ENSP abre inscrições para curso da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública
A ENSP abriu inscrições para o curso da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e sua seleção de profissionais interessados em atuar como Mediadores de Aprendizagem no aperfeiçoamento “Encontros educativos e práticas pedagógicas no cotidiano do SUS”. Interessados podem se inscrever até 3 de março.
O curso visa instrumentalizar profissionais que atuam como educadores no cotidiano do SUS, de modo a estimular a construção de práticas críticas, reflexivas, colaborativas e transformadoras alinhadas às complexidades e desafios do contexto sanitário brasileiro. A base pedagógica da formação prioriza o diálogo e a construção coletiva do saber, o reconhecimento de experiências e saberes prévios, o enfrentamento das iniquidades sociais e o fomento à autonomia.
Com abrangência nacional e carga horária de 180 horas, o curso disponibilizará 500 vagas distribuídas entre as cinco regiões do país. O público ao qual se destina o curso compreende docentes das Escolas de Saúde Pública e trabalhadores e trabalhadoras do SUS que desempenham atividades educativas em seus territórios de atuação.
Para atuar como mediadores de aprendizagem, serão selecionados 41 candidatos titulares e 10 suplentes. Como parte do processo, todos os selecionados deverão participar de uma oficina de formação pedagógica presencial, dedicada ao domínio da metodologia específica adotada no curso.
Para concorrer à vaga de Mediador de Aprendizagem, os candidatos deverão possuir graduação na área da saúde ou ciências sociais e humanas com pós-graduação nas áreas de saúde pública/saúde coletiva ou educação e comprovado exercício de atividades profissionais em instituições participantes da RedEscola. Deverão ainda declarar a disponibilidade para o exercício da mediação de, no mínimo, 12 horas semanais e a disponibilidade para participar nos encontros presenciais previstos ao longo do curso.
Acesse o edital:
Dúvidas ou informações:
E-mail: pseletivo.ensp@fiocruz.br
de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Ensino



