão, estiveram presentes o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Denis Petuco e a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rita Cavalcante. A mesa Política de redução de danos e produção de cidadania foi coordenada pelo membro da Equipe Consultório na Rua (CnaR-CFADS), Césio Sotero. Finalizando esta edição do Ciclo de Debates, houve, também, a formatura da 11ª turma de Residência Profissional em Saúde da Família (2015/2017).
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 16:21:21
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP/Fiocruz lançará, nesta segunda-feira (29/5), o livro Direitos Humanos e Saúde: construindo caminhos, viabilizando rumos, às 14 horas, no salão internacional. Fruto do mestrado profissional em Direito e Saúdede, um exitoso projeto de formação no município de Vitória da Conquista, na Bahia, o livro é uma produção do Cebes e alia experiências vivenciadas no percurso acadêmico dos alunos nos campos da saúde e da ciência jurídica na região. O evento é aberto aos interessados.  
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 15:56:47
Em comemoração ao seu aniversário de 117 anos, a Fiocruz, durante quatro dias, promoverá palestras, oficinas, mostras científicas, apresentações artísticas e ações de prevenção e promoção a saúde. A programação especial inclui ainda a posse dos diretores eleitos nas unidades da Fundação, na segunda-feira, dia 29 de maio, às 11 horas, na Tenda da Ciência. Com resultado homologado em 11 de maio, Hermano Castro foi reeleito diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)  para o quadriênio 2017-2021.
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 15:39:19
Segundo informações obtidas pela área de Segurança da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Wilson Mello de Oliveira, irmão dos trabalhadores da Fiocruz Ubirajara Cosme Mello de Oliveira, do Serviço de Informação e Estatística do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, e Marcos Antônio Mello da Silva, que atua na Portaria do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), morreu durante a operação policial que está sendo realizada desde do início da manhã de hoje (26/5) nas comunidades Mandela I e Mandela II. 
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 15:19:07
No dia 29 de maio, quatro dissertações de mestrado, sendo uma em Epidemiologia em Saúde Pública, e uma tese de doutorado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 13:05:36
Na semana em que o governo de São Paulo fez uma operação violenta para acabar com a Cracolância na capital paulista, o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Dênis Petuco, fala sobre a política brasileira de combate às drogas, que prioriza a repressão e não a prevenção. Na entrevista, Dênis também fala sobre os caminhos alternativos para este combate, a política de redução de danos, aborda a questão da legalização das drogas no Brasil e a carga moral que está envolvida nesse debate. Segundo ele, o usuário de crack talvez seja a mais brutal face da miséria urbana na contemporaneidade. 
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 12:56:19
Os desafios de uma esquerda enfraquecida frente à abertura de um novo ciclo político serão analisados no próximo debate online da série Futuros do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. A discussão se dará em torno do livro Esquerda: crise e futuro, do professor e pesquisador José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e pesquisador associado do CEE-Fiocruz. Ao seu lado, participará do debate a professora Ingrid Sarti, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (Pepi-UFRJ), fazendo comentários à exposição do autor. O evento será realizado em 1/6/2017, e como nos demais debates online da série, a participação é virtual. Qualquer pessoa pode se conectar pelo blog do CEE-Fiocruz, acompanhar o debate em tempo real e fazer perguntas aos participantes.