Notícias do Informe
14.796 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/03/2018 14:30:38
"A vida já esteve melhor para Dona Ciça e pelo menos outros 2,5 milhões de brasileiros que podem ter cruzado de volta a linha da pobreza. Apenas três anos após deixar de figurar entre os países que integram o Mapa da Fome - relatório produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) -, o Brasil corre o risco de retornar a essa lista nada honrosa." Dona Ciça é Cícera João da Silva, uma das entrevistadas pela repórter Ana Cláudia Peres para a matéria de capa da revista Radis nº 186, de março de 2018, a quem contou que "tem medo de quase nada nesta vida", mas "tem medo da fome". A advertência sobre a fome no Brasil, feita pelo diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, reforça o alerta disparado seis meses antes por um grupo de 20 entidades da sociedade civil brasileira que divulgaram um documento apontando na mesma direção. A "volta da fome" também será o tema da aula inaugural da ENSP, em 12/3, para a qual foram convidados Ana Maria de Castro, socióloga do Ifcs/UFRJ e filha de Josué de Castro; Francisco Menezes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Daniel Carvalho de Souza, filho de Betinho e que prossegue com seu trabalho na Ação da Cidadania; e Maria Emília Pacheco, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).
Notícia
Publicado em: 05/03/2018 11:32:05
No dia 28/2/2018 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) demitiu Vicente Soares Almeida, engenheiro agrônomo, mestre em Impactos Ambientais e pesquisador concursado da área de Impactos Ambientais que desempenhava suas funções desde 2005. Para a Embrapa, Vicente Almeida descumpriu dispositivos do seu "Código de Conduta e Código de Ética". Tal violação estaria impondo desgaste a imagem da empresa por denunciar às autoridades competentes, desvios e irregularidades trabalhistas, ambientais, financeiras e administrativas, muitas delas com processos judiciais já transitado em julgado, como a recente decisão do TST sobre assédio moral na empresa.
Notícia
Publicado em: 05/03/2018 11:14:11
A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz convida todos os pesquisadores da Fundação para a palestra Os impactos da Lei da Biodiversidade nas atividades de P&D e o Sisgen na prática, que será realizada no dia 14 de março, às 9h, no auditório da ENSP.
Notícia
Publicado em: 02/03/2018 16:49:56
Sergio Rego, coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) fala sobre as expectativas para a próxima turma e faz um balanço dos sete anos de atuação do PPGBIOS.
Notícia
Publicado em: 02/03/2018 13:33:54
Olhares femininos no cárcere é o tema de abertura do ano letivo da Fiocruz, que será realizada no dia 8 de março, às 9h, no Museu da Vida, no campus da Fundação em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Avenida Brasil, 4.365). A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Maria do Carmo Leal, uma das coordenadoras do estudo Nascer nas prisões, e a fotógrafa Nana Moraes, autora da exposição Ausência, estarão à mesa de debates. O evento contará ainda com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e do vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Manoel Barral Netto. No Dia Internacional da Mulher, a discussão traz à tona os dados estatísticos relacionados às condições de vida e de saúde da população feminina encarcerada - e os sentimentos de quem vive e de quem conheceu essa realidade - e apresenta uma trilogia autoral sobre a vida de mulheres estigmatizadas e as relações dessas mulheres com seus filhos e familiares por meio de fotografias e cartas.
Notícia
Publicado em: 01/03/2018 14:11:51
"Metade da humanidade não come; a outra metade não dorme, com medo da que não come". Foi com essas palavras certeiras que o médico, geógrafo, nutrólogo e pensador brasileiro Josué de Castro começou a chamar a atenção do Brasil e do mundo para uma de nossas grandes mazelas: com uma das mais pujantes agriculturas do planeta, éramos um país faminto. A aguerrida e longa luta de nomes como Josué, Betinho, entre outros, e a lenta institucionalização de políticas de combate à fome fez com que, há pouco tempo, o Brasil saísse pela primeira vez do Mapa da Fome da ONU. Mas cientistas que trabalham sobre os muitos aspectos desse tema estão em alerta. O rápido desmonte de políticas sociais do atual governo e a crise econômica vem solapando as poucas conquistas efetuadas nesse campo e o Brasil pode voltar para esse ranking vergonhoso. Diante da urgência de um tema como esse - afinal, como disse o Betinho, quem tem fome tem pressa - a ENSP traz para a mesa de sua aula inaugural o tema da fome. Assista ao vivo no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 28/02/2018 16:05:16
Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) para turma de 2018. Os cursos oferecem total de 36 vagas, sendo 20 destinadas ao doutorado e 16 ao mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de abril, exclusivamente pelo site do programa. O PPGBIOS é realizado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação geral do PPGBIOS está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego. As aulas são presenciais, e o curso gratuito.
