ENSP elege delegados (as) e observadoras para o IX Congresso Interno
Em assembleia realizada na quinta-feira (18/11), os trabalhadores e trabalhadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca elegeram os 15 delegados e delegadas (mais 5 suplentes) e as 2 observadoras que representarão a unidade no IX Congresso Interno da Fiocruz. O diretor da ENSP, Marco Menezes, também anunciou a elaboração de um documento que refletirá o posicionamento da Escola, os debates promovidos durante as atividades pré-congresso e servirá de base para a atuação dos representantes da ENSP no IX Congresso Interno. As discussões em grupos de trabalho e as plenárias do IX Congresso Interno serão realizadas presencialmente, no Rio de Janeiro, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. A organização do IX Congresso Interno divulgou todo o protocolo sanitário a ser cumprido. Destaca-se a obrigatoriedade de todos os participantes do evento apresentarem comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19.
Foram eleitos delegados (as): Alex Alexandre Molinaro, Marismary Horsth De Seta, Marcelo Firpo de Souza Porto, Mauricio De Seta, Marcia Teixeira, Lucia Maria Dupret, Angélica Baptista Silva, Roberta Gondim de Oliveira, Vinicius Santos Soares, Luiz Claudio Meirelles, Maria José Sales, Marcos Besserman Vianna, Fabricio Romero Saavedra, Marcelo Rasga Moreira e Lais Silveira Costa. Compõem a lista de suplentes: Gabriel Avancini Moreno, Cristiane Moneró, Ana Lucia Pontes, Marcos Denicio da Silva de Souza e Leandro Luis Dantas Gouget. As duas vagas para Observadores (as) foram preenchidas pelas trabalhadoras Lucia Maria Leite Vasconcelos de Freitas Oliveira e Renata Collazos.
Antes da votação on-line, a Escola esteve mobilizada em um grande debate sobre a agenda da Fiocruz para os próximos anos e a atual conjuntura. Marco Menezes afirmou que o Congresso Interno é um espaço de defesa da democracia interna da Fiocruz que dialoga com a conjuntura do país. Ele lembrou que a Escola está mobilizada desde o período das eleições nas unidades e também citou o destaque dado à atividade pelo Programa VIVO, pela programação do aniversário de 67 anos da ENSP, além da participação nos seminários pré-congresso, a formação do Grupo de Trabalho para debater a atuação da Escola, a criação de uma seção exclusiva no site da ENSP para divulgar ações e documentos do grande evento e a realização das assembleias que mobilizaram os trabalhadores. “A ENSP vem contribuindo de forma importante para o Congresso interno. Toda essa mobilização resultou em inúmeras contribuições da Escola ao Documento de Referência do IX Congresso Interno debatidas internamente. Seguimos com uma agenda grande pela frente”.
As transformações provocadas pela pandemia do novo coronavírus no modelo de ensino estiveram no centro das atenções da Assembleia promovida pela ENSP. Os participantes destacaram a inclusão de alunos de diversas partes do país proporcionada pela implementação do ensino remoto, o caráter nacional que essa experiência confere à Escola e a necessidade de repensar um modelo de ensino híbrido no pós-pandemia. Essa proposta veio acompanhada da discussão sobre a inclusão digital e a ampliação do debate sobre as tecnologias em saúde, a Instrução Normativa sobre o teletrabalho (IN 65/2020), a construção de uma agenda que foque nos desafios organizacionais da saúde, a resistência da instituição diante da atual conjuntura do país e a relação com os movimentos sociais, as organizações comunitárias, os territórios e uma outra forma de produzir conhecimentos e políticas públicas.
A Direção da ENSP e o GT ENSP do Congresso Interno se reunirão com os delegados, delegadas e observadoras, tão logo o texto final do documento de referência seja disponibilizado, para discutir as propostas para o IX Congresso Interno.
Seções Relacionadas:
IX Congresso Interno da Fiocruz
IX Congresso Interno da Fiocruz
Nenhum comentário para: ENSP elege delegados (as) e observadoras para o IX Congresso Interno
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



