CD aprova adesão da ENSP ao PGD
Com foco no resultado, o PGD “estabelece novas formas de organização da força de trabalho nas instituições públicas federais, tendo como premissa viabilizar maior flexibilidade e inovação nos arranjos de trabalho”, conforme descreve a Portaria nº 1015 da Fiocruz. O debate sobre o programa acontece na instituição desde 2020, tendo a fundação optado pela adesão em novembro de 2022. A decisão, entretanto, não é mandatória, cabendo a cada unidade e a cada servidor decidir sobre sua vinculação ou não ao PGD.
O diretor da ENSP/Fiocruz Marco Menezes salientou que, desde o início dessa gestão, em 2021, o PGD foi pauta constante do CD, incluindo reuniões com a participação de dirigentes da Cogepe/Fiocruz. A nova composição do conselho, empossada em dezembro de 2023, definiu por capilarizar o debate, levando a pauta para as reuniões de todos os colegiados internos. Também foi realizado, em junho deste ano, o Seminário Programa de Gestão e Desempenho da ENSP, aberto à participação de todos.
“Acumulamos o suficiente para tomar essa decisão tão importante hoje. Mas, esse debate continuará constante. Primeiro, porque há um processo de implementação. Segundo, porque o cenário também muda. Estamos vivendo um momento de grandes movimentações para a reforma administrativa do Estado. Também está em franco debate o reposicionamento da Fiocruz como instituição estratégica de estado. Que Estado e que Fiocruz serão essas? Isso irá impactar o PGD e o CD ENSP deve seguir ativo, acompanhando e formulando o melhor caminho para Escola”, disse o diretor.
Próximos passos
A implementação do PGD também será um processo cauteloso e participativo. O primeiro passo será a publicação de portaria comunicando a decisão e a formação de uma comissão, a ser aprovada pelo CD ENSP. Esta comissão deverá desenhar o plano de entregas da unidade e acompanhar, permanentemente, a execução do programa. Mais adiante será publicado um edital para convocar as trabalhadoras e os trabalhadores interessados em aderir ao PGD e, posteriormente, cada um deverá ter definido um plano individual, com aderência ao plano da unidade. Durante este processo ainda precisarão ser definidas quais atividades podem entrar no PGD e quais não são compatíveis.
Para amadurecer essa e outras questões, estão previstas a realização de conversas abertas com outras unidades que já têm experiência com o PGD, além do debate permanente nas instâncias da ENSP.
Saiba mais sobre o PGD
Informes
Além do debate sobre o PGD, o CD ENSP extraordinário desta terça-feira também trouxe os seguintes informes:
- Obra da fachada: após três anos e meio, a licitação para reformar toda a fachada e o entorno da sede da ENSP avançou. A primeira versão do plano de execução da obra foi apresentada a direção da escola, no dia 02 de outubro, e antes de iniciar sua implementação será discutido com o CD ENSP e toda comunidade da escola.
- Saudação aos professores da ENSP pelo Dia do Professor (15 de outubro);
- Prêmio: Lívia Moura, aluna da ENSP, é finalista no prêmio RESS Evidencia
- Evento: A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz acontece de 15 a 19 de outubro, conta com participação ativa da ENSP e tem palestra de abertura proferida pela professora da UFMG Rosy Isaias com o tema “Mulher negra e cientista: padrão ou exceção?”.
- Eleições: o processo eleitoral para presidência da Fiocruz está em curso e a votação começa na semana que vem, nos dias 22, 23 e 24 de outubro. O candidato único e atual presidente, Mario Moreira, tem agenda na ENSP para conversa e apresentação de sua proposta de programa de gestão 2025-2028 no Centro de Referência Professor Hélio Fraga nesta terça-feira (15), no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria nesta quinta-feira (17) e no auditório térreo da ENSP, em Manguinhos, na sexta (18).
Nenhum comentário para: CD aprova adesão da ENSP ao PGD
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



