Notícias: Saúde Indígena
67 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 01/06/2023 13:33:28
A fim de contribuir com o debate contemporâneo sobre pesquisas com povos indígenas no Brasil, no dia 22 de maio, foi realizado o Seminário “Pesquisas em Saúde com os Povos Indígenas: Novos Caminhos para a Produção Científica”, no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), em Recife. O evento é fruto do projeto “Práticas Tradicionais de Cura e Plantas Medicinais mais prevalentes entre os Indígenas das etnias Guarani e Kaiowá”, coordenado pelos pesquisadores Paulo Basta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e Islândia Carvalho, da Fiocruz-PE. Durante o seminário, foi lançada a cartilha “Acervo Pohã Ñana: pesquisa participativa sobre o conhecimento tradicional associado do povo Guarani e Kaoiwá”.
Notícia
Publicado em: 29/05/2023 14:48:58
Um novo estudo realizado nos principais centros urbanos da Amazônia, abrangendo seis estados e 17 municípios, revela que os peixes da região estão contaminados por mercúrio. Os resultados mostram que peixes de todos os seis estados amazônicos apresentaram níveis de contaminação acima do limite aceitável de 0,5 µg/g, estabelecido pela ANVISA. Os piores índices estão em Roraima, com 40% de peixes com mercúrio acima do limite recomendado, e Acre, com 35,9%. Já os menores indicadores estão no Pará, com 15,8%, e no Amapá, com 11,4%. Na média, 21,3% dos peixes comercializados nas localidades e que chegam à mesa das famílias na região Amazônica têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros.
Notícia
Publicado em: 25/05/2023 11:52:02
Foi publicado, recentemente na revista The Lancet Regional Health – Americas, um artigo sobre a construção de padrões de domicílio, água e saneamento, além da posição socioeconômica da população Guarani. Trata-se da primeira investigação em coorte de nascimentos indígenas realizada no Brasil, de acordo com o pesquisador do Departamento de Endemias da ENSP/Fiocruz, Andrey Moreira Cardoso, coordenador da análise e um dos autores do estudo, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições nacionais e internacionais.
Notícia
'Amazônia, a nova Minamata?' lança luz sobre a luta dos Munduruku contra a contaminação por mercúrio
Publicado em: 22/05/2023 14:55:18
Na última quinta-feira, dia 18 de maio, foi exibido na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) o aguardado filme 'Amazônia, a nova Minamata?', dirigido por Jorge Bodanzky. A produção cinematográfica retrata a saga do povo Munduruku em sua batalha para conter a contaminação por mercúrio, uma grave ameaça à saúde de todos os habitantes da Amazônia.
Notícia
Publicado em: 18/05/2023 11:42:58
Atualizações sobre a emergência sanitária da população Yanomami, resultados das ações realizadas em quase cinco meses de trabalho em diversas frentes, balanço da participação da Fiocruz no enfrentamento à crise, desafios que demandam soluções a médio e longo prazo, panorama histórico e preocupações com o futuro dos territórios e das pessoas indígenas. Esses foram os destaques do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) realizado nesta quarta-feira (17/5) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O encontro foi na sala 410, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A íntegra das apresentações e debates está disponível no canal da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/05/2023 14:41:12
Nesta quinta-feira, 18 de maio, será exibido na ENSP/Fiocruz o filme ‘Amazônia, a nova Minamata?’. A obra, com direção de Jorge Bodanzky, conta a saga do povo Munduruku para conter a contaminação de mercúrio que ameaça a saúde de todos os habitantes da Amazônia. O filme relata que a líder Munduruku, Alessandra Korap, ao perceber que há algo errado com a saúde de seu povo, convida médicos e pesquisadores para investigar se eles estão contaminados por mercúrio. A atividade está marcada para as 13h30, na sala 410 do prédio principal da ENSP.
Notícia
Publicado em: 10/05/2023 16:24:47
O grupo de pesquisa 'Ambiente, Diversidade e Saúde', da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), esteve na Terra Indígena Sete de Setembro, do Povo Paiter-Suruí, em Rondônia, entre os dias 29 de abril e 6 de maio. A equipe coordenada pelo pesquisador Paulo Basta realizou uma importante etapa do trabalho que busca identificar os níveis de contaminação por mercúrio desta população indígena. A TI Sete de Setembro fica na bacia do rio Madeira. A região tem sido alvo de garimpeiros que fazem, de forma ilegal, extração de ouro.
