Notícias do Informe
14.794 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 12:28:03
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) organizou a Semana do Meio Ambiente. Durante dois dias a Escola promoverá oficinas, rodas de conversas, exposições e palestras que pretendem discutir os mais diversos temas ligados ao meio ambiente. Dando início as atividades, na quarta-feira, 7 de junho, serão realizadas sete oficinas artesanais, uma palestra sobre alimentação saudável, duas rodas de conversa - uma sobre impactos ambientais nos rótulos e outra sobre território e sustentabilidade - além de uma exposição de livros relacionados a sustentabilidade, e a tradicional ação do projeto Livro em Movimento, que consiste na doação e troca de livros para promoção de cultura. As atividades são abertas a todos os interessados e toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola. Participe!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 11:29:23
No dia 13 de junho, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública e defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 06/06/2017 11:19:41
O Catálogo 2016 - 2017, que acaba de ser lançado, traz cerca de 430 títulos já lançados pela Editora Fiocruz nos seus quase 25 anos de existência, inclusive os já esgotados. Os títulos são listados por classificação temática e também organizados em fichas completas, que trazem a reprodução da capa e o resumo do conteúdo. Para facilitar a busca, no final o leitor encontra ainda uma lista de todos os títulos em ordem alfabética e com a indicação das páginas das respectivas fichas. Além dos livros já lançados, a publicação traz uma relação dos lançamentos programados para 2017.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 16:20:59
Em duas horas de exibição, a trajetória do grupo indígena Guarani-Kaiowá, nação que ocupou toda a região pampeira e do cerrado sul-americano e que tem sido invisibilizada e dizimada desde que os europeus começaram a desbravar a região, a partir do século XVIII, é contada com força e riqueza de imagens e histórias pelo cineasta Vincent Carelli no filme "Martírio". A exibição fez parte das atividades do evento #DemarcaçãoJá, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) durante o dia 30 de maio. Mesmo a extensa duração do filme não fez esmorecer o público, composto por pesquisadores e estudantes da ENSP/Fiocruz e do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), além de jornalistas e demais interessados.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 16:03:38
“Nesta hora que estamos aqui conversando, alguém deve estar matando um índio, só que nós só vamos saber muito mais tarde, quando o índio já estiver morto. É a cobiça da terra, a cobiça do subsolo e a cobiça das riquezas naturais”, comentou alguém num auditório repleto de expectativa pelo início do debate #DemarcaçãoJá – sobre os Retrocessos nos Direitos Indígenas no Brasil que aconteceu no dia 30 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A frase é de Noel Nutels, sanitarista que adotou a causa indígena, e a teria dito na CPI do índio, em 1968. Tristemente atual.
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 14:50:06
Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e vice-presidente da Associação Brasileira de Coletiva (Abrasco), referência em saúde mental, defende a substituição definitiva do modelo biomédico, institucionalizante e hospitalocêntrico de internação compulsória pela Atenção Psicossocial, com financiamento público adequado. Para ele, é preciso uma mudança cultural sobre o que é saúde e sobre qual o papel do Estado em nossa sociedade.
Notícia
Pesquisa analisa fatores associados ao estado nutricional de crianças quilombolas na região Nordeste
Publicado em: 01/06/2017 16:42:25
No dia 6 de junho, apresentação de dissertação de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Fatores associados ao estado nutricional de crianças quilombolas menores de 5 anos na Região Nordeste do Brasil, por Félix de Jesus Neves, a partir das 9 horas, na sala 602 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 16:18:42
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) dará início a mais um ciclo de gestão em sua Direção. Reeleito para o quadriênio 2017-2021, o diretor Hermano Castro será reconduzido ao cargo na nesta terça-feira, 6 de junho. A cerimônia de posse será marcada pela conferência O Desafio da Conjuntura e Saúde no Brasil, que contará com a participação da professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), a cientista política Sonia Fleury. A conferência será coordenada pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da ENSP, Paulo Amarante. A cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, está marcada para as 13h30 no auditório térreo da Escola, seguida da conferência às 14 horas. Assista a cerimônia on-line através do link http://webconf2.rnp.br/ensp1.
