Confira os cursos com inscrições abertas na ENSP neste início de ano
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocuz) está com uma série de cursos com inscrições abertas neste início de ano. As vagas são para diversas modalidades, incluindo três cursos à distância (EAD). Confira abaixo todos os cursos com inscrições em andamento, de acordo com cada modalidade:
Mestrado Profissional
Prazo: 24 de fevereiro
Oferecido por consórcio entre os Programas de Mestrado Profissional em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocru) e o Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o curso tem como objetivo formar quadros estratégicos para atuação no âmbito da saúde da mulher e da criança no sistema de saúde brasileiro da região Amazônica. Este Mestrado é voltado para profissionais, técnicos de nível superior, que atuem na área da saúde da mulher e/ou da criança, incluindo a Vigilância em Saúde, das três esferas do SUS nos estados do Amazonas, Roraima e Rondônia.
Lato Sensu - Especialização
Prazo: 2 de fevereiro
O objetivo do curso é capacitar profissionais da área de Atenção Primária em Saúde para a assistência em Cuidados Paliativos, em uma perspectiva interdisciplinar. A proposta é sensibilizar os alunos quanto à importância dos cuidados paliativos, tornando-os capazes de identificar situações onde se faz necessária a implementação desse tipo de cuidado; assim como capacitar e treinar profissionais de Saúde quanto à tomada de decisão em cuidados paliativos na Atenção Primária. O curso é voltado a candidatos diplomados em cursos de graduação na área de Saúde, que sejam funcionários públicos concursados ou profissionais de Saúde contratados para prestação de serviços em instituições públicas. Haverá prioridade para aqueles que atuam na Atenção Primária.
Prazo: 14 de fevereiro
O curso se destina a profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial e profissionais graduados que trabalham indiretamente com o campo ou tenham interesse. Ao utilizar não apenas de aulas expositivas, mas discussões, seminários, debates sobre filmes e vídeos da área da saúde mental e outras, que trazem para o campo importantes contribuições, o curso procura oferecer um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da saúde mental. Ao concluir o curso deseja-se que o aluno possa identificar necessidades territoriais, planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de reabilitação e atenção psicossocial a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica.
Prazo: 27 de fevereiro
Destinada a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar no SUS, a atividade tem como objetivo promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.
Direitos Humanos e Saúde
Prazo: 8 de março
O objetivo do curso é promover a construção do conhecimento no campo dos Direitos Humanos e Saúde desenvolvendo competências gerais e específicas através da compreensão dos conteúdos programáticos. Além disso, busca formar profissionais críticos capazes de atuar em face aos desafios sociais facilitando a aplicação destes conhecimentos em sua atuação profissional. O perfil do candidato deve ser o seguinte: profissionais graduados vinculados aos órgãos públicos e privados, relacionados com a área dos Direitos Humanos e da Saúde.
Qualificação Profissional – Formação Continuada em Saúde
Qualificação Profissional – Formação Continuada em Saúde
Prazo: 27 de janeiro
O curso de qualificação profissional, em nível de formação continuada, é voltado para profissionais do SUS - com ensino médio completo - que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos em relação à biossegurança e a riscos a partir de uma visão integrada e baseada em conteúdo multidisciplinar. O objetivo é capacitar profissionais para atuar na área de biossegurança aplicada aos ambientes de saúde, entendendo que o conhecimento nessa área é necessário para que as condições de segurança sejam alcançadas por um conjunto de ações que visam prevenir, controlar ou reduzir riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.
Qualificação Profissional – Atualização
Prazo: 1º de fevereiro
A atividade tem como objetivo compreender as principais características da política e gestão do Sistema Único de Saúde, bem como suas fortalezas e constrangimentos para a efetividade do direito à saúde, auxiliando magistrados e servidores do Sistema de Justiça a atuar na área da Saúde. O curso se destina a magistrados federais, servidores do TRF da 2a Região e da seção judiciária do Rio de Janeiro com formação em Direito e médicos peritos cadastrados na Justiça Federal.
