Busca do site
menu

Notícias: Rede de Trabalhadores & Covid-19

95 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 16/06/2021 16:36:08
O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/CSE/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/CSE/UFSC) realizarão o seminário “A saúde da classe trabalhadora brasileira em meio à pandemia” – primeiro de uma série de seminários que visa debater temas que vem afetando a saúde do trabalhador. O seminário, que será realizado no dia 21 de julho, das 9h às 12h, no canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC), contará com três painéis.
Notícia
Publicado em: 16/06/2021 14:19:13
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu no início de 2020 devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações a respeito da Covid-19. Seu objetivo é orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2. A intenção é subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.
Notícia
Publicado em: 14/05/2021 16:52:31
O Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) publicou a 46° edição da revista Trabalho e Saúde que abordou a classe trabalhadora desprotegida. Um dos destaques da revista foi o projeto Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadores ao Sars-CoV-2 no Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) juntamente com o Diesat e outras instituições parceiras. 
Notícia
Publicado em: 29/04/2021 17:46:08
A Rede de Informação e Comunicação sobre a exposição ao Sars-Cov-2 em Trabalhadores e Trabalhadoras realizou uma reunião virtual com sindicalista e trabalhadores do setor frigorífico e alimentício com o objetivo de apresentar o projeto do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana  da Escola Nacional de Saúde Pública (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) para os movimentos sindicais. A atividade também apresentou aos trabalhadores o novo questionário da Rede, que objetiva buscar respostas dos trabalhadores considerados essenciais na pandemia da Covid-19.
Notícia
Publicado em: 28/04/2021 11:09:32
No próximo dia 29 de abril, às 14h, a Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil, que surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2,  realizará a reunião “Trabalhadores e Trabalhadoras do setor frigorífico” afim de debater as dificuldades do setor diante da pandemia da covid-19 e a perda de alguns direitos. 
Notícia
Publicado em: 04/03/2021 12:13:43
O questionário da Rede de informações e comunicação de trabalhadores expostos à COVID-19, que visa obter respostas para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho, foi destaque no site da Sindipetro-RJ
Notícia
Publicado em: 24/02/2021 14:14:06
Visando ao bem-estar desses trabalhadores e a fim de obter respostas para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho, a Rede de Informação e Comunicação sobre a Exposição ao SARS-CoV-2 em trabalhadores e trabalhadoras lançou um questionário para ouvir essa classe, que vem atuando de forma presencial e remota, neste momento de pandemia. Assista o vídeo dos coordenadores do projeto convocando a participação dos trabalhadores.
Notícia
Publicado em: 25/01/2021 15:36:23
A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-CoV-2 acaba de lançar seu sexto informe destinado aos trabalhadores e empregadores da indústria de abate e processamento de carnes e derivados.
Notícia
Publicado em: 08/01/2021 11:40:12
O Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustível da Bahia (Sinposba) é um dos sindicatos que está apoiando a “Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil”.  O sindicato disponibilizou no seu site e nas suas redes sociais as informações sobre a pesquisa, além de informações sobre o projeto. Saiba mais sobre a Rede de Informações e Comunicação Sobre a Exposição de Trabalhadores ao SARS-CoV-2 no Brasil
Notícia
Publicado em: 01/12/2020 11:38:08
A Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 em trabalhadores e trabalhadoras lançou, oficialmente, o questionário digital que visa obter respostas de diversos trabalhadores e trabalhadoras, para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho. O questionário lançado pela Rede é um instrumento de comunicação de risco nos ambientes de trabalho, a partir do registro de dados sobre organização do trabalho e percepção de risco, que serão preenchidos pelos próprios trabalhadores.
Notícia
Publicado em: 16/11/2020 11:34:10
A Rede de Informação sobre a Exposição ao Agente SARS-Cov-2 em trabalhadores e trabalhadoras lançou, oficialmente, o questionário digital que visa obter respostas de diversos profissionais para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho. A atividade objetivou — além de divulgar e informar a respeito do questionário — mostrar a importância de conhecer, se apropriar e entender a Rede de Informações de Exposição dos SARS-Cov-2 em trabalhadores e trabalhadoras. 
Notícia
Publicado em: 30/10/2020 16:37:29
A Rede de Informação e Comunicação sobre a Exposição ao SARS-CoV-2 em trabalhadores e trabalhadoras — que produz e divulga informações a respeito da pandemia do Covid-19, como projetos, estudos e notas técnicas direcionadas à população de trabalhadores expostos, infectados e doentes no trabalho — está lançando um questionário a fim de obter respostas para a melhoria da condição de saúde e de vida no trabalho. Com essa proposta, a Rede convida todos os trabalhadores(as), pesquisadores(as) e profissionais da área de Saúde do Trabalhador para participarem da live de lançamento do questionário, que será realizada no próximo dia 5 de novembro, às 15 horas, no Canal do Youtube do Diesat 
Notícia
Publicado em: 24/08/2020 19:02:40
Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Paulo Madeira, fala sobre os altos casos de contaminação pela covid-19 em frigoríficos no Rio Grande do Sul. Segundo ele, em média, de 25% a 30% dos contaminados total do estado são trabalhadores dessa indústria.     
Notícia
Publicado em: 13/08/2020 14:56:11
A Rede de Informações sobre a Exposição aos Agentes da SARS-Cov-2, que objetiva contribuir para a prevenção e o enfrentamento da pandemia da Covid-19, lançou seu quinto boletim. Neste, as orientações são totalmente voltadas para trabalhadores do setor de petróleo e gás. Para reforçar ainda mais as informações já existentes, o informe traz medidas de controles e orientações para esses profissionais. Segundo o documento, o setor de petróleo e gás está associado aos riscos de contaminação baixo e médio. considerando risco baixo as atividades como manutenção, produção, distribuição, dentre outros, que não exigem contato próximo ou frequente dos trabalhadores. Já risco médio está presente em atividades como perfuração, convívio nas salas de controle, escritórios, dentre outros.
Notícia
Publicado em: 02/08/2020 12:17:24
A segurança e a saúde dos trabalhadores da construção civil é o tema do quarto boletim da Rede de Informação sobre a exposição ao agente SARS-CoV-2 lançado hoje, que objetiva divulgar recomendações e padrões de segurança – com base no documento da Occupational Safety and Health Administration (OSHA), a agência de departamento do trabalho americana – para esse grupo de trabalho. O boletim se divide em quatro partes e destina orientação para diversas áreas, como as medidas de controle de engenharia, medidas de controle administrativo, uso de máscaras na construção civil e práticas de trabalho seguras.