ENSP/Fiocruz presta solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se solidariza com a população do Rio Grande do Sul, devastado, nos últimos dias, pelas fortes chuvas. Lamentamos as perdas materiais e as vidas perdidas. No Brasil e no mundo, torna-se evidente a tendência de aumento na frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos, alertando, portanto, para a importância de políticas públicas intersetoriais a fim de reduzir os riscos de desastres.
Neste momento, os esforços estão concentrados no resgate e respostas imediatas para salvar vidas em razão da extensão descomunal dessa calamidade. No entanto, faz se necessário o desafio de melhor organizar, para o futuro, os sistemas de preparação e respostas a tais desastres conectados aos processos de recuperação e reabilitação das condições de vida e saúde. Para tanto, o desenvolvimento de políticas de reconstrução, baseadas nos princípios de reconstruir de modo seguro e eficaz, evitando que os cenários de riscos, presentes nessa tragédia que hoje assola o estado do Rio Grande do Sul, se repitam.
Simultaneamente, mais do que nunca, é necessário e urgente reverter os quadros de degradação ambiental que contribuem para intensificar a acelerar as mudanças climáticas e os eventos extremos.
Nesta segunda-feira (6/5), a Fiocruz instalou uma sala de situação interna para apoiar as ações do Centro de Operações de Emergência do Ministério da Saúde relativas à calamidade que afeta a região Sul do Brasil. A atuação objetiva apresentar sólidas ações emergenciais e estruturantes no campo da saúde, pautadas em experiências acumuladas pela instituição no enfrentamento de emergências e desastres.
Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz presta solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.