Notícia
Publicado em: 04/05/2023 16:09:25
“Você está preparado(a) para a sociedade do futuro?”. A partir dessa pergunta instigante, a Reunião Magna 2023 da Academia Brasileira de Ciências (ABC) vai debater a Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável. Com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, os membros da Academia vão se debruçar sobre assuntos como prevenção a pandemias, transição energética, insegurança alimentar, o impacto da inteligência artificial na produção e educação científica e políticas públicas para a saúde de povos originários, entre outros. O encontro acontece de 9 a 11 de maio no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. O pesquisador da ENSP/Fiocruz, Ricardo Ventura Santos, que é membro titular da ABC, participará da sessão plenária sobre qualidade ambiental, políticas públicas e saúde de povos originários. Participe!
Notícia
Publicado em: 24/04/2023 17:48:58
O consumo de invertebrados é um componente importante da dieta tradicional de diversos povos indígenas. É o caso dos Paiter Suruí, cuja rica cultura alimentar inclui diversas espécies de insetos e crustáceos. Embora essa diversidade continue presente na alimentação do povo indígena, o consumo de alguns invertebrados pode ter diminuído nas últimas décadas. A redução pode estar relacionada com as influências da interação com a população não indígena. A conclusão é de artigo publicado na revista Human Ecology, de autoria de pesquisadores de diversas instituições do país. Confira!
Notícia
Publicado em: 13/04/2023 14:23:33
Na última quarta-feira (5/4), o grupo de pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Cesar Basta, esteve no Ministério da Saúde e se reuniu com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, e a diretora do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), Maria Juliana Moura. Na visita, o pesquisador apresentou o ‘Plano para Erradicação da Contaminação por Mercúrio no Brasil’, fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido em parceria com o WWF-Brasil e a Defensoria Pública da União (DPU). Derivado do Projeto de Lei 5490/2020, o plano está sendo oferecio como uma proposta de Medida Provisória para que o governo federal possa dar mais celeridade ao enfrentamento do problema.
Notícia
Publicado em: 03/04/2023 10:55:15
A longa experiência do pesquisador Paulo Basta, coordenador do grupo Ambiente, Diversidade e Saúde', da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi citada em reportagem especial do jornal estadunidense ‘The New York Times’. A matéria ‘The Amazon’s Largest Isolated Tribe Is Dying’ (em tradução livre, ‘A maior tribo isolada da Amazônia está morrendo’) aborda o tema do garimpo ilegal como um dos principais fatores da crise humanitária que atinge o povo indígena Yanomami. "O Dr. Paulo Basta, médico do governo que estuda os Yanomamis há 25 anos, disse que a desnutrição entre as crianças Yanomami 'está pior do que nunca'", diz o texto do NY Times.
Notícia
Publicado em: 14/03/2023 10:13:53
O grupo de pesquisa 'Ambiente, Diversidade e Saúde', da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Basta, recebeu o professor Kunihiko Yoshida, da Universidade de Hokkaido, do Japão, durante trabalho de campo com o povo Munduruku, no Pará. Advogado e especialista em direito ambiental e saúde, o visitante quer entender se esta população apresenta sinais e sintomas da Doença de Minamata, causada pela contaminação por mercúrio. “Estou visitando a aldeia pela primeira vez. Provavelmente eu sou o primeiro japonês que vem aqui! O objetivo principal da visita é conhecer a realidade da Doença de Minamata brasileira entre os Munduruku”, conta Yoshida.
Notícia
Publicado em: 14/03/2023 10:13:11
As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Sandra Hacon e Ana Schramm, estiveram nos Territórios Indígenas Pimentel Barbosa, do povo Xavante, e no TI Xingu, na aldeia Ulupuene, habitado pelos povos Wauja, ambos no estado do Mato Grosso, no período de 23 de fevereiro a 4 de março. Na ocasião foi apresentado e discutido o projeto de pesquisa “Avaliação de Impacto à Saúde decorrente das mudanças climáticas e dos incêndios florestais sobre os povos indígenas”, financiado pelo Programa Inova Fiocruz/Saúde Indígena, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Termo de Execução Descentralizada (TED).
Notícia
Publicado em: 07/03/2023 11:12:51
O Encontro “Plantando Sementes e Curando Vidas”, a ser realizado entre 8 a 10 de março de 2023, na Aldeia Tingui-Botó em Alagoas e na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é uma etapa da pesquisa “Promoção emancipatória da saúde em territórios indígenas no semiárido como estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas”.
Notícia
Publicado em: 13/02/2023 16:34:16
A ENSP/Fiocruz participou do 2º Encontro de parceiros do Projeto Proteção dos Povos Indígenas e Tradicionais do Brasil, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha por intermédio do WWF. Realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro em Rio Branco (AC), o evento reuniu representantes das sete instituições contempladas com o recurso. Lideradas pelo WWF-Brasil, as organizações não governamentais e a Fiocruz formam um consórcio de iniciativas conectadas pela finalidade de proteger os territórios indígenas brasileiros para que seus povos tenham garantida sua subsistência de forma aliada à conservação da natureza.