Busca do site
menu

Nutrição e alimentação: formação a distância

ícone facebook
Publicado em:02/03/2012

A ENSP e a Fiocruz Brasília estão à frente do Programa de Formação em Alimentação e Nutrição com a elaboração de dois cursos a distância em consonância com a proposta do Programa do Governo Federal Brasil sem Miséria. O foco deste programa de formação está na transformação da problemática alimentar e nutricional do Brasil. Em dois anos, a previsão é que sejam formados 800 alunos, divididos entre os cursos Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição e Especialização em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária, que serão oferecidos na modalidade a distância. Entre os dias 27/2 e 2/3, foi iniciada, na ENSP, mais uma etapa deste processo, a formação dos tutores do curso voltado para a atenção primária, com a participação de 15 profissionais. Na próxima semana, mais 15 tutores passarão por formação, desta vez para o curso de gestão, que acontecerá na sede da Fiocruz Brasília.

A formação é financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do Termo de Cooperação firmado com a Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS/OMS. Na ENSP, ele é coordenado pela pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Denise Barros e, em Brasília, pela pesquisadora, Denise Oliveira. O objetivo do Programa de Formação em Alimentação e Nutrição é conceber, oferecer e implementar cursos regulares de especialização, aperfeiçoamento e atualização; elaborar novas tecnologias e materiais educativos no campo da alimentação e nutrição; e criar fóruns de debate sobre a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

De acordo com o programa, a ideia é oferecer aos profissionais envolvidos na área de Alimentação e Nutrição, no âmbito do SUS, um espaço de problematização das práticas, construção compartilhada de conhecimentos e avaliação contextualizada e crítica das políticas públicas, visando ao aperfeiçoamento e à qualificação das ações de alimentação e nutrição tanto para a gestão de políticas como para a atenção primária em saúde.


Segundo Denise Barros, todas as ações estão em consonância com a própria Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS). Denise Oliveira ressaltou ainda que o curso voltado para a atenção primária, por exemplo, atende aos ideários do Programa Brasil sem Miséria no que se refere ao eixo da Segurança Alimentar e Nutricional. Ela apontou ainda que, “se o governo federal busca acabar com a miséria, ele deverá ter, minimamente, profissionais de saúde dentro das unidades de atenção básica que possam atuar na melhoria do estado nutricional e alimentar da população. Essa é a primeira questão; a outra, muito relevante, é a necessidade de atuar em nível executivo. Para tanto, precisamos ter profissionais que façam esta formulação de programas e políticas públicas. Portanto, estamos contribuindo para o Programa Brasil sem Miséria com profissionais que atuarão em duas frentes: a primeira, execução, e a segunda, planejamento, formulação, avaliação e monitoramente de políticas”, detalhou ela.

O curso de formação em Atenção Primária é voltado para profissionais que atuam na área de Alimentação e Nutrição, no âmbito da atenção primária, envolvidos direta ou indiretamente na implantação/implementação das ações de alimentação e nutrição, em coerência com os princípios e diretrizes do SUS. Já o curso de gestão é voltado para profissionais que atuam em cargos diretivos na área de gestão em Alimentação e Nutrição no âmbito do SUS, nas três esferas de governo.


Fonte:
Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Nutrição e alimentação: formação a distância