Busca do site
menu

Informe ENSP destaca notícias fundamentais para entender as mudanças climáticas

ícone facebook
Publicado em:10/05/2024
Crédito foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República.

No Rio Grande do Sul, as fortes chuvas provocam grandes estragos e perdas humanas. De acordo com a Defesa Civil do RS, nesta sexta-feira (10/5), o desastre climático afeta 1,9 milhão de pessoas e compromete 435 dos 497 municípios do estado. 406,7 mil fora de casa, 113 pessoas morreram e 146 estão desaparecidas. Pensando nisso, o Informe ENSP reuniu cinco notícias fundamentais para que a população compreenda e desenvolva um olhar mais crítico sobre as mudanças climáticas. A ENSP também emitiu nota de solidariedade à população rio-grandense. 

Confira abaixo cinco notícias sobre o tema: 


Calor extremo, inundações por chuvas, incêndios devastadores e secas debilitantes estão entre os eventos extremos que, cada vez mais frequentes, têm gerado impactos na saúde das populações, na economia e o no meio ambiente. Em podcast para o blog do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho, o pesquisador da ENSP, Carlos Machado, também coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz (Cepedes), explica como e por que os eventos climáticos se tornam desastres e como podemos reduzir esses impactos no curto, médio e longo prazo.   


Atenta aos efeitos mudanças climáticas, a ENSP acaba de lançar dois guias para a prevenção e a preparação para respostas aos desastres de origem natural mais frequentes no Brasil: a seca e estiagem e as inundações graduais. Elaborados pelo Cepedes, os guias têm o objetivo de orientar sobre a redução dos impactos dos desastres acerca da saúde e o bem-estar das populações e dos próprios serviços de saúde. Os materiais, coordenados pelo pesquisador Carlos Machado, estão disponíveis para download


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, concedeu entrevista exclusiva à Radis em que fala de suas origens, da militância ambiental e pelos povos tradicionais, sobre a relação entre ambiente, clima e desenvolvimento e sobre a sua volta ao Ministério após quase vinte anos. Apontada pela revista americana Times como uma das cem pessoas mais influentes no mundo em 2024, Marina tem o desafio de mostrar que a agenda ambiental deve ser prioridade no Brasil e no mundo.  


Referência internacional sobre clima, o pesquisador Paulo Artaxo participou da Semana de Abertura do Ano Letivo 2024 da ENSP/Fiocruz. O cientista falou sobre ‘Mudanças Climáticas e Saúde’ e afirmou que as mudanças climáticas são uma das maiores ameaças à saúde pública neste século, destacando que as parcerias e colaborações são o cerne da ciência não só no Brasil, como no mundo, para enfrentar os grandes desafios. 


A partir de experiências práticas, a ENSP/Fiocruz lançou o guia “Orientações para a Gestão de Riscos de Desastres e Emergências em Saúde: Abordagem Integrada Atenção Primária e Vigilância em Saúde”. O documento foi produzido pelo Cepedes e é destinado a gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, organizações comunitárias e Conselhos de Saúde. O estudo está disponível para download gratuito. 

+ Saiba Mais 

Seções Relacionadas:
Desastres e Saúde Pública

Nenhum comentário para: Informe ENSP destaca notícias fundamentais para entender as mudanças climáticas