Notícias do Informe
14.819 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 07/03/2012 15:01:15
Celebrado mundialmente como o Dia Internacional da Mulher, o 8 de março representa as conquistas e reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, pela vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. Para celebrar a data, uma série de ações, coordenadas pela Casa da Mulher Manguinhos - e com o apoio da ENSP -, serão realizadas durante o mês de março, com palestras sobre saúde, oficinas de artesanato e exposições no evento Mulheres: entreespelhoseconquistas. As atividades acontecem até o dia 24 de março e para participar as interessadas devem se inscrever na Casa da Mulher de Manguinhos.
Notícia
Publicado em: 06/03/2012 00:00:00
"Quanto mais conseguirmos superar esta relação de interação baseada em relações desiguais e pouco dialógicas e caminhar no sentido de contatos mais intersubjetivos, melhor será para o paciente e também para o profissional que o atende", ressaltou o médico sanitarista e professor da USP José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres, na conferência de abertura do ano letivo do Mestrado Profissional em Atenção Primária com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família. De acordo com ele, o cuidado não deve ser abordado como operação ou monitoramento do tratamento, tampouco como atenção a aspectos periféricos do bem-estar do paciente e, sim, como categoria reconstrutiva. Durante sua palestra intitulada O cuidado nas práticas de saúde, ele contou casos vividos durante seus muitos anos de experiência como médico da atenção primária e ressaltou que a ideia de cuidado não é algo versus a técnica, mas é algo com a técnica, e que não se restringe a técnica.
Notícia
Publicado em: 06/03/2012 00:00:00
No dia 7 de março, defesa de mestrado em Saúde Pública, na modalidade profissionalizante, Qualidade de vida no processo de trabalho em saúde: percepção dos trabalhadores da equipe Saúde da Família de um município do oeste de Santa Catarina - Brasil, por Fernanda Fabiana Ledra, às 13h30, na sala 718 da ENSP.
Notícia
Publicado em: 06/03/2012 00:00:00
Com mais de mil vagas disponíveis, o curso de Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos, na modalidade a distância, dá início a sua primeira turma. Essa formação visa introduzir os participantes na área possibilitando o conhecimento do funcionamento do sistema de pesquisa científica e sua regulamentação (regulação, funcionamento e diferentes papéis), assim como o reconhecimento das questões éticas relevantes da prática da pesquisa científica. Confira aqui o edital. As inscrições foram prorrogadas e vão ate o dia 20 de março.
Notícia
Publicado em: 05/03/2012 00:00:00
Está acontecendo na ENSP, até o dia 9 de março, a terceira e última unidade de aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Dialógica e Comunicação para a Gestão Escolar, realizado pela Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora da Secretaria Executiva da Rede, Tânia Celeste Matos Nunes, a coordenadora adjunta da Secretaria Executiva da Rede, Rosa Maria Pinheiro Souza, e da coordenadora de Comunicação Institucional da ENSP, Ana Furniel, representando a Direção da Escola. Na ocasião, Ana Furniel apresentou o novo site da Rede de Escolas e destacou a importância de maior participação das 42 instituições que compõem a Rede.
Notícia
Publicado em: 05/03/2012 00:00:00
"A Atenção Primária à Saúde que queremos é uma APS integral, efetiva, eficiente, centrada nas pessoas e coordenadora dos cuidados - estratégia para universalidade e garantia do direito à saúde", enfatizou a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Lígia Giovanella, na cerimônia de recepção dos novos residentes do curso de Medicina da Família e Comunidade do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP). A pesquisadora, que proferiu a palestra Atenção Primária, Medicina de Família e Comunidade: agora mais do que nunca, abordou concepções e objetivos da APS, além de destacar a importância do site da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. Veja na Biblioteca Multimídia da ENSP o áudio e a apresentação da palestra.
Notícia
Publicado em: 02/03/2012 00:00:00
Após a divulgação, pelo Ministério da Saúde, do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde 2012 (IDSUS), pesquisadores da ENSP e de outras instituições, que fazem parte do Movimento Sanitário, falam sobre suas impressões dos resultados.
Notícia
Publicado em: 02/03/2012 00:00:00
A ENSP e a Fiocruz Brasília estão à frente do Programa de Formação em Alimentação e Nutrição com a elaboração de dois cursos a distância em consonância com a proposta do Programa do Governo Federal Brasil sem Miséria. O foco deste programa de formação está na transformação da problemática alimentar e nutricional do Brasil. Em dois anos, a previsão é que sejam formados 800 alunos, divididos entre os cursos Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição e Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária, que serão oferecidos na modalidade a distância. Entre os dias 27/2 e 2/3, foi iniciada, na ENSP, mais uma etapa deste processo, a formação dos tutores do curso voltado para a atenção primária, com a participação de 15 profissionais. Na próxima semana, mais 15 tutores passarão por formação, desta vez para o curso de gestão, que acontecerá na sede da Fiocruz Brasília.
