Lançado Plano de Convivência com a Covid-19 da ENSP - versão 1

O documento tem como premissa as orientações da Fiocruz no seu documento de plano de convivência e está fundamentado no princípio de proteção e defesa da saúde e da vida.
Ao longo de 2020, a ENSP elaborou o plano de contingência, que teve duas versões: em março e em junho. Para a atual fase da pandemia, foi feito um levantamento prévio junto às chefias de departamento, centros e serviços da Escola, para conhecer melhor as condições do trabalho remoto e presencial. A versão disponibilizada agora é fruto de trabalho coletivo, organizado pelo Comitê consultivo responsável pela elaboração do conteúdo e que irá monitorar todo o desenvolvimento, propondo revisões sempre que pertinentes.
Durante a elaboração deste documento, identificou-se a necessidade de maior investimento no plano de higienização e sanitização da Escola; inclusão de orientações na área alimentar e nos espaços coletivos; revisão e inclusão de novos protocolos de segurança e reorganização dos espaços de atendimento ao público; fortalecimento das ações de comunicação; ampliação da vigilância dos trabalhadores e estudantes com novos critérios da oferta de testagem RT-PCR; e orientações específicas para trabalho de campo e uso de laboratórios para os cursos de pós-graduação da ENSP.
O documento reitera os cuidados e medidas já estabelecidos, mas orienta a pactuação de critérios de excepcionalidade a serem adotados pela ENSP, ajudando a regular o acesso, em caráter extraordinário, ao trabalho presencial para aqueles que necessitarem.
Também é destacado no documento o desafio permanente para a implantação do plano o estabelecimento de novos olhares para as unidades funcionais, processos de trabalho, formas de conviver e atuar; a biossegurança e o trabalho se organizam numa nova dimensão, a partir da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e saúde; a limitação das infraestruturas físicas atuais ante às modificações necessárias e tecnologias de informação e comunicação para a vida do trabalho demandam a revisão de processos e fluxos, para que se estabeleçam possibilidades de trabalho presencial seguro, home office e estabelecimento de um sistema de governança ágil, no sentido de que as adaptações também ocorram.
Para aprimoramento do plano atual, qualquer alteração ou inclusão que seja identificada pela comunidade da ENSP deve ser comunicada pelo e-mail institucional da direção: gabinete@ensp.fiocruz.br.



