Fiocruz e Ministério da Saúde promovem capacitação para detecção do SARS-CoV-2 em esgotos
Por Maíra Menezes
Profissionais de oito estados e do Distrito Federal participaram de capacitação para detecção molecular do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em esgotos. Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS/MS), a atividade ocorreu entre 21 e 30 de setembro. A capacitação contou com a colaboração da pesquisadora Adriana Sotero Martins, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Capacitação foi realizada em duas etapas. Na foto, especialistas da Fiocruz e Ministério da Saúde com os profissionais do Maranhão, Goiás, São Paulo e Santa Catarina. Foto: Gutemberg Brito
O treinamento foi ministrado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, referência nacional em Covid-19 para o Ministério da Saúde e na região das Américas para a Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa faz parte do “Projeto piloto para monitoramento do SARS-CoV-2 em águas residuais”, que será implantado em dez unidades da federação.
A vigilância ambiental funciona como um sistema de alerta precoce para o aumento de incidência de casos de Covid-19 e introdução de variantes virais, permitindo ações de saúde pública e medidas de prevenção oportunas. Além disso, o projeto piloto visa consolidar a base laboratorial para atendimento às demandas de vigilância ambiental de outros agravos no país, como a poliomielite.
Realizado na sede da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, o treinamento contou com representantes dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do Maranhão, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, além do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Pará.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Profissionais aprenderam diversas técnicas para análise de águas residuais, da concentração viral à detecção do genoma do SARS-CoV-2. Fotos: Gutemberg Brito e Ricardo Schmidt. Arte: Jefferson Mendes
Fonte: IOC
Coronavírus