Saúde, Alimentação e Sustentabilidade: ENSP oferta refeições agroecológicas
Desde agosto do ano passado, está disponível o serviço de oferta de alimentação agroecológica na ENSP. As refeições à la carte são oferecidas diariamente no refeitório localizado no andar térreo do prédio principal da ENSP. A iniciativa busca promover uma alimentação saudável e sustentável para os alunos e demais frequentadores da Escola, sendo organizada e gerida pelo Serviço de Gestão da Sustentabilidade, em parceria com um grupo de processadoras da Rede Carioca de Agricultura Urbana.
A chefe do Serviço de Gestão da Sustentabilidade da ENSP, Flávia Guimarães, e a nutricionista sanitarista, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Juliana Meckelburg, membro da equipe do SGS, falam sobre os impactos da agroecologia no cotidiano da ENSP e para o público envolvido, além do surgimento da iniciativa e dos benefícios para quem produz e consome.
A história da ENSP com a agroecologia
“A ENSP tem uma longa história com a agroecologia e com a questão da transição alimentar de trabalhadores e estudantes. Desde 2015, realizamos a 'Feira Agroecológica Josué de Castro' e, recentemente, em 2024, iniciamos a oferta das refeições no refeitório da ENSP”, citou Flávia Guimarães. Segundo ela, a aceitação positiva do público resultou na ideia de expansão da oferta de alimentação pronta para o consumo no refeitório da ENSP.