Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.796 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 19/03/2018 16:38:51
Em alusão à "Semana Nacional de Mobilização e Luta contra a Tuberculose", o Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da ENSP/Fiocruz, promoverá uma série de atividades com intuito de estimular gestores, acadêmicos, parlamentares e diferentes instâncias da sociedade civil organizada a desenvolverem ações que possam dar visibilidade, mobilizar e incentivar o enfrentamento desse problema de saúde pública. No dia 21 de março, uma ação em parceria com as secretarias municipais de saúde (SMS), educação (SME) e Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) apresentará o projeto "Práticas Educativas na área da Tuberculose", seguido da palestra "A Escola integrada à Saúde". No dia 23, o CRPHF receberá o do pesquisador da ENSP e coordenador da Pós em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, para proferir o debate "Ética, Formação e Prática em Saúde", no auditório 1, a partir das 9 horas. Em 2018, o Dia Mundial da Tuberculose (24/3) dará ênfase ao compromisso de cada indivíduo para dar fim à TB, com o tema Líderes para um Mundo Livre da Tuberculose. Acesse a campanha (em espanhol) aqui.
Notícia
Publicado em: 19/03/2018 12:22:48
Unidades de saúde do país distribuíram em meados de janeiro os primeiros comprimidos para profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). São Paulo começou a disponibilizar em 18 de janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, a PrEP já pode ser buscada em 36 serviços do SUS em 22 cidades brasileiras de 10 estados e do Distrito Federal. O Brasil, então, passa a ser o primeiro país da América Latina a oferecer esse novo método de prevenção à infecção pelo HIV em um sistema público de saúde. Recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2012, a PrEP é vendida na rede privada nos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Escócia e Peru. Na França e na África do Sul, está disponível na rede pública.
Notícia
Publicado em: 16/03/2018 17:42:21
O acesso ao prontuário dos pacientes que se tornam participantes de pesquisa e o dever da preservação e do sigilo desses dados estarão em pauta na próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), na quarta-feira, 21 de março. "Confidencialidade dos dados de pesquisa e direito à privacidade dos participantes" será o título do evento que receberá a professora da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb/Ufba) e especialista na área de direito do paciente, Camila Vasconcelos, e a coordenadora do Comitê de Ética do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Ana Costa (debatedora). O Ceensp está marcado para as 14 horas, é aberto ao público e será coordenado por Jeniffer Braathen, do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 16/03/2018 15:23:36
Encontra-se disponível na Plataforma Sigals o edital do curso de Especialização em Pneumologia Sanitária 2018. Com a oferta de 30 vagas (sendo 25 alunos brasileiros e 5 alunos estrangeiros), a especialização tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde a analisar criticamente, planejar, promover ações, desenvolver vigilância epidemiológica e gerenciar programas de controle, no âmbito da tuberculose. A inscrição estará disponível a partir de 21 de março. "O curso existe desde 1979 e possui longa tradição na capacitação de profissionais de saúde de todo país. Atuamos em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde visando a mudança de paradigma em relação à tuberculose”, afirmou o coordenador Jesus Ramos.
Notícia
Publicado em: 16/03/2018 15:22:39
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CRPHF/ENSP), promoverá uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O evento, marcado para sexta-feira, 23 de março, debaterá 'Ética, Formação e Prática em Saúde', e para tal, contará com a palestra do pesquisador da ENSP e coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego. O evento acontecerá no auditório 1 do Hélio Fraga, a partir das 9 horas, é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Segundo o pesquisador do CRPHF, Pablo Dias Fortes, "o intuito do evento é ser uma oportunidade para refletir sobre um tema de vital integridade para o Sistema Único de Saúde (SUS), perante o compromisso de aprimorar a capacidade de julgamento em relação às decisões que constituem o cotidiano dos serviços de saúde". Para marcar a data, a Fiocruz iluminou o Castelo Mourisco com a cor vermelha. 
Notícia
Publicado em: 15/03/2018 16:22:47
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta profundamente o assassinato da vereadora Marielle Franco, executada com o motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de terça-feira, 14 de março de 2018. A Escola se solidariza com os familiares e amigos de Marielle, que deixa uma filha de 20 anos, e reforça que não se calará diante da arbitrariedade da execução da vereadora e cobrará do poder público a investigação do caso e punição dos assassinos. A ENSP não se abaterá. Seguirá firme na luta pelos direitos humanos, contra o genocídio de pobres e negros e contra o racismo. Marielle foi e continuará sendo um símbolo para a instituição. 
Notícia
Publicado em: 15/03/2018 12:07:59
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está sob forte comoção e manifesta seu profundo pesar diante da morte da vereadora Marielle Franco, assassinada em seu carro, com o motorista Anderson Pedro Gomes, na noite de ontem (14/3). Trata-se de um claro atentado contra o Estado democrático de direito, contra os milhares de cidadãos que elegeram Marielle e que fizeram dela a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, e contra todos os que lutam e defendem os Direitos Humanos em nosso país. Ainda sob o forte impacto pelo assassinato do trabalhador da Fiocruz Matheus Melo de Castro, de 23 anos, na noite desta terça-feira (13/3), enfrentamos mais essa situação de insegurança, vivida diariamente pela população brasileira.
