Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores(a) ao SARS-COV-2 será apresentada em seminário
O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS/CSE/UFSC) e o
Programa de Pós-Graduação Saúde Coletiva da Universidade Federal de
Santa Catarina (PPGSS/CSE/UFSC) realizarão o seminário “A saúde da
classe trabalhadora brasileira em meio à pandemia” – primeiro de uma
série de seminários que visa debater temas que vem afetando a saúde do
trabalhador.
O seminário, que será realizado no dia 21 de julho, das 9h às 12h,
no canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da
Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSC/UFSC), apresentará três
painéis.
O primeiro debaterá o capitalismo, trabalho e saúde da classe trabalhadora em meio à pandemia, com a mesa “Saúde e Trabalho em tempos de pandemia e em outros tempos”, que terá mediação do assessor sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Mauricio Mulinari, e palestras do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ricardo Lara e do também professor da UFSC Fabrício Augusto Menegon.
“Luta e organização dos trabalhadores em defesa da vida” será a segunda mesa, que terá participação do coordenador técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente do Trabalho (Diesat), Eduardo Bonfim, e do assessor sindical do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Mauricio Mulinari, com mediação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fabrício Augusto Menegon.
Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 será apresentada no seminário
Na terceira mesa, intitulada "Geração de conhecimento para a saúde da classe trabalhadora", serão apresentadas duas pesquisas relacionadas ao tema. Uma delas é a Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2, que surgiu no início de 2020 devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações a respeito da Covid-19. A fala será da pesquisadora e uma das coordenadoras da pesquisa Maria Juliana Moura Correa. Outro projeto apresentado será o Almanaque da Saúde do Trabalhador, do doutor em serviço social e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Diogo de Oliveira Souza. A mesa terá mediação do professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ricardo Lara.
Por fim, a atividade será encerrada com uma plenária e encaminhamentos para os próximos seminários.
Segundo um dos coordenadores do evento, Fabrício Augusto Menegon, a ideia do webinar é mobilizar as lideranças sindicais de todos os setores para discutir como a pandemia mudou a realidade dos trabalhadores no atual momento e quais as dificuldades que esses trabalhadores podem enfrentar nos próximos anos. “Além disso, o evento busca ajudar as classes trabalhadoras a se organizarem para enfrentar o desmonte, não só os futuros, mais os que já vinham acontecendo”, salientou o coordenador.
Seções Relacionadas:
Coronavírus e a saúde do trabalhador Divulgação Científica Rede de Trabalhadores & Covid-19
Coronavírus e a saúde do trabalhador Divulgação Científica Rede de Trabalhadores & Covid-19
Nenhum comentário para: Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores(a) ao SARS-COV-2 será apresentada em seminário
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.