Notícia
Publicado em: 02/03/2012 00:00:00
"Na roça, há uma epidemia de câncer. As crianças estão morrendo de leucemia por causa do veneno na lavoura. Precisamos desconstruir esse modelo de desenvolvimento que afeta a saúde e o meio ambiente e no qual o capital explora e exclui a maioria da população". O brado da camponesa IIzanete Maria Colla comoveu os participantes do debate promovido pelo Escritório Fiocruz na Rio+20 (26/1), no Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS), que contou com a participação de representantes de movimentos sociais, pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde (Opas/OMS). Ao seu lado, Adélia Schmitz chamou atenção para a contaminação da água, do ar, do solo e da produção por agrotóxicos. Integrantes do Movimento Mulheres Camponesas (MMC Brasil), elas contaram que o pequeno produtor está integrado às grandes indústrias de químicos e sementes e não planta mais para a sua subsistência. "Há uma grande diferença de como se produzia na minha infância e hoje. A Rio+20 não pode ignorar a questão", alertou.
Notícia
Publicado em: 02/03/2012 00:00:00
Continuando na perspectiva de ser um campo de debates para a Conferência Mundial Rio+20, a ENSP dará início ao ano letivo de 2012 recebendo o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, no dia 14 de março, para proferir a aula inaugural que traz o tema Contra os agrotóxicos e pela vida. O coordenador, que esteve na ENSP ano passado, falará a respeito da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida, que tem o objetivo de ampliar o debate com a população sobre a falta de fiscalização do uso, do consumo e da venda de agrotóxicos, a contaminação dos solos e das águas, bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores das comunidades rurais e dos consumidores das comunidades urbanas. A aula inaugural, aberta ao público, será realizada às 9h30 no auditório térreo da ENSP e não necessita de inscrição prévia, com transmissão pela internet através do Portal da Escola.
Notícia
Publicado em: 02/03/2012 00:00:00
O edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro-2011, que destinará R$40 milhões para pesquisas em temas específicos que contribuam de maneira efetiva para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões fluminenses está com prazo de submissão de projetos aberto até 22 de março. Essa é a terceira edição de um dos mais bem-sucedidos editais da Faperj. Criado em 2007, a soma dos valores aplicados nas edições 2007, 2009 e 2011 do edital chega a R$100 milhões, um programa que vem financiando importantes projetos para o estudo e elucidação de problemas em temas relevantes e estratégicos para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, ambiental e social do estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 01/03/2012 00:00:00
O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, abriu edital de vagas para estágio na França. O processo seletivo faz parte do Programa de Cooperação Técnica Brasil-França, acordo bilateral que tem por objetivo qualificar e aprimorar políticas públicas no campo de DST, HIV, Aids e hepatites virais, além de capacitar profissionais de ambos os países.
Notícia
Publicado em: 01/03/2012 00:00:00
Que evento reuniu 4.500 pessoas, sendo 2.937 delegados, definidos após um número recorde de 4.537 conferências municipais e 27 estaduais, para debaterem os rumos da saúde no Brasil? Foi a 14ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 30/11 a 4/12, em Brasília, e que é o destaque de capa da edição de março de 2012 da revista Radis, da ENSP. A 14ª CNS apresentou os mais diversos perfis e procedências, representantes de uma pluralidade de movimentos sociais, com o mesmo poder de voz, munidos de vivência, informação e conhecimento suficientes para defender o caminho desejado: SUS público, sob administração direta do Estado, garantindo qualidade aos usuários e trabalhadores, revela este número especial.
Notícia
Publicado em: 29/02/2012 00:00:00
Já estão disponíveis os editais de seleção para mestrado e doutorado do Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). Ao todo, são 11 vagas para o curso de mestrado e 10 vagas para o doutorado. O programa foi desenvolvido numa parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), UFRJ, UFF e Uerj. As inscrições para os processos de seleção iniciam em 19 de março e podem ser feitas na secretaria do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) ou pelo Correio. As aulas têm início previsto para agosto de 2012. Todas as informações sobre a bibliografia e outras referentes ao curso podem ser acessadas no edital.
Notícia
Publicado em: 29/02/2012 00:00:00
O aumento da demanda judicial para fornecimento de bens e procedimentos relacionados à saúde, como o acesso a medicamentos e as internações hospitalares, por exemplo, evidencia cada vez mais a necessidade de ampliar o debate e a criação de ferramentas teóricas e operacionais que contribuam para a superação de dificuldades no setor Saúde e na Justiça, com vistas à efetivação do direito à saúde. É com o objetivo de aprimorar o debate em torno do tema que a ENSP promove o evento Demandas judiciais de internações hospitalares contra o Sistema Único de Saúde, aberto ao público, no dia 9 de março, às 14 horas, no auditório térreo.