O Manguinho lança centésima edição com roda de conversa sobre legado do jornal e problemas no território
Qual o problema que mais prejudica a vida e a saúde em Manguinhos? A pergunta foi o mote da Roda de Conversa do Jornal O Manguinho, realizada no dia 14 de setembro, como parte da programação cultural e social de aniversário de 69 anos da ENSP.
Durante o encontro, que contou com o lançamento da centésima edição de O Manguinho, moradores e trabalhadores de Manguinhos se reuniram para, juntos, construírem a próxima edição do jornal, além de refletir sobre o legado e as formas de manter o informativo vivo, já que o financiamento do informativo encerrará em dezembro.
Violência no território, evasão escolar, falta de respeito a direitos humanos, acúmulo de lixo e altas taxas de desemprego foram alguns dos problemas relatados por moradores de Manguinhos durante a roda de conversa. Como resultado, será criada uma série com esses depoimentos para futuras pautas do informativo.
O coordenador do projeto, Carlos Costa, relembrou a trajetória do jornal, criado em 2021 no auge da crise de saúde pública da pandemia de Covid-19, a partir da necessidade de estabelecer uma comunicação eficaz entre os moradores e trabalhadores de Manguinhos: “Isso visava apoiar a construção da 2ª Conferência Local de Saúde, promovida pelo Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos, enquanto o distanciamento social imperava. Foi nesse cenário que o professor e designer Douglas Thomaz de Oliveira propôs a criação de O Manguinho por meio de um grupo de whatsApp, com edições semanais iniciais focadas na cobertura do evento e na divulgação da Carta de Manguinhos, resultando das discussões finais da conferência”.
Segundo Costa, desde então, O Manguinho tem continuamente abordado os desafios enfrentados pela comunidade, incentivando reflexões e debates para enfrentá-los. “Apesar do encerramento do financiamento, a equipe está em busca de alternativas para manter o jornal em funcionamento, continuando com sua missão de ser a voz da comunidade de Manguinhos e de trabalhadores do território”, afirmou.
"Durante o encontro, a equipe ficou gratificada ao ouvir elogios e depoimentos sobre o impacto do jornal e os tópicos que abordam. A roda de conversa e a exposição foram um sucesso. A exposição será exibida no CSEGSF de 25 a 29 de setembro e, posteriormente, na Escola Politécnica. Em breve, uma nova roda de conversa será organizada para manter viva a chama de O Manguinho e fortalecer seu compromisso com a comunidade de Manguinhos”, adiantou Costa.
Também em comemoração à chegada de O Manguinho a sua centésima edição, foi realizada, ainda, ao longo da semana passada, uma exposição sobre o informativo, na qual estavam disponíveis todas as edições do jornal.
Nenhum comentário para: O Manguinho lança centésima edição com roda de conversa sobre legado do jornal e problemas no território
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