Prazo: 16 de fevereiro
O curso tem como objetivo capacitar profissionais nos processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos de insumos médico-hospitalares em unidades de saúde. A proposta é ampliar e sistematizar o conhecimento do profissional, entendendo e valorizando a importância das inter-relações entre o processo de suprimentos e logística dos insumos e as necessidades do processo produtivo da unidade onde atua. Com a acelerada sofisticação tecnológica das atividades de saúde nos últimos 20 anos, o gerenciamento de materiais e equipamentos médico-hospitalares passa a impor desafios cada vez mais crescentes aos gestores.
Prazo ENCERRADO em 19 de janeiro
A atividade tem como objetivo capacitar os profissionais atuantes - ou os que vierem a atuar - no processo gerencial de unidades de saúde, incentivando os alunos, em um primeiro momento, à reflexão sobre o indivíduo e as organizações, o papel do gerente/gestor e suas relações com o Estado e a Sociedade. Objetiva também que os alunos saibam identificar e utilizar os novos modelos de gestão na área da Saúde, de forma que sejam capazes de desenvolver suas habilidades técnicas específicas, podendo efetivar esta função como componente estratégico da gestão e operacionalização de seus processos de trabalho. O curso se destina aos profissionais de nível superior, que estejam atuando ou que venham a atuar nos processos de gerenciamento em qualquer área/setor de suas unidades de saúde.
Prazo ENCERRADO em 23 de janeiro
Fruto de parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o curso tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em Saúde e da produção do cuidado. Através do desenvolvimento de oficinas clínicas psicossociológicas, apoiadas em processos grupais e na utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho em Saúde, pretende-se favorecer a discussão das experiências do cotidiano assistencial, oportunizando o reconhecimento e elaboração dos diferentes elementos que envolvem a cena clínica e influenciam, de diversas maneiras, a relação com os pacientes e os colegas, bem como o resultado terapêutico. O curso se destina aos alunos do 2º ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP e outros profissionais de saúde ou áreas afins, de nível superior, que estejam atuando em funções assistenciais ou gerenciais em unidades de saúde do SUS, ou que exerçam funções de cuidado em outros serviços públicos.
EAD – Especialização
Prazo ENCERRADO em 15 de janeiro
Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC), o curso tem como objetivo specializar professores, técnicos e gestores da educação pública, qualificando-os para a análise situacional e de riscos, e para a formulação de projetos pedagógicos Integrados com um plano operativo, capaz de indicar a necessidade de investimentos para sustentabilidade das intervenções em processos de trabalho pedagógicos, administrativos e/ou técnicos na Educação Básica
EAD - Formação Continuada em Saúde
Prazo: 31 de janeiro
O curso de Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada na modalidade de educação à distância foi concebido no contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como pela necessidade de ampliar a atuação em comitês de mortalidade. Os candidatos deverão ter formação de nível médio ou superior e experiência em uma das seguintes atividades: 1) Vigilância do óbito materno, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios e de hospitais/maternidades de referência para os estados; 2) comitês de mortalidade materna, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios, hospitais/maternidades de referência para os estados.
O curso de Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada na modalidade de educação à distância foi concebido no contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como pela necessidade de ampliar a atuação em comitês de mortalidade. Os candidatos deverão ter formação de nível médio ou superior e experiência em uma das seguintes atividades: 1) Vigilância do óbito materno, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios e de hospitais/maternidades de referência para os estados; 2) comitês de mortalidade materna, infantil e fetal no âmbito de estados, regiões, municípios, hospitais/maternidades de referência para os estados.
EAD – Atualização
Prazo ENCERRADO em 13 de janeiro
O objetivo do curso é conhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas. O curso se propõe ainda a discutir conceitos básicos das políticas de controle de DCNT, incluindo as principais estratégias de abordagem através de medidas administrativas, educativas, legislativas, econômicas, reguladoras e de promoção da saúde, com ênfase na experiência brasileira, incluindo os processos de gerenciamento, comunicação, regulação e influência da mídia. Além do impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos (nacionais e internacionais) com ênfase em: tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis. O curso se destina aos profissionais de saúde vinculados ao SUS (município, estado, federal), profissionais de saúde em geral e profissionais de áreas relacionadas ao tema (economistas, advogados, pedagogos, professores de educação física, entre outros).
Inscrições para vagas de docentes:
Inscrições para estrangeiros:
Seções Relacionadas:
Ensino
Ensino
Nenhum comentário para: Confira os cursos com inscrições abertas na ENSP neste início de ano
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