Notícia
Publicado em: 28/02/2018 15:44:55
Em relação às mensagens que têm circulado nas mídias sociais sobre mutações no vírus da febre amarela, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece algumas informações.
Notícia
Publicado em: 27/02/2018 15:23:23
A revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 23 n. 2) aborda o tema Adoecimentos e sofrimentos de longa duração: contribuições das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Esse número temático divulga as contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais sobre a temática, principalmente, no que se refere às interpretações dos adoecidos quanto aos modos de refletir, atuar e de lidar com os adoecimentos, seus tratamentos, diagnósticos, efeitos e implicações sobre as suas vidas e biografias. Uma parte dos estudos integrou as apresentações do Grupo de Trabalho Adoecimentos e Sofrimentos de Longa Duração do VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, coordenado pelos organizadores deste número da publicação.
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 17:26:59
Não deixem que te calem! Com essa palavra de ordem, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comemora mais um Dia Internacional da Mulher. A temática abordada neste ano é a legalidade e ilegalidade do aborto na perspectiva da vida das mulheres. A palestra acontecerá no dia 8/3, às 13h, no auditório térreo da ENSP. Além do debate - organizada pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) -, a programação comemorativa abarca a exibição do filme Libertem Angela Davis, que trata das questões relacionadas à defesa dos direitos humanos. A sessão acontecerá no dia 6/3, às 14h, no salão internacional da ENSP
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 13:51:27
A população tem acompanhado as notícias sobre o surto de febre amarela que, segundo as últimas estatísticas brasileiras, apresenta o maior número de casos dos últimos 30 anos. Isso tem gerado dúvidas e preocupações sobre quem pode, quem deve e quem não pode nem deve receber a vacina. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 6 meses, lactantes de crianças com até 6 meses de idade e gestantes. Segundo a pediatra do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Marlene Roque Assumpção, o bebê menor de 6 meses pode ser contaminado pelo vírus atenuado da doença, usado na fabricação do imunizante, “caso a mãe do lactente, menor de 6 meses, receba o imunizante, essa transmissão se dá através do leite materno e pode causar efeito adverso, como a encefalite viral,” destaca a pediatra.
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 13:35:43
O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira (21/2), as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. No período de monitoramento (de 1º de julho/2017 a 20 de fevereiro de 2018), foram confirmados 545 casos de febre amarela no país, sendo que 164 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 1.773 casos suspeitos, sendo que 685 foram descartados e 422 permanecem em investigação neste período.
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 13:29:23
O maior especialista em entorpecentes do Brasil foi intimado a depor por apologia ao crime: o psicofarmacologista Elisaldo Carlini prestou depoimento à polícia de São Paulo, no dia 21 de fevereiro, por estudar os efeitos medicinais da maconha há 50 anos, como pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) presta total solidariedade ao professor Carlini, que está sendo alvo de mais um ataque à Universidade Pública e à pesquisa científica no Brasil.
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 13:01:29
Estão abertas as inscrições da edição de 2018 do Fiocruz Acolhe. O evento tem o objetivo de dar as boas-vindas aos estudantes estrangeiros e aos brasileiros de outras regiões do país que desenvolvem estudos nas unidades da instituição no Rio de Janeiro. O Fiocruz Acolhe será realizado no dia 14 de março, das 9h às 12h, no Bandejão anexo ao Restaurante Artur Brandão, no prédio onde funciona a Asfoc-SN, no campus de Manguinhos. Clique aqui para se inscrever.
Notícia
Publicado em: 26/02/2018 12:17:58
O Brasil confirmou 545 casos de febre amarela, com 164 mortes, entre julho de 2017 e fevereiro deste ano. Os dados são do mais recente boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 21 de fevereiro. O levantamento reúne as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país. Depois de Minas Gerais, que começou uma campanha de vacinação no ano passado, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia iniciaram suas campanhas este ano. Para dar conta da demanda, foi adotada a estratégia de fracionar a dose da vacina, o que garante a imunização por, pelo menos, oito anos. O Ministério da Saúde estuda ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o país ainda em 2018.