Notícias: Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde
62 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 05/05/2025 11:16:59
Está no ar a 3ª edição do Boletim Informativo de 2025. Nesta edição, estão em destaque os eventos envolvendo ações e lutas pelo saneamento ambiental e em defesa pelo acesso universal à água pública. Acesse e confira!
Notícia
Publicado em: 05/05/2025 09:12:49
No dia 3 de abril de 2025, a pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz Adriana Sotero Martins participou como palestrante na Câmera dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, presidida pela vereadora Monica Benicio. Na ocasião, foi realizado o Lançamento da Frente Parlamentar Pluripartidária em Defesa do Acesso Universal à Água, aprovado pela Resolução 12.850 de 2025. Participaram também da mesa outros integrantes da Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde: João Ricardo de Mattos Serafim, Roberto Carlos Olímpio de Oliveira e Ana Lúcia Nogueira de Paiva Britto. O vídeo da palestra está disponível.
Notícia
Publicado em: 01/04/2025 13:59:16
Na quinta, 19/3, pesquisadoras e alunas da Fiocruz participaram do ato contra a abertura de capital da Cedae, pela defesa da água pública, pelo fortalecimento da Frente Parlamentar em Defesa da Cedae Pública e pela manutenção da Tarifa Social. O evento aconteceu em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro do Rio de Janeiro, das 14h às 17h, e contou também com a participação de parlamentares, sindicatos, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio), a Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama).
Notícia
Publicado em: 01/04/2025 13:51:30
A Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde e diversas entidades de defesa da água como direito humano realizaram, no dia 20 de março, um protesto em frente à sede da empresa Águas do Rio, no Armazém 2 da Zona Portuária do Rio. O ato fez parte das inúmeras atividades da Semana da Água, que tem sua data principal dia 22, com o Dia Mundial da Água. O protesto questionou o processo de privatização da distribuição de água no estado do Rio de Janeiro, somando-se à crescente mobilização popular e parlamentar que busca rever e barrar a continuação da concessão.
Notícia
Publicado em: 01/04/2025 11:40:41
Está no ar a 2ª edição do Boletim Informativo sobre Vigilância Popular em Saneamento e Saúde de 2025. Nesta edição, estão em destaque eventos envolvendo o Dia Mundial de Luta pela Água.
Notícia
Publicado em: 28/03/2025 14:36:00
Bolsistas da ENSP/Fiocruz foram selecionados para participar como painelistas do evento organizado pela ONG Águas Resilientes (@aguasresilientes), em parceria com a Voz das Comunidades, Favelas 20 (F-20), ABES, JPS, IWA, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC Rio) e Fundo Casa Socioambiental. O encontro foi realizado em 22 de março de 2025, Dia Mundial da Água, de 10h às 16h, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.
Notícia
Publicado em: 28/03/2025 10:47:22
As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Adriana Sotero Martins, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), e Natasha Berendonk Handam, bolsista INOVA em pós-doutorado que representou os estudantes de Pós-Graduação da ENSP, participaram do evento on-line "Água pra Quem? Justiça Hídrica e Promoção da Saúde". Realizada no dia 25 de março, a live foi moderada pela pesquisadora Rejany Ferreira dos Santos, da Cooperação Social da Fiocruz e bolsista Fiocruz/Fiotec; e pela moradora do Complexo do Lins, Cristiane Martins, mestranda em Serviço Social pela PUC-Rio e integrante da ONG Voz do Lins.
Notícia
Publicado em: 28/03/2025 10:28:25
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) marcou presença no Seminário Experiências Cariocas na Gestão Compartilhada das Água, nos dias 14 e 15 de março de 2025. Em tempos de emergência climática e crise hídrica, o evento foi promovido pela Fiocruz Mata Atlântica, em parceria com a ENSP e com a comunidade do Setor 1 da Colônia Juliano Moreira (RJ), com rodas de conversa, oficinas e palestras.
Notícia
Publicado em: 21/02/2025 11:30:36
Nesta edição do Boletim Informativo, estão em destaque alguns eventos envolvendo Vigilância Popular em Saneamento e Saúde e de fortalecimento de coletivos.
Notícia
Publicado em: 21/02/2025 10:28:30
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu, no dia 11 de fevereiro de 2025, a Oficina de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde. Realizado na sala 411, o evento contou com a participação de mais de 60 pessoas, tanto no presencial quanto virtualmente. Dentre elas estavam pesquisadores da Fiocruz, Unirio, UERJ, UFRJ, além de lideranças de favelas, periferias e movimentos sociais, como o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio).
Notícia
Publicado em: 20/02/2025 09:05:53
Em parceria com a Fiocruz, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou a 4ª Oficina estadual para formação e fortalecimento dos coletivos de saúde do Movimento. Foi feita uma imersão de três dias, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2025, em Magé (RJ), com o movimento social e pesquisadores da Fiocruz. O foco foi formar educadores populares em vigilância em saúde para fortalecer os coletivos de saúde.
Notícia
Publicado em: 18/02/2025 12:38:32
O auditório do Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi palco do II Encontro de Emergências Climáticas, que teve como tema central o Racismo Ambiental. Realizado em 2 de fevereiro, o evento reuniu especialistas, ativistas e representantes da sociedade civil para discutir um dos temas mais urgentes da atualidade: as desigualdades socioambientais que afetam populações vulneráveis. A pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambienta (DSSA), da ENSP/Fiocruz, Adriana Sotero Martins, marcou presença e abordou a importância da consulta cidadã de dados na vigilância popular em saúde. Ela apresentou o projeto "De Olho na Água", uma iniciativa inovadora voltada para o monitoramento do serviço de água e saneamento prestado em nosso Estado.
Notícia
Publicado em: 18/02/2025 11:53:33
Nesta quarta-feira (19/2), será realizada uma Roda de Conversa na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. O evento faz parte do projeto de institucional "Vigilância Popular em Saneamento e Saúde no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos territórios vulnerabilizados" (ENSP-053-FIO-24 e ENSP-054-FIO-243). A Associação de Moradores do Jacarezinho e lideranças locais serão parceiros nesse projeto de pesquisa. A iniciativa é coordenada pelas pesquisadoras doutoras Adriana Sotero Martins e Maria José Salles, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz) e Rejany Ferreira dos Santos, da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 11/02/2025 14:52:47
Será realizada, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a oficina “Vigilância Popular em Saneamento e Saúde no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos territórios vulnerabilizados”. Desenvolvida pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz Adriana Sotero Martins, a pesquisa tem como objetivo realizar reconhecimento das condições de saneamento e saúde ambiental, com ênfase no abastecimento de água potável e no esgotamento sanitário, visando demonstrar a qualidade do serviço prestado em territórios com vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 19/12/2024 11:27:12
Nesta quarta-feira (18/12), a Rede de Vigilância Popular em Saneamento e Saúde foi acolhida em audiência pública pela Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento foi presidido pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). O foco da discussão foram os impactos da concessão à iniciativa privada dos serviços públicos de saneamento ambiental, especialmente a partir da aprovação da Lei n.º 14.026, de 15 de julho de 2020. A norma alterou dispositivos da Política Federal de Saneamento Básico, instituída por meio da Lei nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007 para a universalização do acesso com qualidade. Também foram debatidas as denúncias de violações do direito humano relacionadas à água e ao saneamento.