Notícia
Publicado em: 15/03/2018 11:04:54
O Projeto de Lei (PL) nº 1919/2016, que determina que detentos devem receber atendimento médico em unidades hospitalares penitenciárias e não mais no Sistema Único de Saúde (SUS), foi retirado de pauta na votação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na tarde desta terça-feira (13/3). Segundo um de seus autores, o deputado Luiz Paulo (PSDB), a votação foi adiada devido a diferenças de redação entre o texto aprovado em dezembro de 2017 na Alerj e aquele publicado e transmitido para sanção ao governador. Luiz Paulo afirmou que o texto pode voltar ao plenário já na semana que vem, após a realização das correções.
Notícia
Publicado em: 14/03/2018 16:43:36
No dia em que o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher (8/3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou a abertura do ano letivo da instituição com uma discussão sobre os olhares femininos no cárcere. Trabalhadores e alunos da instituição lotaram o auditório do Museu da Vida, no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para conhecer um pouco mais da vida da população feminina encarcerada, não apenas nas suas condições de vida e de saúde, mas também das relações dessas mulheres com seus filhos. Também foram apresentadas iniciativas e ações no campo da educação na instituição. 
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 17:22:03
Sim, o Brasil pode retornar ao Mapa da Fome. Por mais indignação que essa afirmativa possa provocar, principalmente pelo fato de o país ter deixado essa "lista negra" há três anos, a crise econômica, o desemprego, a falta de incentivo a programas de segurança alimentar e nutricional e as restrições orçamentárias impostas pelo governo podem reinclui-lo na temerosa lista da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. De 2014 a 2016, o número de pessoas em extrema pobreza no Brasil saltou de 5.162.737 para 9.972.090; no mundo, de 2015 para 2016, os conflitos armados e crise econômica provocaram crescimento da fome, atingindo mais de 800 milhões de pessoas. O assunto, e sua indissociável relação com a pobreza, foram debatidos na aula inaugural da ENSP/Fiocruz, na segunda-feira, 12 de março.  
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 16:20:43
Recentemente a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) incorporou uma nova plataforma tecnológica à Rede Fiocruz de Plataformas Tecnológicas. Completamente inovadora, a Plataforma de Ambiente e Saúde agrupa laboratórios de dois departamentos da Escola - Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH) e Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) - e será focada nas áreas de toxicologia e qualidade da água. Uma Plataforma Tecnológica representa uma área tecnológica avançada, com infraestrutura principal e de suporte, organizada no sentido de oferecer acesso às tecnologias disponíveis na Fundação para a comunidade científica interna e externa. Segundo Luis Caetano Antunes, pesquisador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e um dos coordenadores da Comissão de Usuários da Rede de Plataformas da ENSP, o objetivo é fomentar pesquisas que estão em desenvolvimento, além de estimular pesquisas novas.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 15:30:12
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou um site para divulgar notícias sobre a reforma trabalhista. O espaço virtual disponibiliza uma série de artigos acadêmicos, legislação, notas e orientações sobre a Lei n. 13.467/2017, assinada em julho de 2017 e em vigor desde 11 de novembro de 2017. O site Reforma Trabalhista tem por objetivo disseminar informações a respeito dos impactos desta reforma na proteção social, saúde e organização dos trabalhadores. Acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 14:09:21
Alinhar novas estratégias de atuação conjunta visando fortalecer a pesquisa, o desenvolvimento e inovação, no estado de Minas Gerais e no país, para o enfrentamento da febre amarela foi o objetivo de uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (12/3), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Articulado pela Fiocruz Minas e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o encontro contou com a presença de dirigentes das duas instituições e ainda da Fapemig, da Secretaria de Estado de Planejamento de Minas Gerais (Seplag-MG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e do Hospital Eduardo de Menezes, da rede Fhemig. Também estiveram presentes representantes da Presidência da Fiocruz e da Coordenação de Vigilância e Laboratórios de Referência, além dos diretores de Bio-Manguinhos e do Instituto Nacional de Infectologia (INI). Pela Fiocruz Minas, participaram a direção e o Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico (NIT).
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 12:42:21
A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz torna pública a Carta Aberta encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com posicionamento contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 1919/2016, o qual "dispõe sobre os presos acautelados pelo estado e seu tratamento hospitalar e dá outras providências".
Notícia
Publicado em: 13/03/2018 10:54:17
A Presidência da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, torna público o edital para apresentação de propostas para projetos de Divulgação Científica no campo da Saúde. Seu objetivo é estimular a divulgação científica por meio do diálogo entre cientistas e a sociedade. Os projetos podem ser submetidos por profissionais servidores, terceirizados, bolsistas e/ou alunos da instituição. Serão aceitas propostas em todos os campos do conhecimento nos quais a Fiocruz atua, com particular interesse em propostas que tratem dos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Arboviroses; Resistência Microbiana; Violência e Saúde; e Saúde e Ambiente.