Busca do site
menu

Imersão no Verão leva alunas da rede pública aos bastidores da ciência na ENSP

ícone facebook
Publicado em:05/02/2026
A Escola vai participar de mais uma edição da atividade, ampliando suas ações para o fortalecimento da presença feminina na ciência

Por Danielle Monteiro

No dia 10 de fevereiro, a ENSP vai abrir suas portas para 60 alunas do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro, reafirmando seu compromisso com a equidade de gênero na ciência. Em mais uma edição da Imersão no Verão, a Escola vai oferecer a estudantes entre 14 e 29 anos, identificadas com o gênero feminino, uma série de vivências práticas e atividades do cotidiano científico. Ao longo do dia, as visitantes vão participar de experiências diretas com pesquisadoras e grupos de estudo da instituição, conhecendo a sua rotina e trajetórias inspiradoras de mulheres na ciência. A programação também inclui visitas aos diversos espaços institucionais, além de inúmeras atividades interativas, culturais e práticas.


A Imersão no Verão é iniciativa do Programa Mulheres e Meninas na Ciência, vinculado à Coordenação de Divulgação Científica (CDC), da Vice-Presidência de Informação, Educação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Todos os anos a programação coloca as participantes no centro da ação, promovendo rodas de conversa com pesquisadoras, visitas técnicas a laboratórios, dinâmicas de grupo e atividades diversas. A atividade integra as celebrações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro. Na ENSP, a iniciativa é coordenada pela Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI).

“A ENSP tem participação expressiva na Imersão no Verão e se consolida como a unidade técnico-científica da Fiocruz que acolherá o maior número de meninas. Neste ano, dobramos o número de atividades oferecidas, reunidas em uma programação diversa, atrativa e criativa, com o objetivo de evidenciar a importância, o potencial e a força feminina na ciência”, afirma a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Andréa Sobral.

Programação

A programação da Imersão no Verão na ENSP terá início com um café da manhã de boas-vindas, com a participação do diretor da Escola, Marco Menezes, a vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Andréa Sobral, e a pesquisadora Cecília Minayo. Em seguida, as estudantes serão divididas em grupos, que vão participar de atividades coordenadas por diversas pesquisadoras da ENSP. 

Ao longo do dia, as alunas vão visitar os diversos departamentos, laboratórios e centros da Escola, onde participarão de rodas de conversa sobre assistência farmacêutica; uso adequado e armazenamento de medicamentos; pesquisas clínicas; plantas medicinais e fitoterápicos; medicamento como fenômeno social; modos de produção de ciência e direitos das mulheridades; e carreiras em Gestão, Ciência e Inovação. 

A programação também prevê debates sobre temas como “O que é ciência?” e “O que é uma revista científica?”, além de discussões sobre a importância do saneamento para a saúde; a atuação de mulheres negras na pesquisa, na docência e na militância acadêmica no campo da Saúde Coletiva; a saúde das trabalhadoras; e as diferentes possibilidades de carreiras e trajetórias profissionais.

As visitantes participarão, ainda, de dinâmicas sobre Inovação, além de oficinas de Design Thinking Express, elaboração de artigos científicos e divulgação científica. Outras ações previstas incluem atividades sobre ensino, pesquisa e gestão na ENSP, além de abordagens sobre contaminantes e parâmetros físico-químicos existentes na portaria de potabilidade da água para consumo humano. 

As estudantes também vão conhecer os resultados das pesquisas sobre ‘Mulheres migrantes nas fronteiras brasileiras’ e de estudos desenvolvidos por pesquisadoras visitantes da ENSP com temas como desigualdades sociais, racismo, migração, direitos humanos e iniquidades em saúde, e gênero e direitos sexuais e reprodutivos.

Também será exibido o documentário 'Nossas lutas, nossas vozes', fruto de estudo da ENSP, coordenado pela pesquisadora Vera Marques. As alunas participarão, ainda, de uma visita guiada à exposição "Espelho Partilhado", organizada pelo grupo de pesquisa 'Marcador social de raça, acesso e cuidado à população negra em situação de rua', coordenado pela pesquisadora Roberta Gondim, da Escola.

A Imersão no Verão na Fiocruz

A Imersão no Verão 2026 acontecerá entre 9 e 11 de fevereiro na Fiocruz. Participarão desta edição 140 alunas do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro. A iniciativa acontece anualmente e está alinhada às diretrizes institucionais da Organização das Nações Unidas (ONU), no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  

Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, estimulando iniciativas em escala global para incentivar a presença feminina nos campos científicos. Desde então, diversos países passaram a implementar ações e estratégias voltadas ao avanço da equidade de gênero na produção do conhecimento. Inserida nesse movimento desde 2019, a Fiocruz já envolveu mais de 1.300 estudantes ao longo de diferentes edições da iniciativa. 


Seções Relacionadas:
Pesquisa

Nenhum comentário para: Imersão no Verão leva alunas da rede pública aos bastidores da ciência na ENSP