Busca do site
menu

ENSP/Fiocruz reinicia capacitação em Monitoramento e Avaliação para a Saúde Indígena nos Distritos Especiais

ícone facebook
Publicado em:10/02/2026
Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, a equipe do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas e Regionais (LASER), da ENSP/Fiocruz, realizará mais uma Oficina de Monitoramento e Avaliação (M&A) em Saúde Indígena, desta vez nas dependências do Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI Ceará). A atividade integra um ciclo de qualificação em M&A, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, no período de 2024 a 2026.

A oficina tem como objetivo fortalecer a capacidade técnica de trabalhadores, apoiadores e conselheiros dos DSEI, visando à institucionalização de ações de monitoramento e avaliação na gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASI-SUS), contribuindo para a qualificação da atenção prestada às comunidades indígenas.

Desde novembro de 2024, a equipe do LASER vem conduzindo oficinas em diferentes Distritos Sanitários Especiais Indígenas em todo o país, no âmbito do projeto estruturante 'Fortalecimento do Monitoramento e Avaliação em Saúde Indígena'. A iniciativa integra o Termo de Execução Descentralizada nº 60, firmado entre a VPAAPS/Fiocruz e a SESAI, e dá continuidade a uma parceria iniciada em 2024, com ações formativas voltadas à equipe técnica da secretaria.

Com carga horária de 32 horas, a capacitação aborda temas como priorização de problemas de saúde, modelização de intervenções, conceitos de monitoramento e avaliação e construção de sistemas de acompanhamento. Ao longo dos quatro dias, os participantes desenvolvem produtos práticos voltados ao seu processo de trabalho, tendo como produto final a elaboração de um plano de monitoramento adaptado ao contexto do DSEI.

Entre novembro de 2024 e novembro de 2025, foram realizadas dez oficinas, com cerca de 250 participantes capacitados. As turmas são compostas, em média, por 25 pessoas, incluindo profissionais dos distritos, conselheiros do CONDISI e técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde.

Segundo Angela Casanova, pesquisadora da ENSP e coordenadora-geral do projeto, a oficina é resultado de um processo consolidado de pesquisas e cooperação entre o LASER/ENSP e a SESAI/MS e tem apresentado alto nível de engajamento dos participantes. Para a equipe, a iniciativa marca o início de um processo contínuo de qualificação em M&A que, ao longo deste ano, será realizado em outros dezoito distritos.

A expectativa é que, além das oficinas, até o fim deste ano seja realizada uma 'Mostra de experiências em M&A na Saúde Indígena' e elaborado um e-book, ambos com a finalidade de refletir sobre as potencialidades e os limites dessas práticas no âmbito do SASI-SUS, bem como divulgar as experiências que vêm sendo desenvolvidas por lideranças, conselhos, equipes e apoio técnico nos distritos.



Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz reinicia capacitação em Monitoramento e Avaliação para a Saúde Indígena nos Distritos Especiais