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:55:46
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola.
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:25:30
Disponível on-line, a matéria de capa da edição n°177 de junho de 2017 da Revista Radis constata a situação da região cortada pela transposição do rio São Francisco. A repórter Ana Cláudia Perez e o fotógrafo Sérgio Eduardo de Oliveira registraram depoimentos de quem convive com a pouca água e o rico bioma do semiárido. "Diante da obra controversa, pelo seu alto custo, impacto socioambiental, restrições de acesso aos canais e a possibilidade do uso humano da água ficar em segundo plano em relação à apropriação pela indústria e o agronegócio, muitos expressam um sentimento dúbio de desalento e esperança." Como destaca a repórter, "no sertão, nada é apenas o que parece. O solo ressequido também dá boas cacimbas; um dia nublado com um céu de chumbo, em vez de assustar, fica "bonito pra chover"; e aquela vegetação exuberante pode ser somente a "seca verde", fenômeno que ocorre quando as chuvas são mal distribuídas - até muda a paisagem, mas não significa um bom inverno."
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:26:22
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente - 2017. Oferecido na modalidade presencial, a proposta visa apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Segundo o coordenador Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras. As inscrições seguem abertas até 1º de agosto e devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:15:52
No próximo 01/06, quinta-feira, a partir das 10h, o Isags (organismo permanente da União das Nações Sul-Americanas que investiga temas de Saúde na região) promove em sua sede o debate Dia Mundial sem Tabaco - Os custos para o desenvolvimento na América do Sul. O evento acontecerá no marco da data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar a importância da luta contra o consumo da substância que mata cerca de 6 milhões de pessoas ao ano, uma cifra que, segundo a organização, aumentará para até 8 milhões de mortes anuais em 2030.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 15:01:42
As medidas para erradicação do uso do tabaco podem ajudar os países a evitar que milhões de pessoas adoeçam e morram de enfermidades relacionadas a esse produto, além de combater a pobreza e, de acordo com o primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre seus efeitos no meio ambiente, reduzir a degradação ambiental em grande escala. Em 2017, no Dia Mundial Sem Tabaco, a OMS recorda a ameaça que esse produto representa ao desenvolvimento dos países e pede aos governos que implementem medidas fortes de controle do tabagismo, como a proibição de marketing e publicidade de tabaco, promoção de embalagens neutras para esses produtos, aumento dos impostos especiais e proibição de fumar em lugares públicos fechados e locais de trabalho.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 12:36:19
Já estão disponíveis, no Canal da ENSP no Youtube, todos os debates que aconteceram no XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. De 15 a 19 de maio, professores, alunos, trabalhadores e residentes desfrutaram de diversas experiências da produção de conhecimento de forma compartilhada. O Ciclo discutiu temáticas importantes da política macroeconômica, da política de saúde e da própria Estratégia de Saúde da Família abordando seus conceitos, práticas, desafios e potências, além da realização da tradicional cerimônia de formatura da última turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. Acesse a playlist do evento e confira os vídeos.
Notícia
Publicado em: 31/05/2017 11:45:26
O 18 de maio marca a história do país como a data de encerramento do primeiro Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, que teve a célebre frase “Por uma sociedade sem manicômios” como fecho de seu documento final, a “Carta de Bauru”. A partir de então, aumentou o processo de contestação sobre o tratamento dado a homens e mulheres atendidos em hospitais psiquiátricos, o que deu corpo ao movimento da Reforma psiquiátrica brasileira e, anos depois, levou à criação e promulgação da lei 10.216/2001, que determina a desinstitucionalização de pacientes e a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como alternativas a manicômios e abrigos. No ano em que a “Carta” celebra 30 anos, essa e outras histórias foram lembradas e celebradas em sessão solene realizada em 17 de maio, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que contou com a presença de Paulo Amarante, pesquisador do Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.